quarta-feira, julho 02, 2025

- ANO 1921, há 104 anos: O primeiro casamento do benemérito Adolfo Pires dos Reis!

 

Adolfo P. Reis
Nazaré Reis

O benemérito Adolfo Pires dos Reis casou-se a 2 de Julho de 1921, há 104 anos e com Maria da Nazaré Pires dos Reis, ambos de Óis da Ribeira.
Nazaré nasceu a 10 de Julho de 1898 e era  filha de Manuel Joaquim Pires dos Santos e de Rosa Angélica dos Reis. Gémea de Carminda, que faleceu ainda criança, em data desconhecida. Faleceu a 22 de Junho de 1945, em Cabanões.
Adolfo Pires dos Reis nasceu a 7 de Setembro de 1898, há 137 anos e era filho de Justino dos Reis e Maria Rosa Pires Soares, ambos agricultores da Rua do Viveiro. Neto paterno de Domingos Francisco dos Reis e Rosa Maria Estima, materno de Joaquim António Pires Soares e Maria Rosa Soares, todos de Óis da Ribeira.
A 12 de Fevereiro de 1950, casou-se em segundas núpcias, e no Santuário de Fátima, com Irene Augusta Baptista, de Setúbal, que viria a falecer a 2 de Julho de 1964.
Adolfo Pires dos Reis faleceu a 1 de Novembro de 1979, aos 81 anos. Os corpos dos três (ele e esposas) estão sepultados na capela de família do Cemitério Velho de Óis da Ribeira.
A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, em data que não conseguimos apurar com rigor, atribuiu o seu nome à antiga Rua da Viveiro, onde se localiza a sua residência que, por testamento, doou à Junta
 de Freguesia, já foi sede da Tuna e agora, e há muitos anmops, está abandonado pela autarquia.

Sem comentários: