quarta-feira, fevereiro 23, 2022

Hugo Costa no estágio da seleção nacional de paracanoagem!

Hugo Miguel Costa

ARCOR Canoagem


O paracanoísta Hugo Miguel Costa, atleta internacional da ARCOR Canoagem, foi uma vez mais convocado para mais um estágio da seleção nacional, que desta vez vai decorrer no Clube Náutico de  Ponte de Lima e de 28 de Fevereiro a 5 de Março de 2022.
O atleta do clube de Óis da Ribeira é especialista de KL2, na distância de 200 metros, de que é bi-campeão nacional em título, e tem como grande ambição «ser campeão da Europa e do Mundo e poder ir aos Jogos Paralímpico». Mas, frisou na sua entrevista ao d´Óis Por Três (já em Setembro de 2020, AQUI), «um passo de cada vez!».

Hugo Costa nasceu com malformações nos membros, e que passou um pouco da sua infância em hospitais, assumindo-se «muito feliz, apesar de tudo». Descobri a canoagem quando estudava no Instituto Duarte Lemos (IDL), no desporto escolar, às quartas-feiras, e foi quando conheceu o treinador o João Brinco, que o desafiou de imediato à prática da modalidade.
«Decidi aceitar o desafio, praticar canoagem mais regularmente e inseri-me na ARCOR, como atleta. Nunca tinha experimentado outro desporto, mas senti que era uma pessoa bastante competitiva e decidi treinar e evoluir, e foi aí que começou a grande paixão pela modalidade», disse Hugo Costa.

Hugo Costa, à esquerda, em 2019
e no Mundial da Hungria

Internacional e monitor
de canoagem adaptada !

Hugo Miguel Costa é atleta internacional e, por exemplo, disputou o Mundial de Paracanoagem da Hungria 2019.
Ao tempo com 19 anos, conseguiu o 17º. lugar na categoria adaptada de KL2 200, sendo oitavo na final B. Cumpriu a prova em 49,58 segundos, ficando a 5,22 do primeiro, o britânico David Phillipson.
O seu currículo desportivo, segundo o portal da Federação Portuguesa de Canoagem, contabiliza 15 medalhas: 11 de ouro (2 das quais alcançadas em 2021), 2 de prata e 2 de bronze.
O jovem atleta, entretanto, foi recontratado pela Câmara Municipal de Águeda, a 28 de Janeiro de 2022 e por um ano, para prestação de serviços no âmbito da dinamização das actividades náuticas e da promoção do projeto de Desporto Adaptado - que funciona a partir do Centro de Atividades Náuticas Bério Marques, em Águeda, e com o treinador João Brinco.

Sem comentários: