sexta-feira, abril 12, 2019

Bens da Paróquia na Comissão Cultual de Óis da Ribeira

Cruz de prata da Paróquia
de OdR é do  Século XVII
A capela de Santo António é do Século XVII
Os bens imobiliários e mobiliários da Junta Paroquial de Óis da Ribeira, extinta com a implantação da República, passaram para Comissão Cultual a 12 de Abril de 1912. Há 107 anos.
A Lei da Separação do Estado da Igreja levou ao arrolamento de todos os 94 bens da Igreja a favor do Estado, no caso 
Imagem de Santo
Adrião é do Séc. XV
de Óis da Ribeira a 1 de Agosto de 1911. Entre elas, a Igreja e Capela de Santo António, a casa da residência e respectivo passal, o cemitério, 15 terrenos e baldios (com áreas entre os 150, o adro, e os 4 230 m2, a pedreira das Quintas) e alfaias, móveis e objectos religiosos.
Joaquim António

A Comissão 
e os bens !

A Comissão Cultual de Óis da Ribeira tinha sido criada a 5 de Abril desse ano de 1912, há 107!, e era formada por Joaquim António Pires Soares, Manuel Francisco dos Reis e António José da Costa (os efectivos), com os suplentes Albino Rodrigues, Alberto Marques e João Maria dos Reis.
Os ditos bens voltaram à posse da Igreja em 11 de Março de 1915, então sendo notada a falta de alguns objectos, nomeadamente 10 peças de prata do resplendor e um mocho.
Entre esses bens, estava a cruz processional em prata branca e Cristo de bronze, do princípio do Século XVII. E a imagem do padroeiro Santo Adrião, de calcário, que o representa vestido de túnica e loba curta, de espada na mão direita e apontada ao solo, e livro na esquerda. A mesma que hoje se pode ver na fachada principal do templo.

Sem comentários: