sábado, setembro 14, 2024

A Fonte dos Amores sem água controlada...

A Fonte dos Amores na pateira de Óis da Ribeira
A placa de água não controlada
na Fonte dos Amores
Água não controlada

Fonte dos Amores, na margem da pateira de Óis da Ribeira, há muitos meses que tem afixada uma placa a dizer «água não controlada».
Placa afixada pela Junta de Freguesia.
O que não deixa de ser estranho - é mesmo muito estranho... -, nomeadamente e, entre outras, por duas razões:
1 - Uma fonte pública em local turístico e muito frequentado não ter água regularmente analisada, como é dever de lei.
2 - A mesma fonte ser abastecida por água da rede pública, tanto quanto se julgamos saber.
Será que a Fonte dos Amores como, aliás, as outras da vila de Óis da Ribeira, não estão incluídas no Plano de Controlo da Qualidade da Água?
O regime da qualidade da água para consumo humano é regulamentado pelo Decreto-Lei n.º 152/2017, de 7 de Dezembro, e o objetivo é «proteger a saúde humana dos efeitos nocivos resultantes da eventual contaminação da água e assegurar a disponibilização tendencialmente universal de água salubre, limpa e equilibrada na sua composição».
Citámos.
O diploma também define a frequência da colheita de amostra de água e o conjunto de parâmetros a pesquisar, nomeadamente análises à presença de microrganismos e substâncias tóxicas - casos de metais pesados ou outras substâncias indesejáveis.
Quando isso foi feito, se foi..., em Óis da Ribeira, não sabemos.
Sabemos, isso sim, é que as fontes de Óis da Ribeira não jorram de água controlada. Assim «avisam» as placas colocadas pela Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.

Sem comentários: