Emigrantes de Óis da Ribeira no Brasil em convívio nos anos 20 do Século XX, na pateira e com familiares e amigos |
Pataca brasileira de prata, 320 réis de 1812.
Edição da Casa da Moeda do Rio de Janeiro.
|
Era o tempo, segundo a lenda popular, em que se acreditava na «árvore das patacas», que se abanava e fazia cair dinheiro lá pelas terras de Vera Cruz. Pataca era a moeda do Brasil por esses tempos dos princípio do Século XX.
José Augusto |
1 - ALBINO CARVALHO. Albino Francisco de Carvalho, de 21 anos, solteiro e carpinteiro.
Filho de Marcelino Francisco de Carvalho e de Joana Maria de Carvalho, ambos lavradores, media 1,70 metros de altura e tinha cabelo e sobrolhos pretos e olhos castanhos.
Sabia ler, o que não seria muito vulgar nesse tempo, e tinha uma cicatriz na face direita.
Emigrou para a cidade de Pelotas, no Estado do Rio Grande do Sul, onde actualmente reside o óisdaribeirense José Augusto, filho dos já falecidos José Pires Ferreira dos Reis e Olívia Pires Estima e irmão de Maria do Carmo e de Maria Eugénia Estima Ferreira dos Reis - ambas moradoras em Óis da Ribeira.
Joaquim António
pai de Aurélia
|
2 - AURÉLIA. Aurélia Pires Soares, de 26 anos e solteira, filha de Joaquim António Pires Soares e de Maria Rosa Soares. Era costureira, de altura dita regular e rosto comprido, tinha olhos castanhos cabelo (comprido) e sobrolhos pretos, era costureira e sabia escrever. Emigrou para o Rio de Janeiro e de lá regressou em data desconhecida.
Nasceu a 24 de Abril de 1875 e foi casada com Bento Dias Ferreira, de quem enviuvou, sem filhos, a 25 de Outubro de 1955. Vivia numa casa (entretanto demolida) onde agora fica pastelaria Pau de Canela d´Óis, do largo do Centro Social (o do Cruzeiro). Faleceu a 31 de Março de 1969, em Óis da Ribeira.
Orlando Rino |
3 - JOSÉ MARIA. José Maria Pinheiro, de 35 anos, casado com Marciana Marcos dos Reis e lavrador, filho de José Matos dos Reis e de Ana Alves Pinheiro, todos de Óis da Ribeira. Media 1,62 metros de altura, de olhos, sobrolhos e cabelos castanhos, com uma cicatriz no lado direito da cabeça.
Sabia escrever, fixou-se no Estado do Rio Grande do Sul e era casado (aos 26 anos e a 14 de Fevereiro de 1902) com Marciana Marcos dos Reis, de 27 e jornaleira, ambos de Óis da Ribeira. Desconhecemos quem sejam os seus actuais familiares descendentes óisdaribeirenses.
Na cidade de Rio Grande, capital de Rio Grande do Sul, mora o óisdaribeirense Orlando Rino, pai de Susana, Cristina e Milton Rino (Mitó),
Sem comentários:
Enviar um comentário