Armando Resende |
Casa de Armando S. A. Resende, já demolida |
A nova Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira toma hoje posse, dia 3 de Março de 2019, vindo ao caso, pela coincidência, falar de um antigo presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, nascido neste dia mas de... 1911. Há 108 anos: Armando Resende.
Armando dos Santos Ala de Re-sende nasceu às 16 horas (4 da tarde) do dia 3 de Março de 1911, uma sexta-feira e em Óis da Ribeira, filho do comerciante Manuel Maria Ala de Resende, que era natural de Águeda e tinha estabe-
lecimento em OdR, e de Maria Bernardina Tavares dos Santos, governante de casa e ribeirense de nascimento.
O casal teve mais filhos: Albano (que faleceu em criança), José Resende (pai de Maria Laura e Paulo Augusto Tavares Resende, já falecidos, avô de João Paulo Resende Gomes, que foi presidente da Arcor) e Manuel, o Neca Resende (pai de José Bernardino, já falecido, Mariazinha, Manuel, Armando, Albano, António, Laura e Rui Ferreira dos Santos Resende).
Avós paternos eram Manuel Dias Cura Resende e Maria Augusta de Lemos, ambos de Águeda, e, maternos e de Óis da Ribeira, eram Manuel Tavares Duarte e Maria José dos Santos Silva - também pais de monsenhor José Bernardino dos Santos Silva.
Armando foi baptizado a 30 de Março de 1911, na Igreja Paroquial de Óis da Ribeira, apadrinhado pelo padre José Bernardino (seu tio e também o celebrante) e Clotilde Tavares dos Santos.
Faleceu, de doença e subitamente, a 13 de Janeiro de 1990, na sua casa e em vésperas dos 79 anos, solteiro e sem filhos.
Sede construída num mandato de A. Resende |
Obras emblemáticas
das Juntas de Resende
Armando Resende foi pre-
sidente da Junta de Fre-
guesia de Óis da Ribeira (JFOR) nos mandatos de 1941/1943 e 1955/1959 (interrompido a 17 de Novembro de 1957, quan-
do se ausentou para Angola e foi substituído por Aires Carvalho e Santos), 1964/1967 e 1968/1971. Foi secretário do presidente Manuel Maria Tavares da Silva no mandato de 1960/1963.
Duas obras públicas ribeirenses, nomeadamente e nos anos 60 do Século XX, marcaram os seus mandatos presidenciais:
1 - O alargamento e asfaltamento do então caminho rural que ia do Cruzeiro do Cabo (Café O Nelson) até à pateira, a agora deno-
minada Rua da Pateira.
2 - A construção da sede da Junta de Freguesia junto à ponte e agira sede da Tuna / Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.
Em altura não precisa de meados do Século XX, foi vereador substituto da Câmara Municipal de Águeda e, localmente, foi benemérito da Paróquia, a que ofereceu todas as bancadas da nave da igreja (supomos que ainda as actuais.
Sem comentários:
Enviar um comentário