quinta-feira, dezembro 04, 2025

Tuna / AFOR fez 128 anos e homenageou o presidente Luís e o maestro António!

A Tuna / AFOR aos 128 anos e no coro da Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira

A homenagem ao presidente  Luís Neves

A notícia não é nossa, é da imprensa de Águeda - ver AQUI , do jornal «Soberania do Povo» - e tem a ver com os 128 anos da Tuna/ Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR) e as homenagens ao maestro António Bastos e ao presidente Luís Neves.
O presidente foi surpreendido e, usando da palavra, sublinhou que a entrada da Tuna / AFOR na União de Bandas de Águeda (UBA) «foi o acontecimento mais marcante do ano», de 2025. 
Do seu ponto de vista, tal facto significa «o reconhecimento institucional e público do trabalho consistente, sério e apaixonado» desenvolvido pela associação musical de Óis da Ribeira, desde pelo menos 2015 - quando foram dinamizados os primeiros passos nesse sentido - ainda, recorda o d´Óis Por Três, no mandato do presidente António Azevedo de Melo.
O almoço de domingo foi antecedido por um concerto e este depois das cerimónias religosas - ver AQUI. Depois e já no restaurante «Pôr do Sol», foram prestadas homenagens ao maestro António Bastos (que recebeu uma marcha com o seu nome e entregue por Filipe Almeida, o presidente da Assembleia Municipal de Águeda) e, extra protocolo, ao presidente Luís Neves, neste caso numa surpresa dos seus companheiros dos órgãos sociais. Um ramo de flores entregue pelas filhas, já alunas da escola de música da Tuna/AFOR.
A integração na UBA, segundo o presidente Luís Neves, «traz também uma grande responsabilidade: dignificar, a cada passo, a filarmonia de Óis da Ribeira e a do concelho de Águeda».
A adesão, ainda segundo Luís Neves, representa «o reconhecimento institucional e público do trabalho consistente, sério e apaixonado» desenvolvido pela instituição que dirige e da qual também é músico.
Filipe Almeida (PAM) entregou marcha
ao maestro António Bastos

A adesão à UBA
fica na história!

O almoço comemorativo teve várias intervenções, das quais fazemos os respectivos resumos.
Assim:
- ANTÓNIO SILVA, presidente da União de Bandas de Águeda: A adesão «aconteceu no tempo certo e com total convicção».
«Senti-me feliz por ver a Filarmónica concretizar um sonho longamente amadurecido», acresentou o líder da UBA.
- SÉRGIO NEVES, presidente da Junta de Freguesia da UFTOR: Destacou «o trabalho notório» da Tuna/AFOR e o seu «impacto cultural» na comunidade, prometendo apoio às obras de requalificação da escola primária - a actual Sede 2 da instituição.
- CARLOS FILIPE, vereador da Câmara Municipal de Águeda:  Sublinhou o «contributo fundamental» da Tuna/AFOR «para a vida cultural de Águeda». Por efeito, disse, da «dedicação, resiliência e espírito de equipa» da associação.
- FILIPE ALMEIDA, presidente da Assembleia Municipal: Enfatizou a importância da adesão formal à UBA e a «criação de sinergias de cumplicidade e respeito pelas nossas raízes culturais».
«Todos saímos a ganhar», disse Filipe Almeida.
- CARLA TAVARES, presidente da assembleia geral da Tuna/AFOR: Falou em «um ano muito bom», o de 2025 e para a Tuna/AFOR, destacando a adesão à UBA, que era «um desejo de muitos anos».

Sem comentários: