As obras de remodelação da rede de águas na Rua da Pateira |
Elísio Pinheiro |
Eugénio Pinheiro |
O dia 15 de Abril de 2019 entra na história de Óis da Ribeira por ser o de continuidade das obras de remodelação da rede de águas.
Outras palavras falarão do assunto: a AdRA adjudicou os trabalhos de substituição da tubaria de fibroci-
mento instalada nos anos 80 por plástico, o que, na prática significa a não contaminação da rede. Obra, de resto, com muitos anos de atraso.
O fim de semana de ontem assinala os trabalhos que actualmente decorrem em frente às casas de Gil Gomes, Joel António da Silva Gomes e António Neves de Melo, na Rua da Pateira e como se pode ver na imagem.
A mina, agora abandonada... |
15 de Abril mas de 1945:
- ESCOLA: Os irmãos Eugénio e Elísio Pinheiro e Modesto Pinheiro, primo deles, três ribeirenses que moravam em Viana do Castelo, contribuíram com, respecti-
vamente, 500$00, 100$00 e 40$00 para os trabalhos de terraplanagem do terreno da futura escola primária. A Junta de Freguesia exagerou um voto de louvor aos três Era formada pelo presidente Benjamim Soares de Freitas, o tesoureiro Manuel Soares dos Santos (Lopes) e o secretário Joaquim Augus-
to Tavares da Silva e Cunha, professor primário.
- MULTA AO COVEIRO: O coveiro não tinha aberta, dias antes, a cova para enterrar Joaquim Augusto Ferreira das Neves e a Junta de Freguesia legislou para o futuro: multa 25$00 na primeira falha, 50$00 na segunda. O coveiro cobrava 10$00 por cada abertura de coval e o funeral, no caso, entrou no cemitério sem que estivesse aberta, o que considerado muito censurável.
- CASA DO MOTOR: O dr. Abel Condesso solicitou autorização à Junta de Freguesia, gratuita, para construir um abrigo para o motor de rega, junto à pateira, que ele e o valonguense Corga (de Aldeia) iriam instalar para a rega da lavoura. Foi autorizado.
Cruzeiro do Cabo |
- CRUZEIRO DO CABO: A Junta de Fregue-
sia deu por concluídos os trabalhos de construção do novo Cruzeiro do Cabo - ao fim da agora chamada Rua Manuel Tavares, junto ao Café Nelson e onde começam as ruas da Pateira e de Santo António.
Os trabalhos importaram em 600$00, anga-
riados em poupanças da Junta de Fregue-
sia, muito embora tenham sido gratuitos os carretos e os adobes.
O cruzeiro teve várias remodelações, a mais relevante nos anos 60 e por benemerência de José Valentim Pinheiro Estima - ficando mais ou menos como está na forma actual.
Sem comentários:
Enviar um comentário