quinta-feira, dezembro 04, 2025

- ANO 2003 há 22 anos: Vinhos d´Óis da Ribeira são de Denominação de Origem da Bairrada!

 

Denominação de Origen Controlada (DOC) da Bairrada


O Decreto-Lei nº. 301/2003, de 4 de Dezembro, de há 22  anos, foi regulamentado pela Portaria n.º 836/2004, de 13 de Julho e, na prática, aprovou o Estatuto da Região Vitivinícola da Bairrada, definindo o regime de produção e comercialização de vinhos com denominação de 
Diário de República
origem «Bairrada».
Origem que, imagine-se, inclui os vinhos produzidos em Óis da Ribeira. 
O que não deixa de ser uma curiosa ironia,  considerando a qualidade do vinho produzido na vila óisdaribeirense.
O artigo 3º. da Portaria 212/2014, de 14 de Outubro, define a área geográfica de produção da Denominação de Origem Bairrada (DOB), que abrange os municípios de Anadia, Mealhada e Oliveira do Bairro e Águeda, todos do distrito de Aveiro, e Cantanhede e Coimbra, do de Coimbra.
Óis da Ribeira faz parte, como se pode ver na imagem publicada no quadro ao lado e retirada do Diário da República, 1.ª série, Nº. 198, 14 de Outubro de 2014, expressamente sublinhando que, da União de Freguesias de TravassÓis apenas Óis da Ribeira faz parte da a Região Vitivinícola da Bairrada.
- NOTA: Os vinhos de Óis da Ribeira são de Denominação de Origem Bairrada? Quem diria?! Ele... há mesmo coisas surpreendentes nestes mundos vinhateiros que correm.

Sem comentários: