segunda-feira, outubro 21, 2024

Os jacintos e as desculpas dos senhores da política...

 

Os jacintos no dia 28 de Setembro de 2024, margem de Óis da Ribeira

A palavra do presidente Jorge
Almeida, a 14 de Outubro de 2024
A draga «Pato Bravo»

O presidente da Câmara Municipal e Águeda, falando da pateira e dos jacintos, queixou-se das acusações à autarquia, reclamando intervenções de «todas as outras entidades, sobretudo as que detêm a obrigação e competência, e que deveriam fazer, no mínimo, o mesmo que a autarquia Aguedense».
«A Câmara de Águeda, conhece a dimensão do problema e, por isso, reconhece a impossibilidade de extinguir completamente esta infestante, pois tal só seria possível com recurso a meios químicos e/ou biológicos, para os quais não é garantida a necessária segurança, sobretudo naquele ecossistema tão sensível», escreveu o presidente Jorge Almeida, na sua página de facebook como se poder ler AQUI e ver na imagem ao lado.
O d´Óis Por Três até parcialmente concorda com o autarca camarário, mas lembra-lhe que foi a sua Câmara (quando era vice-presidente), que, pelas 12,30 horas do dia 13 de Dezembro de 2006, lançou á água a draga que iria «apanhar» todos os jacintos da pateira. Foi isso o prometido.
Há quase, quase 18 anos!
A barreira flutuante de Dezembro de 2019

A barrreira flutuante
que seria a salvadora...

A 4 de Dezembro de 2019, entretanto, ele mesmo - o agora presidente da Câmara Municipal de Águeda - apresentou uma barreira flutuante como salvação do problema dos jacintos  - ver AQUI e também AQUI -, anunciando aos 4 ventos que, e citamo-lo, «em poucas horas, muitas toneladas de jacintos chegaram ali».
«Não fosse a barreira flutuante e estariam agora nas zonas junto aos coretos»
, disse o presidente Jorge Almeida, acrescentando que «vamos continuar, com a determinação e muito empenho dos funcionários do Município de Águeda».
É isto que, a nosso ver, torna inexplicável e contraditória a sua posição de agora.
Passados quase 5 anos e com o respeito devido, cheira a desculpa de mau pagador.
- NOTA: A draga tem, nestes 18 anos, andado a cirandar pelo país e está actualmente na pateira, mas sem resolver o problema dos jacintos. O presidente até já anunciou a compra de uma outra. O lançamento da «Pato Bravo» foi num dia 13, o de Dezembro de 2006. Se calhar, o azar vem daí. Lá se sabe!

Sem comentários: