segunda-feira, novembro 12, 2018

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira há 160 anos!

Os Pires Soares que há 160 anos adminis-
travam Óis da Ribeira são descendentes 
da Família de João Pires Calvo

Aos 18 dias do mês de Novembro de 1858, há 160 anos, tomou posse a Junta Paroquial de Óis da Ribeira, presidida pelo padre Manuel Pires Soares.
Os tempos eram outros, só nessa altura entrou em vigor o Código Administrativo e, por via deste, o Governador Civil de Aveiro exigira, a 15 de Outubro desse ano, que «o Prior da Junta da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira» lhe enviasse, no prazo de 8 dias, «um livro novo para ser por mim numerado e rubricado, com termos de abertura e encerramento».
Assim foi feito e o livro «Óis da Ribeira | A história, as se-
des e as Juntas», editado em 2009, por ocasião da inauguração da sede da Junta (agora sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira), recorda a formação desse executivo.
- Presidente: Padre Manuel Pires Soares.
- Secretário: Padre Anacleto Pires Soares.
- Tesoureiro e Juiz da Igreja: José Pires Soares.
- Vogais: José Maria Almeida e José Alves Ferreira de Carvalho.
- Regedor: Jacinto Pires Soares.
Assinaturas do irmãos Anacleto
 e padre Manuel Pires Soares 

Uma família
na política !

A Família Pires Soares «dominava» o órgão administrativo ribeirense de há 160 anos. Nomeadamente, incluía 4 elementos, sendo três deles irmãos. Talvez até os quatro!
O d´Óis Por Três conseguiu apurar alguns dados sobre as perso-
nalidades que, nesse tempo, assumiram a administração da Fre-
guesia de Óis da Ribeira:
1 - O padre Manuel Pires Soares faleceu a 1 de Novembro de 1872, com 69 anos. Era filho de José Pires Calvo e de Ana Maria Soares e, na Paróquia de Óis da Ribeira, foi substituído pelo padre Ricar-
do Tavares da Silva - que faleceu no dia 15 de Agosto de 1899.
2 - Anacleto Pires Soares, também padre, filho de Joaquim Pires Soares e de Joana Maria Soares, proprietários. Faleceu a 8 de Maio de 1908, com 89 anos de idade.
3 - José Pires Soares (da Maia?): dados desconhecidos.
4 - José Maria Almeida faleceu a 6 de Dezembro de 1882, com 86 anos. Filho de Joana de Almeida, deixou viúva Josefa Maria de Almeida e vários filhos.
5 - José Alves Ferreira de Carvalho faleceu a 25 de Novembro de 1875, com 74 anos. Solteiro e sem filhos, lavrador, era filho de José Ferreira Baeta e de Rosa Maria de Carvalho. Um meio-irmão dele, José Ferreira Baeta, o mesmo nome do pai de ambos, lavrador, faleceu dias depois, a 19 de Dezembro e com 71 anos, deixando viúva Ana Maria dos Santos Pinheiro.
6 - Jacinto Pires Soares, o regedor, era alferes de Ordenanças e casado com Maria Cândida Ribeiro. Filho de José Pires Claro e de Ana Maria Soares. Faleceu a 14 de Dezembro de 1871, sem filhos e com 71 anos.

Sem comentários: