quarta-feira, dezembro 28, 2022

* Junta da UFTOR: As taxas, as licenças e os emolumentos aprovados para 2023! A entrada do Cemitério Novo!

A entrada do Cemitério Novo de Óis da Ribeira em Outubro de 2022

As taxas dos cemitérios
As novas taxas, licenças e
emolumentos aprovados


A sessão da Assembleia de Freguesia (AdF) da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR), reunida a 23 de Dezembro de 2022, aprovou as novas tabelas de taxas, licenças e emolumentos - as do ano próximo ano, o de 2023.
A concessão para a construção de capelas/jazigos é a que tem taxa mais alta: 40 000 euros. Nem mais nem menos! Repetindo a taxa de 2022.
Upss!!!...
Ainda no caso dos cemitérios, e como se pode ver ao lado, temos uma tabela com números significativos. Por exemplo e quando a concessão de terrenos, temos:
- Capelas/jazigos: 3 500 euros.
- Sepulturas simples com fundações: 1000 euros. Note-se que a construção de fundações em sepulturas é da 
responsabilidade de Junta de Freguesia
- Gavetões de ossadas: 350 euros.
- Columbários: 500 euros.
- Abertura de coval: 150 euros.
- Execução de fundações em sepulturas perpétuas: 400 euros.
O leitor pode clicar nas imagens para as ampliar e ler.
As taxas administrativas

As taxas e a entrada 
do Cemitério Novo!

A tabela de taxas relacionadas com o cemitério não é especialmente diferente da de 2022, ainda em vigor, e, pelos valores aprovados, não custa acreditar que será agora que, por exemplo, a Junta de Freguesia vai reparar a entrada do Cemitério Novo.
Reclamação que, pelo menos, vem já desde 2019. 
E, prometida, aliás, em Outubro deste ano, quando o presidente Sérgio Neves, respondendo no facebook à óisdaribeirense eleitora Erminda Reis, e depois do assunto ter sido abordado na Assembleia de Freguesia de 28 de Setembro de 2022, anunciou que, e citamo-lo, que «o executivo está à espera de profissionais desta área, para resolver o problema». - Ver AQUI
«A mão de obra nessa área é muito cara e escassa», disse o juntista presidente Sérgio Neves, respondendo nessa AFTOR ao socialista Alexandre Pires e acrescentando que iria (a Junta) «tentar resolver o problema».
Aparentemente, tentou mas coisa nenhuma resolveu, porventura não acolhendo a nossa sugestão desse dia e quando dissemos que se a Junta de Freguesia quisesse podíamos dar-lhe alguns endereços (bastaria ir à net) e que não faltariam calceteiros.
«Só como exemplo, e para começar, podemos dar-lhe o contacto da empresa que, por subempreitada da adjudicação do Caminho da Calçada (o que vai da capela de Santo António ao Rio Águeda), iria fazer os trabalhos adjudicados nesta e que tinham sido interrompidos por populares, a 10 de Novembro de 2014 - por «troca» com as nunca feitas obras de requalificação do paredão», comen
tou o d´Óis Por Três.
Falámos em vão!
Vamos ter obra. Só falta
saber quem é o empreiteiro

Trabalho adjudicado
a um empreiteiro !


Voltando ao cemitério e ao comentário de Erminda Estima Reis no facebook da Junta de Freguesia da UFTOR, o presidente Sérgio Neves foi ágil e hábil a responder.
Como é costume.
 A 19 de Outubro de 2022, 10 dias depois, esclareceu-a, a verdade, e aos respeitáveis eleitores de Óis da Ribeira que, e citamo-lo, «já está adjudicado o trabalho».
«Apenas estamos a aguardar possibilidade do empreiteiro», disse Sérgio Neves - embora não tenha anunciado o nome do cujo dito empreiteiro. Nem explicando se  adjudicação foi por por concurso público, adjudicação directa, convite ou o que quer que fosse.
«Agora é que a «coisa» vai!...»,  considerámos nós, congratulando-nos com o presidencial anúncio. Credulamente, até pensámos que a obra iria ser feita até ao dia 1 de Novembro, para as solenidades do dia.
Pois, bem nos enganámos.
Ainda hoje nada foi feito, três meses depois da Assembleia de Freguesia de 28 de Setembro de 2022.
Ainda não apareceu o calceteiro que dias antes, e citando o mesmo Sérgio Neves, era «mão de obra nessa área muito cara e escassa»».
É a vida! O calceteiro deve estar de baixa! Ou férias! Ou, vá lá saber-se..., não está a honrar os seus compromissos. Coima em cima dele.
Um bom ano de 2023 para todos os óisdaribeirenses!

Sem comentários: