domingo, janeiro 18, 2026

- Ano 1918, há 108 anos: O nascimento do artesão Gil Martins dos Reis!

Gil Martins dos Reis


O artesão popular Gil Martins dos Reis imortalizou-se como criador dos dois galos de madeira e com dentes, colocados no dia da inauguração da ponte de Óis da Ribeira, do lado de Cabanões.
Assim se «respondeu» às provocações do povo de Travassô - que anos atrás de anos e por esse tempo, chalaceando com as gentes de Óis da Ribeira, mandavam a piada: 
«Óis só terá a ponte quando as galinhas tiverem dentes».
A verdade é que, com galinhas sem dentes e/ou com dentes, a ponte foi inaugurada a 25 de Maio de 1952!
E lá estavam os galos e com... dentes.
Gil nasceu a 18 de Janeiro de 1918, há 108 anos, casou com Maria Celeste Reis (que morreu afogada nos campos do Cértima, em Perrães, a 4 de Agosto de 1999) e o casal teve os filhos Júlio (emigrante na Alemanha e com casa em Perrães), Delfim (que, na pateira, também morreu afogado, a 13 de Agosto de 2008) e Carlos Alberto (de doença falecido a 20 de Outubro de 1972).
Lavrador de profissão, a sua arte em madeira estendeu-se a figuras do presépio de Natal e, em princípios dos anos 60 do Século XX, na caricatura popular feita a um cidadão de ÓdR, satirizada numa cabana que, em dias de carnaval, arruou pela vila no celebre «meia volta à foice». O tal cidadão tinha ameaçado outrém com a morte, com uma foice.
- NOTA: Gil Martins dos Reis era filho de Fernando Augusto dos Reis (Labuco) e de de Belmira Martins de Jesus, natural de Casal de Álvaro, que faleceu a 27 de Fevereiro de 1923, em trabalhos de parto. Faleceu a 29 de Março de 2006, há quase 20 anos, já viúvo de Maria Celeste dos Reis.

Sem comentários: