A escola feminina de Óis da Ribeira é agora a casa de Tobias Framegas dos Reis |
A escola primária feminina de Óis da Ribeira foi inaugurada a 1 de Dezembro de 1906, há 119 anos e com festa rija, foguetes e duas tunas - a local e a de Travassô.
As autoridades foram recebidas em Cabanões, o desfile atravessou o rio de barco (a ponte só viria ser inaugurada em 1952) e à uma hora da tarde chegaram as autoridades de Águeda, formando-se «um cortejo imponente, pela grande quantidade de povo» e deitaram-se muitos foguetes, com as ruas embandeiradas e «os diferentes e bonitos arcos de flores apresentavam uma vista lindíssima».
A inauguração foi à 1,30 da tarde, falando o padre Marques de Castilho, director da Escola Distrital de Aveiro (em nome de Manuel Homem de Mello, o Conde de Águeda e «a quem se deve a criação da cadeira»), o padre José Bernardino dos Santos Silva e Domingos Cerqueira - que encerrou a sessão.
![]() |
| A notícia nos jornais de Águeda |
A primeira professora
foi D. Alzira Tavares, de
Travassô, e houve festa!
A primeira professora da escola feminina de Óis da Ribeira foi Alzira Tavares da Silva, natural de Travassô, e a festa foi encerrada no «palacete do padre José Bernardino», onde o pai da professora (António Tavares da Silva) ofereceu «a cerca de 200 pessoas, um lauto jantar, que decorreu animadíssimo, havendo champanhe e brindes entusiásticos e brilhantes».
As duas tunas, as de Óis da Ribeira e de Travassô, «acompanharam sempre, tocando ambas ao banquete belas e variadas peças, que muito agradaram».
- NOTA: A escola ficava na casa (na imagem) que é hoje dos herdeiros de Tobias Framegas dos Reis, recentemente falecido, na ao tempo Rua do Cabo (agora Manuel Tavares) e, inicialmente, tinha sido construída por este Manuel Maria Tavares da Silva - para residência do cunhado Acúrsio Sucena Estima, que estava emigrado no Brasil, onde faleceu.


Sem comentários:
Enviar um comentário