sexta-feira, novembro 20, 2020

Os dias de Óis da Ribeira nos dias 20 de Novembro...


Serafim Reis

Serafim Reis e Dinis Tavares, Festival da Canção
ganho por Aurélio Reis e aniversário da Tuna

1 - Ano de 1910,
há 110 anos !
Serafim Maria dos Reis

O músico e proprietário Serafim Maria dos Reis nasceu a 20 de Novembro de 1910, há 110 anos.
Filho de José Maria Pinheiros dos Reis e de Marciano Marcos dos Reis, ambos lavradores de Óis da Ribeira, era neto paterno de José Matos dos Reis e Ana Alves Pinheiro e materno de José Bernardino dos Reis e Maria Angélica dos Reis.
Casou com Ana da Conceição Reis e o casal teve os filhos Maria Celeste e Serafim Maria dos Reis (muitos anos emigrado no Brasil e morador em Aveiro), ambos já falecidos. Neta residente em Óis da Ribeira é Maria Clarinda dos Reis Framegas, da Rua da Pateira.
Serafim foi proprietário local e conhecido músico, principalmente da Tuna (que integrava quando em 1962 se extinguiu) e Bandas de Casal de Álvaro e Travassô.
Dinis Tavares

2 - Ano de 1924,
há 96 anos!
Dinis Tavares

O óisdaribeirense Dinis de Almeida Tavares da Silva nasceu a 20 de Novembro de 1924, há 96 anos. Faleceu em Agosto de 2014, nos Estados Unidos.
Filho de Joaquim Tavares da Silva e de Maria Gracinda de Almeida Reis, foi quadro superior da antiga Companhia Portuguesa de Celulosa (Cacia) e trabalhou na Bélgica, Moçambique e Estados Unidos. Teve os irmãos Durval e Eurico.
Herdeiro da Mercearia Escondidinho (agora Esconddinho da Núria), Café Império e Foto Tavares, ampliou esta valência empresarial, com loja na cidade de Aveiro.
Casou com Maria Celestes Pires dos Santos (Tavares) e o casal teve os filhos Maria Gracinda, Maria Isabel e Joaquim dos Reis Tavares da Silva (Quim), já todos falecidos. Neto, filho de Maria Isabel, é Steven Tavares Pires, do armazém e Funerária Pateira, no local onde originalmente foi a Foto Tavares.
Aurélio Reis

3 - Ano de 1982,
há 38 anos !
Aurélio Reis ganhou
Festival da Canção !

O óisdaribeirense Aurélio Matos dos Reis venceu, a 20 de Novembro de 1982, o Festival da Canção da Orquestra Típica de Águeda.
Natural de Óis da Ribeira, Aurélio Reis interpretou o tema «Foi Deus», muito popularizado pela fadista Amália Rodrigues. É filho de Tobias Framegas dos Reis e da já falecida Cidália Matos dos Reis, casado com Otília Batista dos Reis, moradores na Rua Nossa Senhora de Fátima.
Instrumentista da Tuna / AFOR (bisneto de Jacinto de Matos, um dos fundadores), também tem história como dirigente do movimento associativo de Óis da Ribeira, quer na Tuna quer na ARCOR.
A vitória foi ex-aequo com Fernanda Lemos, de Albergaria, que interpretou o tema «Não chores».
Imagem da Tuna no «Diário  
de Notícias» de 30 de Dezem-
bro de 1906. Há 104 anos!

4 - Ano de 2011,
há 9 anos !
Tuna que ainda era Tuna
comemorou 114 anos !

A Tuna Musical de Óis da Ribeira festejou 114 anos a 20 de Novembro de 2011, há 9 anos, juntando 210 amigos e apresentando alunos da escola de música. 
A Tuna ainda não era a actual Associação Filarmónica de Óis da Ribeira (AFOR) e o programa incluiu arruada (a 19), missa e romagem ao cemitério, mini-concerto e almoço (dia 20) - durante o qual intervieram os presidentes da assembleia (António Melo) e direção da Tuna (António Horácio Tavares), padre Júlio Grangeia, João Gomes (ARCOR), o vereador João Clemente e António Celestino de Almeida (presidente da Assembleia Municipal). 
A direção fez uma exposição de fotos e recortes antigos de jornais, com notícias da Tuna sobre a bandeira (em 1905) e uma imagem do Diário de Notícias, de 30 de Dezembro de 1906. Apresentou a medalha e diploma de Mérito Distrital, atribuídos em 2011, e os 9 alunos da escola de música «mostraram-se» em duetos, quatro delas já de 2010 e que já vestiram o fardamento e um «diploma» do seu primeiro serviço oficial pela Tuna: Gabriela Reis, Andreia Fernandes, Micaela Fernandes e Micaela Tavares.

Sem comentários: