segunda-feira, maio 31, 2021

Johnny Reis é um dos 6 investigadores universitários da qualidade do ambiente da cidade de Aveiro

Johnny Reis
Departamento de
Ambiente da UA


O óisdaribeirense Johnny Reis é um dos seis investigadores do Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO) da Universidade de Aveiro (UA) que está a estudar a qualidade do ambiente da cidade.
O objetivo é ajudar a mudar comportamentos e projetar uma cidade mais saudável. O projeto tem já 9 sensores instalados em 9 locais diferentes da malha urbana de Aveiro, para recolherem dados sobre a poluição do ar. Paralelamente, as mesmas 9 estações também medem o ruído e duas delas tem uma componente ligada à metereologia.
O sexto de investigadores é formado por Carlos Borrego, Ana Isabel Miranda, Vera Rodrigues, Myriam Lopes, Johnny Reis e Daniel Graça. A equipa está, também, a trabalhar na aplicação de modelos que permitam simular o futuro e ver o impacto das acções, para que se possam tomar as melhores decisões sobre o ordenamento do território - em áreas tão sensíveis como a qualidade do ar, ambiente e saúde. E até para facilitar decisões sobre cortes e trânsito rodoviário, criação de ciclovias e localização.
Johnny Reis, ao cento,
campeão de karaté

Quem é quem?
Johhny Reis

Johnny Daniel da Conceição Reis é natural de Óis da Ribeira, filho de José Manuel da Conceição Alves e de Maria de Fátima dos Reis Santos, a Rua Benjamim Soares de Freitas.
É licenciado em engenharia do Ambiente pelo Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e pós-graduado em Protecção Civil pelo ISCIA. Frequenta o doutoramento em Ciências do Risco - Território, Riscos e Políticas Públicas, programa doutoral partilhado pela Universidade de Aveiro, Coimbra e Lisboa. 
Profissionalmente, fez várias especializações como técnico superior de segurança no trabalho, técnico responsável de produtos fitofarmacêuticos e conselheiro de Segurança do Transporte de Matérias Perigosas, sendo especialista em assuntos relacionados com riscos tecnológicos. 
É presidente do Colégio de Engenharia de Ambiente da Ordem dos Engenheiros Técnicos e membro efectivo do Colégio de Engenharia do Ambiente e do Colégio de Engenharia de Protecção Civil e bombeiro voluntário em Albergaria-a-Velha.
A nível profissional, tem-se dedicado à área da Monitorização Ambiental, ATEX, Matérias Perigosas, Coordenação de Segurança em Obra e Avaliação de Impacte Ambiental e tem gosto pela área de modelação da qualidade do ar, microsensores e a sua integração em processamento de dados tendo em vista desenvolvimento de novas aplicações de alerta a agentes de proteção civil e à população.
Noutra área, já agora e para recordar, foi campeão distrital de Aveiro em Light Contact, variante de Karaté, na categoria de menos de 82 quilos. O título foi conquistado a 19 de Junho de 2004, na Escola Secundária Marques de Castilho, em Águeda.

Sem comentários: