sexta-feira, fevereiro 11, 2022

A placa (des)enterrada da perigosa Curva das Lajes...

O local, na curva das Lajes, de onde desapareceu a placa. Ficaram os ramalhos

A placa ficou enterrada e... desapareceu na perigosa Curva das
Lajes na Rua Comendador António Bernardino (Berna)


O d´Óis Por Três alertou, a 27 de Janeiro de 2022, ontem se fizeram 2 semanas, para a placa de trânsito que tinha sido enterrada na perigosa curva da Lajes, na Rua Comendador António Bernardino (Berna), em Óis da Ribeira.
Alertado por óisdaribeirense atenta, que na altura (no dia 26) fotografou o local, ficámos a saber que alguém, não sabemos
A placa enterrada e que desapareceu...
quem - e como saber?! -, andou por lá a «construir» o morro de terra que se vê nas imagens e, como nelas também se vê, enterrou uma das placas de sinalização (igual às que ainda se vêem na curva).
O que já teria acontecido, depois soubemos, umas duas semanas antes.
Alertámos mas de nada valeu.
Melhor: valeu!
Alguém, eventualmente de consciência pesada, foi lá arrancar a placa de sinalização que estava enterrada - como se vê a lado.

Placas colocadas
ma curva da Lajes, 
em ano de eleições

As placas de sinalização que se pediam - placas em padrão amarelo e preto, que são sinais de advertência de perigo iminente, segundo o Código da Estrada -
 foram muito, muito, muito reclamadas.
Até, vale a pena recordar, nós mesmos, no d´Óis Por Três, já no dia 5 Setembro de 2016 (ver AQUI), durante a governação de Mário Ramos  Martins, o primeiro presidente da (des)União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira e quem, sabe-se lá com que custo..., lá acabou por «ceder» às reclamações e concedeu  alguma atenção aos problemas de Óis da Ribeira. O que não era muito habitual.
Na verdade e já por volta de Fevereiro de 2017 - a  propósito, ou nem por isso..., um ano de eleições autárquicas locais - lá «sinalizou» a curva, com a colocação das placas que na altura nem os eucaliptais tinha, por terem sido cortados.
Placa colocada em 2017
 
Reta e piso convidativos
para grandes parlamentares

As imagens mostram o putativo e iminente perigo que é, para quem não conhecer este troço de estrada, não calcular bem a curva e, zás, ir a direito ou despistar-se e cair pelos eucaliptais abaixo. 
E mais agora, que a estrada está muito bem asfaltada e convidativa a excessos de velocidade.
A reta que antecede a curva, do lado da escola, é convidativa à velocidade e, para quem conheça a zona menos bem, o despiste fica mesmo a beira de acontecer. 
Ou pura e simplesmente seguir em frente, sem desfazer a curva, provocando alguma tragédia.
«Desenterrem lá a placa, se fazem favor!». dizia o d´ÓPis Por Três a 27 de Janeiro, há duas semanas.
Desenterrada, ela foi. À sorrelfa e não se sabe por quem e com que intenção.
Mas não foi substituída e este é que é o problema.
- Ver AQUI

Sem comentários: