sexta-feira, agosto 01, 2025

- ANO 1952, há 73 anos: Estudantes de ÓdR com êxito em escolas e lices!

Fernando Reis

Arlindo Reis


O ido ano de 1952 - há nada mais nada menos que 73 anos!... - não seria tempo de muito vulgarmente andarem óisdaribeirenses a estudar, para além do ensino primário, mas o «Jornal da ARCOR» de Setembro de 2002 dá conta de vários, apontados ao dia 1 de Agosto de 1952.
Arlindo Reis Duarte de Almeida concluiu o curso geral do Comércio na Escola Industrial e Comercial de Águeda «sendo dispensado das orais». O irmão Fernando, falecido a 6 de Novembro de 2019, concluiria semanas depois o curso de serralheiro, na mesma escola. Filhos de Rosa (já então falecida) 
e de Manuel Baptista  Duarte de Almeida, viviam com os avós  
José Pinheiro
maternos -  Maria Augusta Marcos dos Reis e Manuel Fernandes Estima -, na Rua do Cabo - a actual Rua Manuel Tavares.
Estudante em Anadia, Eugénio Framegas Pinheiro de Almeida (já falecido, em Viana do Castelo) transitou para 5º. ano do Curso Geral do Comércio, enquanto o irmão José, residente em Viana do Castelo, passou para o 3º. ano. Ambos eram filhos de Arménia Framegas de Almeida e Alexandre Pinheiro de Almeida e irmãos de Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, morador em Óis da Ribeira.
Estudante no Liceu de Aveiro, António Pires Estima transitou para o 3º. ano. Era filho de Leolinda Pires Marques e José Maria Estima, já todos falecidos. Moravam na Rua do Cano (a Manuel Tavares). Mais tarde, emigraria para o Brasil, juntando-se aos irmãos José, Dinis e Maria.

Sem comentários: