quarta-feira, julho 03, 2024

A ARCOR participou na reunião das IPSS´s para combater «asfixia financeira»!

 

A ARCOR esteve representada pelo presidente Dinis Alves
A notícia Da edição digital de SP, na qual, citando-a, o
d´Óis Por Três Se baseou para o texto de 29/06/2024


A ARCOR participou na reunião que, a 20 de Junho, se realizou para analisar «a asfixia financeira assustadora» em que as IPSS´s se encontram desde há já alguns anos.
O encontro, como o d´Óis Por Três reportou a 29 de Junho de 2024 - ver AQUI -, decorreu em Os Pioneiros, de Mourisca do Vouga, e, nomeadamente, questionou o não aumento das comparticipações estatais, reclamando também a dedução do IVA, redução do IRS.
Analisada, principalmente, foi a situação laboral, que representa um custo na ordem dos 70% das receitas das instituições e que, apesar de tudo, «não são suficientes para quebrar o abandono do pessoal», principalmente por a profissão «ser muito exigente e desgastante, com horários por turnos e fins de semana, que entram em concorrência direta com a indústria».
O encontro exigiu também a criação do Estatuto de Trabalhador Social, pois «estes trabalhadores são essenciais para o normal funcionamento da sociedade», assim como «o aumento imediato de 20% do valor dos diversos escalões, para repor as injustiças sociais».

O presidente Dinis Alves
participou no encontro !


O d´Óis Por Três foi questionado pelo leitor António Melo, como se pode ler na imagem ao lado, perguntando-nos: «Pode informar qual a fonte da notícia publicada na qual indica a ausência das IPSS do concelho que não participaram no evento, entre as quais a ARCOR???».
«É estranho, a não ser que a foto da notícia não corresponda ao evento em causa, pois, ao que me parece na foto, verifico a presença do presidente da ARCOR
», acrescentou António Melo.
Pois bem, a nossa fonte foi, como o texto já referia, «a imprensa escrita de Águeda (SP)» e, retirando-a da edição digital (que hoje publicamos),  demo-la como certa. Por isso, e naturalmente confiados, a publicámos.
Afinal e pelas diligências que fizemos depois deste alerta de António Melo, podemos confirmar que ARCOR participou no encontro, representada pelo presidente Dinis Alves. Que destacamos na foto.
O d´Óis Por Três assume o lapso em que foi induzido, involuntariamente, e dele se penitencia.

terça-feira, julho 02, 2024

- ANO 2006, há 18 anos: Festa da Comunidade Paroquial de Óis da Ribeira !


Crianças da catequese deram espectáculo


- ANO 2006,
há 18 anos !
Festa da Comunidade
Paroquial de Óis
da Ribeira !

O Dia da Comunidade Paroquial de Santo Adrião de Óis da Ribeira de 2006, há 18 anos, foi a 2 de Julho, no parque da pateira.
O padre Júlio Grangeia, ainda hoje o pároco local, lamentou a menor participação do povo, mas, ainda assim, mais de um terço da população aderiu e, ao que se lia no site do sacerdote, a festa correu bem - se bem que lhe faltasse alguma coisa. Para animar mais e melhor.
O que não faltou, e isto já era o d´Óis Por Três a comentar, foram umas boas febras para alegrar os estômagos e disso se encarregou «uma equipa de bons cristãos».
«Certamente estavam boas, o que terá levado boa e católica gente a cometer o pecado da gula»
, comentou o d´Óis Por Três, concluindo que «ele há dias em que Deus perdoa tudo!».

- ANO 1921, há 103 anos: O casamento do benemérito Adolfo Pires dos Reis !


Adolfo Pires dos Reis
M. Nazaré Reis


- ANO 1921,
há 103 anos !
O casamento do benemérito
Adolfo Pires dos Reis ! 

O benemérito Adolfo Pires dos Reis casou-se a 2 de Julho de 1921, há 103 anos, com Maria da Nazaré Pires dos Reis, ambos de Óis da Ribeira.
Nazaré nasceu a 10 de Julho de 1898, filha de Manuel Joaquim Pires dos Santos e de Rosa Angélica dos Reis. Faleceu a 22 de Junho de 1945, em Cabanões. Era gémea de Carminda, que faleceu ainda criança, em data desconhecida. 
Irene Baptista
Adolfo Pires dos Reis nasceu a 7 de Setembro de 1898, há 136 anos e era filho de Justino dos Reis e Maria Rosa Pires Soares, ambos agricultores da Rua do Viveiro - que actualmente tem o seunome. Neto paterno de Domingos Francisco dos Reis e Rosa Maria Estima, materno de Joaquim António Pires Soares e Maria Rosa Soares, todos de Óis da Ribeira.
A 12 de Fevereiro de 1950, casou-se em segundas núpcias, e no Santuário de Fátima, com Irene Augusta Baptista, natural de Setúbale que viria a falecer a 2 de Julho de 1964.
Adolfo Pires dos Reis faleceu a 1 de Novembro de 1979, aos 81 anos. Os corpos dos três (ele e esposas) estão sepultados na capela de família do Cemitério Velho de Óis da Ribeira.
A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, em Junho de 1984, há 40 anos, atribuiu o seu nome à antiga Rua da Viveiro, onde se localiza a residência que, por testamento, doou à Junta
 de Freguesia.
- NOTA: A casa já foi, entreganto, sede da Tuna (até 2007) e agora será comodada com a Associação Juvenil Hugo Costa, que tem sede em Águeda

- ANO 1865, há 159 anos: Os eleitores e os elegíveis da vila de Óis da Ribeira!

A morte de Armando de Oliveira Valente Ferreira!

Armando de Oliveira
Valente Ferreira
Natércia A. Costa



Armando de Oliveira Valente Ferreira, emigrante na Venezuela, faleceu inesperadamente e aos 64 anos. Estava ligado a Óis da Ribeira pelo seu casamento com Rosa Maria de Almeida Marques de Carvalho (Romi).
Natural de Santa Maria de Ul,  do concelho de Oliveira de Azeméis, o casal tem os filhos Yenny, Anabela e Armando de Oliveira Almeida.
Rosa Maria (Romi) era filha dos já falecidos Alberto Marques de Carvalho (a 21 de Agosto de 2011, aos 87 anos e em Óis da Ribeira) e Natércia de Almeida Costa (a 10 de Fevereiro de 2014, aos 84 e na Venezuela).
Rosa Maria é irmã de Maria Rosa (moradora na Rua Manuel Tavares) e Manuel Fernando Almeida Marques (na Rua da Pateira), em Óis da Ribeira, e de Dorinda, emigrada na Venezuela.
O funeral, a cargo da Funerária da Pateira, está marcado para as 16 horas de amanhã, dia 3 de Julho de 2024, da casa mortuária para o cemitério de Óis da Ribeira.

Tuna / AFOR vai receber 24 757,64 euros de apoios da Câmara Municipal de Águeda!

A sala velha será a próxima escola de música da Tuna/AFOR

Antevisão da escola de música

Luís Neves


A Tuna /Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR) vai receber 24 757,64 euros no âmbito do plano de apoios da Câmara Municipal de Águeda a associações culturais, recreativas e juvenis.
A associação óisdaribeirense está, acualmente, empenhada na requalificação do edifício da antiga escola primária (com três salas e logradouro) - a sua futura sede -, que lhe foi concedido por contrato de comodato de 28 de Setembro de 2023, e a comparticipação municipal vem mesmo na hora para a tesouraria.
As obras, aliás, já começaram - como o d´Óis Por Três tem atempadamente noticiado -, prevendo-se que a escola de música, na chamada sala velha do edifício (ver as imagens), possa começar já em Setembro. Logo se verá.
A Tuna/AFOR é presidida por Luís Neves (também instrumentista e trineto de Jacinto de Matos, um dos fundadores) e foi uma das 49 associações de todo o município que se candidataram (342 candidaturas, no total) e os 24 757,64 euros que lhe estão atribuídos estão assim divididos:
- Plano de actividades: 3 195 euros.
- Instrumentos e fardamentos: 11 200 euros.
- Escola de Música: 800 euros.
- Obras: 9 562, 64 euros.

segunda-feira, julho 01, 2024

- ANO 2001, há 23 anos: ARCOR apresentou a maquete do centro social na Festa da Paróquia!


