O padre/monsenhor José Bernardino dos Santos Silva |
A casa do padre José Bernardino, onde agora é o estacionamento da ARCOR |
há 144 anos!
O padre José Bernardino dos Santos Silva, figura maior da sociedade óisdaribeirense do Século XX, nasceu há 144 anos - no dia 8 de Junho de 1880.
Filho do lavrador Manuel Tavares Duarte e de Maria José Santos Silva, governante de casa, nasceu às 11 horas da manhã e era neto paterno de João Tavares da Silva e de Maria Clara Duarte, neto materno do cirurgião José dos Santos Silva e de Ana Catarina Soares.
O baptismo foi a 18 de Julho seguinte, na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira, apadrinhado por José dos Santos Silva, o avô materno, e Bernardina Constantina dos Reis, ambos de Óis da Ribeira, numa cerimónia celebrada pelo padre Ricardo Tavares da Silva.
A Missa Nova do padre, depois monsenhor, José Bernardino dos Santos Silva foi celebrada na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira no Dia de Reis de 1903. Monárquico convicto, foi preso politico, paroquiou na Trofa, Óis da Ribeira e Águeda (onde foi arcipreste) e também no Estado do Espírito Santo (no Brasil).
Político activo e cidadão interveniente na sociedade local, foi presidente da Comissão da Ponte - inaugurada a 25 de Maio de 1952. Faleceu a 18 de Janeiro de 1960, de doença e às 21 horas, na sua casa de Óis da Ribeira e aos 79 anos!. - V
Sem comentários:
Enviar um comentário