|
Registo de nascimento de Clarinda Tavares |
Passaportes para o Brasil e Angola hangar de canoagem
e pesca desportiva !
1 - Ano de 1906,
há 114 anos !
Clarinda, a filha de professor,
que emigrou para o Brasil !
|
Henrique, um dos filhos de Clarinda, com uma neta e a esposa |
A oisdaribeirense Clarinda Pires Tavares nasceu a 8 de Setembro de 1906, há 114 anos, e emigrou para o Brasil, onde, a 30 de Janeiro de 1928, se casou com o conterrâneo Anselmo Soares dos Santos.
Clarinda era filha do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e de Rosa Pires Soares e partiu para o Brasil com as irmãs Vitória e Carmen, fixando-se em Mimoso do Sul, no Estado do Espírito Santo - por onde ao tempo paroquiava o padre José Bernardino dos Santos Silva. Tia dos irmãos Joaquim e José (já falecidos), Porfírio, Maria de Lurdes e Fernando Tavares Pires - filhos da irmã Neófita Alda. E dos também irmãos Mário (há falecido) e Maria Cecília Tavares das Neves, filhas do irmão Arménio.
Anselmo era irmão de Aires e Manuel Soares dos Satos (Lopes) e faleceu a 30 de Abril de 1982. Clarinda faleceu 19 de Junho de 1990, aos 84 anos e em Bom Jesus de Itapaboama, no mesmo Estado.
|
Baptismo de Jaime na Igre- ja de ÓdR |
|
Glória e Manuel: os pais de Jaime Marques |
2 - Ano de 1914,
há 106 anos !
Jaime com passaporte
para o Brasil e Angola !
Jaime Marques, proprietário em Óis da Ribeira e Cabanões, teve passaporte para o Brasil a 8 de Outubro de 1914. Há 106 anos!
Filho de Manuel Marques Maurício, lavrador e residente em Cabanões, e de Maria Glória Martins Marques, natural do Rio de Janeiro, no Brasil. Tinha 26 anos e, depois do Brasil, passou para Angola, em data desconhecida.
A 30 d Dezembro de 1959, casou-se com Alzira do Ó Mestre, na Igreja de Santo Adrião da cidade de Moçâmedes.
Jaime tinha nascido a 25 de Abril de 1890 e foi baptizado na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira, a 4 de Maio de 1890. Faleceu a 16 de Dezembro de 1960, aos 70 anos e em Moçâmedes, capital da província do Namibe (fronteira de Angola com a África do Sul). Não sabemos em que circunstâncias.
|
Notícia no Jornal da ARCOR
|
3 - Ano de 2001,
há 19 anos !
ARCOR concluiu as obras
do hangar de canoagem
A Secção de Canoagem da ARCOR, concluiu, há 19 anos, as obras do hangar de canoagem e lá instalou um sistema de aquecimento de água. Que estava em falta.
As redes de água e saneamento, recordemos, tinham ficado sem saída (entubadas na parede do hangar) aquando da construção do hangar. E os balneários tiveram de ser trocados - os femininos (os maiores) passaram a ser masculinos (mais pequenos, para maior número de praticantes e vice-versa.
O presidente da direcção arcoriana era Celestino Vegas e Maria do Rosário Cadinha a seccionista da canoagem. Os custos finais das obras ultrapassaram os 1000 contos (5000 euros) - seriam agora qualquer coisa como 6.748,33 euros - segundo o conversor da PORDATA.
|
Os irmãos José Carlos e Alberto, os dois em baixo e à direita |
4 - Ano de 2011,
há 9 anos !
José Carlos e Alberto, os irmãos surdos-mudos
e campeões de pesca!
Os irmãos óisdaribeirenses José Carlos (o vencedor, segundo da direita, em baixo, na foto) e Alberto António Dias de Almeida (2º. lugar, o primeiro do mesmo lado) foram as grandes figuras do II Torneio de Pesca Inter-Associações Cidade da Amadora 2011.
A prova decorreu no Rio Tejo, em Lisboa, a 8 de Outubro de 2011, há 9 anos, numa organização da associação de surdos local. Alberto e José Carlos representavam a Associação Cultural de Surdos de Águeda, que venceu por equipas, classificando José Carlos Almeida (1º. lugar), Alberto Almeida (2º.), Manuel Cortes (4º.), Manuel Tavares (5º.) e António Marques (9º.).
Os dois irmãos de Óis da Ribeira fizeram mais e melhor: o Alberto teve o prémio do maior peixe e José Carlos o de maior quantidade de exemplares pescados.
Sem comentários:
Enviar um comentário