segunda-feira, março 14, 2022

* Há 15, há 10 e há 5 anos: Óis da Ribeira vista do...ar (10) ! Os baptizados do ano de 2006! Uma ovelha morta e despejada na pateira ! Assembleia da Tuna Musical sem... acto eleitoral !

Ódr há 15 anos


Óis da Ribeira
vista do ...ar !


O d´Óis Por Três, há 15 anos, continuava a mostrar fotos aéreas da nobre vila de Óis da Ribeira. O tempo passa num instante!
Já foi, então, a 10ª. imagem publicada e, a 14 de Março de 2007, mostrávamos e escrevíamos assim:
«OIS DA RIBEIRA e a pateira, na série de fotos da localidade vista do ar que temos vindo a editar. Uma vez mais se vê toda a povoação - que é pequenina, como todos nós sabemos.».
- NOTA: A foto, como todas as outras, tinha sido retirada do site oficial da Arcor, quanto à sua primeira versão - infelizmente encerrada. Quem quiser ampliá-la, deve clicar sobre ela.
O baptistério antigo de Óis da Ribeira

Os baptizados
do ano de 2006!


O d´Óis Por Três de há 15 anos  lembrava os baptizados celebrados na Igreja da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Assim escrevemos, fazendo memória destes sacramentos católicos:
«Citámos ontem, aqui, a festa do primeiro baptizado de 2007 - em nota e foto recolhida do site Oficial da Paróquia. Hoje, recordamos os nomes das seis crianças baptizadas em 2006.
As seguintes:
- Rafael, filho do Carlos Gomes e de Vera Lúcia.
- Inês, filha de Aníbal e de Maria Bernardina.
- Joshua, filho de João Luís Caleiro e de Cidália Severiano.
- Bárbara, filho de Rui Melo e de Susana Margarete.
- Mafalda, filha de Carlos Estima e de Paula Rino.
- Margarida, filha de Isidro Abrantes e de Sónia Margarida.».
- NOTA: O que será feito destes baptizados, agora na casa dos 16 para 17 anos? Morarão em Óis da Ribeira? Não fazemos ideia.
A ovelha morta e abandonada na pateira
ÓdR há anos!

Uma ovelha morta e
despejada na pateira !


Há 10 anos, imaginem, alguém «despejou» uma ovelha morta nas águas de um canal da pateira.
O d´Óis Por Três assim deu nota do caso:
«A notícia vem na imprensa de hoje e não deixa de ser razão para repugnarmos o comportamento de algumas pessoas. Ei-la:
«Uma ovelha morta foi despejada, está em decomposição e a lesar ambientalmente a pateira. O animal está no canal que, do bico da mota, em Óis da Ribeira, parte para a zona de Requeixo - mesmo junto ao caminho que serve os campos e é troço do percurso pedestre da pateira, dali para os gramais. As águas próximas já estão claramente infectadas e, naturalmente, a situação afecta a lagoa. Só gente de poucos escrúpulos cometeria um crime ambiental desta natureza, num espaço lagunar como a pateira - que é ponto turístico de referência, da região e do país».
Há gente miserável!».
- NOTA: Gente sem escrúpulos sempre houve. E continuará a existir. Infelizmente! É a vida! Notícia e foto DAQUI, de um site já encerrado, não nos lembramos de qual.
A Tuna de Óis da Ribeira/Associação Filarmónica (em cima) e
a convocatória da assembleia geral de 24 de Março de 2017
Tuna/AFOR
há 5 anos!

Assembleia da Tuna Musical sem... acto eleitoral !

O d´Óis Por Três, há 5 anos, falava de eleição e assembleia geral da Tuna Musical, já então baptizada como Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.
A convocatória da AG
Assim comentámos a situação:
«A assembleia geral da Tuna de Óis da Ribeira, ou Associação Filarmónica, está marcada para o dia 24 de Março de 2017, mas sem.... acto eleitoral. Tal se expectava, mas tal não se confirma, depois do adiamento de 28 de Dezembro de 2016, por se ter apresentado nenhuma lista.
O d´Óis Por Três sabe que foram feitas algumas diligências no sentido de organizar nova lista, mas sem o êxito esperado. Aparentemente e assim sendo, irão continuar os actuais órgãos sociais, com presidências de, respectivamente, António Manuel Azevedo de Melo (da direcção), Carla Eliana da Costa Tavares (da assembleia geral) e José Maria de Almeida Gomes (do conselho fiscal).
Os trabalhos da reunião de 24 de Março de 2017 estão marcados para as 21 horas, na sede da rua Jacinto Bernardo Henriques, junto à ponte, e, não havendo acto eleitoral, envolvem 4 pontos:
1 - Apreciação, discussão e votação do relatório e contas da direcção, relativamente ao ano de 2016, assim como o respectivo parecer do conselho fiscal.
2 - Discussão e votação do plano de actividades e orçamento da direcção para o exercício de 2017.
3 - Análise, discussão e votação da proposta de alteração dos artigos 7º. e 10º. dos Estatutos.
4 - Outros assuntos de interesse para a associação.
- NOTA (de há 5 anos): Os números 3 e 4 estão trocados, na convocatória, certamente por lapso. Tudo se resolveu.  As «pautas» afinaram-se bem.

Sem comentários: