Boletim de José Augusto Reis |
Cemitério de Calais |
to dos Reis foi militar do 1º. Corpo Ex-
pedicionário Português (CEP) que combateu na 1ª. Grande Guerra, em França, e lá faleceu a 17 de Julho de 1917. Há precisamente 102 anos!!!
Mobilizado pelo Regimento de Infan-
taria 20, integrou a 4ª. Companhia do 3º. Batalhão e embarcou, em Lisboa, no dia 22 de Fevereiro de 1917, para França e com chapa de identificação nº. A-2771. Tinha pouco mais de 21 anos, feitos em Outubro imediatamente anterior. Já em campanha e apenas 5 meses depois de ter chegado aos chãos franceses da 1ª. Guerra Mundial, baixou ao Hospital de Campanha nº. 5, a 6 de Julho de 1917, e lá faleceu a 13, vítima de um ataque de meningite cérebro-espinhal.
José Augusto dos Reis tinha o 382 como número de identidade militar e era filho de Maria Josefa (ou Rosa) dos Reis e de Manuel José dos Reis, que foi vogal da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira no mandato de 1915/1917.
O seu corpo foi sepultado no Cemitério Sul de Calais - localizado no departamento francês de Pas-de-Calais e o único cemitério militar exclusivamente português em França.
O registo de nascimento
de José Augusto Reis
|
O casal teve pelo menos mais três filhos, irmãos de José Augus-to Reis: Maria, Júlio e Rosa, de quem, porém, não se conhece descendência directa.
1 - Maria nasceu a 24 de Fevereiro de 1888 e faleceu a 30 de No-vembro de 1941, aos 53 anos e em Óis da Ribeira.
2 - Júlio nasceu a 4 de Outubro de 1892 e faleceu a 28 de Dezem-
bro de 1936, aos 44 anos e em Travassô, onde eventualmente terá constituído família.
3 - Rosa, a mais nova de todos, nasceu a 4 de Fevereiro de 1894 e faleceu a 27 de Janeiro de 1934, em Óis da Ribeira e em vésperas de fazer 36 anos.
José S. Reis, primo
de José A. Reis
|
Os avós maternos foram também pais de Fernando Simões dos Reis, este por sua vez pai dos irmãos José Simões dos Reis (Taipeiro) e Maria do Carmo Reis.
José Augusto Reis era, pois sobrinho de Fernando Simões dos Reis, por isso primo direito de José e Maria do Carmo - os irmãos Taipeiro. Assim sendo e em segundo grau, seria primo dos filhos destes dois irmãos: Magna, Odete e Manuel (já falecidos), Sara, José e Fausto (filhos de José), Manuel e Cremilde (já falecidos), Iracene, Sesnando, Maria Domitila, Maria Otelina, Maria do Carmo e Maria Creminda Alves dos Reis (filhos de Maria do Carmo).
Sem comentários:
Enviar um comentário