A maquete do centro social da ARCOR e sede da
Junta apresentada a 01/07/2001, há 23 anos !


- ANO 2001,
há 23 anos !
A ARCOR apresentou a
maquete do centro social
na Festa da Paróquia!

 A ARCOR apresentou publicamente a maquete o Centro Social a 1 de Julho de 2001, há 23 anos e no decorrer da Festa da Comunidade Paroquial, que decorreu na pateira.
A grandiosidade da obra, que inclui a sede da Junta de Freguesia (agora União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira) surpreendeu os óisdaribeirenses, que estavam longe de imaginar ser possível a associação avançar e concretizar tal empreendimento. 
Avançou e conseguiu, como se sabe.
A maquete (que se pode recordar na imagem) já tinha sido previamente mostrada, a 27 de Junho desse mesmo ano, no decorrer da festa de encerramento do ano social da ARCOR, no salão do restaurante «Pôr do Sol».

- ANO 1905, há 119 anos: Óis da Ribeira no Juízo de Paz de Águeda !


 
O DL 144/1905 



- ANO 1905,
há 119 anos !
A vila de Óis da 
Ribeira no Juízo
de Paz de Águeda !

O Diário do Governo nº. 144, de 1 de Julho de 1905, o de há 119 anos, publicou o mapa de Juízes de Paz de Aveiro que incluía a vila de Óis da Ribeira no de Águeda.
Os Juízes de Paz integravam o Distrito Administrativo de Aveiro, por sua vez dependentes do Distrito Judicial da Relação do Porto, e o decreto-lei era da 2ª. Repartição da Direção Geral dos Negócios da Justiça, do Ministério dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça, cujo titular era Artur Pinto de Miranda Montenegro.
A designação deste Juízo de Paz de Águeda incluía as freguesias da sede do concelho e as de Castanheira do Vouga, Espinhel, Fermentelos, Recardães, Segadães e Travassô - para além de Óis da Ribeira.

- ANO 1868, há 156 anos! Óis da Ribeira com 54 eleitores e 18 deles elegíveis!


O DG nº. 143/1868


- ANO 1868,
há 156 anos!
Óis da Ribeira com
54 eleitores e 18 deles
elegíveis!

O recenseamento de 1868, há 158 aos, «deu» a vila de Óis da Ribeira com 54 cidadãos eleitores e, deles, 18 elegíveis.
Os dados foram publicados no Diário do Governo nº. 143, de 1 de Julho de 1868, por despacho da 1ª. Repartição da Direção Geral da Administração Política, do Ministério dos Negócios do Reino.
Quando às freguesias vizinhas, Travassô tinha 90 eleitores e 20 elegíveis e Espinhel, 146 e 39, respectivamente. Fermentelos, nesse tempo, pertencia ao concelho de Oliveira do Bairro.
Um ano antes, Óis da Ribeira tinha menos 10 eleitores (44) e menos 6 elegíveis (12)


- ANO 2005, há 19 anos: O Serviço de Apoio Domiciliário na ARCOR!


A secretária Maria Madalena Neves, o presidente
Celestino Viegas e o tesoureiro: o trio da criação
do apoio domiciliário da ARCOR



- ANO 2005,
há 19 anos!
O Serviço de Apoio
Domiciliário da ARCOR!


