sexta-feira, novembro 13, 2020

Os dias 13 de Novembro nos dias de Óis da Ribeira...

 
Xadrez da ARCOR e prémio
escolar para Ângela Santos

1 - Ano de 1981,
há 39 anos !
Equipa de xadrez da ARCOR
no Torneio do Orfeão

A Secção de Xadrez da ARCOR disputou, a 13 de
Celestino Viegas e Dia-
mantino Correia (1980)
 Novembro de 1981, há precisamente 39 anos, o Torneio Interno do Orfeão de Águeda.
A Secção arcoriana foi fundada a 24 de Janeiro de 1980, na direcção de Celestino Viegas, e de 22 a 27 de Fevereiro seguinte disputou-se o primeiro torneio interno. Venceu Diamantino Correia, com cinco pontos.
O torneio decorreu na sede da associação, em sete sessões, e a classificação final foi a seguinte: 1º.-Diamantino Correia (5 pontos, 17,5); 2º.-Armando Ferreira (5-15); 3º.-José Pires Tavares (4); 4º.-Jaime Reis (3,5-11,25); 5º.-Armando Morais (3,5-9,75); 6º.-Aurélio Reis (3); 7º.-Rui Fernandes (2,5); 8º.-João Viegas (1,5).
«O grande interesse que a modalidade está a despertar em Óis da Ribeira deverá ser entendido como uma demonstração cabal da capacidade de realização dos dirigentes da ARCOR», disse João Balreira, ao tempo presidente do Orfeão de Águeda e dirigente de Federação Portuguesa de Xadrez.
Ângela Raquel Santos
e o prémio de 2007


2 - Ano de 2007,
há 13 anos !
Ângela Raquel Santos
foi prémio da Fundação
- É agora cientista da NASA

A ribeirense Ângela Raquel Gonçalves dos Santos foi, há 13 anos, galardoada com o prémio da Fundação Dionísio Pinheiro, como melhor aluna da Escola Secundária Marques de Castilho. Teve média de 18 valores, no ano lectivo de 2006/7.
Aos 27 anos, prestou provas e concluiu o seu doutoramento em Astronomia no dia 14 de Junho de 2017, no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Trabalha actualmente nos Estados Unidos, no Space Science Institute, em Boulder, onde está envolvida nas observações a uma estrela semelhante ao Sol, através do telescópio espacial Kepler (NASA) e outros telescópios à superfície da Terra.
Ângela Raquel Gonçalves dos Santos é filha de José Santos e Maria Dolores Gonçalves dos Santos, do Bairro Alto.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ois da ribeira é uma terra de gente competente e valores. No entanto, quando se trata de democracia e governação local, viram uns incompetentes. Ao ponto de deixar o poder nas mãos de uma minoria invasora.

Anónimo disse...

O fraco rei faz fraca a forte gente desta terra.

Anónimo disse...

A vida está cheia de obrigações que a gente cumpre por mais vontade que tenha de as infringir deslavadamente. Assim como a gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo descer a escada, degrau por degrau.