 |
O seminarista Guilherme Reis, à esquerda, com D. António Moiteiro (Bispo de Aveiro) ao centro
|
 |
A instituição do Ministério do Leitor |
O seminarista Guilherme dos Reis concluiu o 4º. ano de Teologia e iniciará o novo ano lectivo como mestrando da Universidade Católica Portuguesa e a fazer um estágio pastoral numa Paróquia da Diocese de Aveiro.«Ainda é algo difícil de situar, mas faltam pelo menos três anos para a ordenação diaconal», disse ao d´Óis Por Três, acrescentando, todavia, que «se for essa a vontade de Deus, serei instituído acólito no próximo ano».
Guilherme Pinheiro Matos dos Reis, de 23 anos, é filho de António José Matos dos Reis, de Óis da Ribeira e que, com o irmão Óscar Augusto, foram donos da Pizzaria Barra Maris, na Praia da Bairra. É neto paterno de Maria Cidália Matos dos Reis (já falecida) e de Tobias Framegas dos Reis. A mãe é Maria Clara Ferrão Pinheiro, de Cabanões, e é neto materno de Lúcia Pinheiro Neves e João Ferrão das Neves (já falecido).
É paroquiano da Sagrada Família da Praia da Barra e, a 6 de Julho de 2025, foi instituído no Ministério de Leitor - como se pode ver na foto. Isto, depois de, durante 6 anos, ter frequentado o Pré-Seminário de Aveiro e de ter feito o ano propedêutico no Seminário de S. José de Caparide, em Lisboa, no ano escolar de 2020/2021.
Actualmente, estuda no Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais, em Lisboa, desde 2021 e já com «um estágio pastoral aos fins de semana», realizado na Paróquia de Cristo-Rei da Portela, na Diocese de Lisboa.
«Entre o ano propedêutico e os quatro anos de teologia, foram cinco anos de estudos em Lisboa», disse ao d´Óis Por Três, lembrando que «concluí o 12º. ano na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré e entrei logo a seguir no Seminário, em Lisboa».
«Aguardo ainda, e de momento, uma nota para estar efetivamente licenciado em Teologia», afirmou Guilherme Reis.
- AMANHÃ: A opção pelo sacerdócio!