O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da ARCOR iniciou-se a 1 de Julho de 2005.
Há precisamente 19 anos.
O acordo de cooperação que criou este serviço tinha sido assinado a 17 de Março desse mesmo ano, pelo presidente Celestino Viegas e com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Aveiro - entrando em funcionamento prático já na direção de Agostinho Tavares, anterior tesoureiro e dias antes empossado como presidente da ARCOR.
Maria Madalena Neves era secretária nos dois mandatos de Celestino Viegas e passou a vice-presidente da direção de Agostinho Tavares, empossada no dia 29 de Abril imediatamente anterior (2 meses antes).
Dinis Alves (vice-presidente e actual presidente) e Milton Gomez (vogal) tinham abandonado a direção em meados de 2004.
O apoio domiciliário era a quinta valência social da ARCOR a entrar em funcionamento, depois da creche, jardim-de-infância e ATL (crianças) e centro de dia (idosos) – este, aberto a 22 de Novembro de 2004.
O primeiro utente do SAD arcoriano foi Pompílio Almeida, de Casal de Álvaro, e em Setembro seguinte aderiram António Almeida, também de Casal de Álvaro, e o casal António Marques/La-Salete Pereira, de Espinhel.

O bar da comissão de festas vai abrir para o jogo Portugal-Eslovénia de hoje!

A comissão de festas de Nossa Senhora de Fátima de 2025

 


O bar da comissão de festas de Nossa Senhora de Fátima de 2025 vai abrir ao fim da tarde de hoje para que, a partir das 20 horas, se possa assisistir ao jogo de Portugal com a Eslovénia.
O bar, recordemos, funciona na cobertura do logradouro da sala velha da antiga escola primária de Óis da Ribeira - a futura sede da Tuna/AFOR.
Portugal vai procurar vencer a Eslovénia, em Frankfurt, e, assim,
O convive da comissão de festas
passar a mais um quarto de final de um Campeonato da Europa de futebol - o EURO 2024. 
Fazend o história lembremos que conseguiu lá chegar em 1996 (perdendo 0-1 com a Chéquia), em 2000 (vencendo a Turquia por 2-0), 2004 (empate a 2-2 e 6-5 em penáltis, frente à Inglaterra), 2008 (derrota por 2-3 com a Alemanha) e 2012 (vitóroa de 1-0 com a Chéquia), na altura em que, a seguir à fase de grupos, logo apareciam os quartos de final a prova. 
Também o conseguiu em 2016 (vencendo a Croácia por 1-0), na edição em que passou a haver oitavos de final.
Se hoje vencer e passar hoje a Eslovénia, terá à sua espera um tubarãozão (a fortíssima França) ou um tubarãozinho (a mais simpática Bélgica).
O jogo é às 20 horas e o bar abre uma hora antes.

As placas do multibanco estão há 10 meses por recolocar...

Imagem de 30/06/2024 (ontem)



As 4 placas da parede poente do bloco do multibanco da ARCOR, em Óis da Ribeira, estão caídas vai para 10 meses.
O d´Óis Por Três já a 30 de Setembro de 2023 deu conta que estavam caídas e que, por isso mesmo, estava condicionada a passagem pela rampa de acesso à sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
E foi a sua equipa operacional que as retirou e levou em Setembro de 2023.
Mais ou menos duas semanas depois, a 14 de Outubrodo mesmo ano - ver AQUI - demos conta que as placas continuavam por substituir - o que, na altura, considerávamos nós, não abonava nada o «dono» da parede. E não abona, de verdade e facto!
Este fim de semana e já a entrar no 10º. mês de placas caídas, pois continuam por recolocar. Como se vê na imagem.
O que é que se pode dizer sobre isto?
No mínimo, dizer que este desmazelo mostra bem (ou mal...) como o património público é cuidado e/ou desprezado em Óis da Ribeira. Não nos cansaremos de o repetir.
Neste caso, trata-se da entrada da sede oficial da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. 
Será que assim é que é «cuidar do herdado para deixar em legado»!?