quinta-feira, abril 14, 2022

* Os dias 14/04 de ÓdR: Há 15, há 10 e há 5 anos: José F. Martins não ganhou mas... ganhou! Rua Manuel Maria Tavares da Silva! Os barulhos das noites de Óis da Ribeira ! O dirigente duplo... da direção da ARCOR! Asegunda presidência da Junta de Isauro Santos !

José F. Martins
ÓdR há 15 anos!

José F. Martins não 
ganhou mas... ganhou!

O d´Óis Por Três de há 15 anos, no dia 14 de Abril de 2007, dava conta das eleições concelhias de Águeda da Juventude Popular, a do CDS/PP, a que concorreu o óisdaribeirense José Fernando de Almeida Martins.
Assim:
«José Fernando Martins candidatou-se à presidência da Comissão Política Concelhia da Juventude Popular (JP) de Águeda e não ganhou. Venceu o adversário, Pedro Vidal - o candidato do aparelho do partido.
Não venceu mas mostrou como é possível fazer política, em democracia aberta e participada. E descomprometidamente. Não ganhou mas... ganhou!!!».
- NOTA: José Fernando de Almeida Martins está, tanto quanto julgamos saber, afastado das lides partidárias. Pedro Vidal é agora e desde há vários anos, o presidente da Concelhia do CDS/PP. José mora na Rua Comendador António Bernardino (Berna) e é filho de José Martins Alves (já falecido) e de Maria Fernanda de Almeida Reis.
Manuel Tavares

Rua Manuel Maria
Tavares da Silva!

O d´Óis Por Três de há 15 anos dava resposta à pergunta da véspera.
Assim:
«O benemérito que coordenou e financiou as obras de restauro da igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira em finais dos anos 50 do século XX foi Manuel Maria Tavares da Silva, que dá nome à antiga Rua do Cabo - a Rua Manuel Tavares.
- Quem é o ribeirense que, como treinador, já foi campeão distrital de futsal de Aveiro? Saberemos amanhã.».
- NOTA: Manuel Maria Tavares da Silva também já na década de 40 apoiara a os obras da capela de Santo António. Foi presidente da Junta de Freguesia de Óis d Ribeira entre 2 de Janeiro de 1960 e 4 de Abril de 1962, quando abdicou, por doença. Nasceu a 9 de Dezembro de 1880 e faleceu a 5 de Abril de 1964

Os barulhos das noites
de Óis da Ribeira !

A «Tertúlia Literária» nº. 154, a de 14 de Abril de 2007, falava de barulhos noturnos na vila de Óis da Ribeira.
Assim:
«Pronto, como sabes, sabes?...,já foram encontradas soluções práticas para os barulhos da noite ribeirense», comentou o d´Ois.
- «Claro, a ideia dos cães-polícia foi mesmo fantástica!...», disse o Três.
- NOTA: Barulhos nocturnos, não haverá tantos, nos dias de hoje. Mas também s desafios da juventude serão outros.
A cópia do site da ARCOR
ARCOR há 10 anos!

O dirigente duplo...
da direção da ARCOR!

Há 10 anos, a nota do dia era um gracejo sobre os órgãos sociais da ARCOR desse tempo. Por razão bem diferente da «crise» de hoje.
Assim comentávamos:
«O d´Óis Por Três jura que não quer andar a empecilhar, mas notou que a direção da ARCOR, presidida por João Gomes, tem um dirigente duplo: é Victor Manuel de Almeida Melo, que, no site oficial da instituição, aparece como secretário e, ao mesmo tempo, 1º. suplente da direção.
Duplo, no sentido em que exerce duas funções, bem entendido.
A «coisa» está assim há largos meses, pelo que provavelmente será mesmo assim, não sabemos se consoante os estatutos.
Clicar na imagem, para a ampliar.».

- NOTA: O presidente da direção era o dr. João Gomes. Actualmente, a ARCOR procura um presidente da direção para substituir o prematuramente falecido e saudoso dr. José Bernardino Estima Reis (Zeca). Será que nenhum dos acuas suplentes quererá fazer um «duplicado» idêntico ao de há 10 anos? O site arcoriano indicado no texto está «extinto».
Isauro Santos (1983)
ÓdR há
5 anos


A segunda presidência da
Junta de Isauro Santos !


O d´Óis Por Três de 14 de Abri de 2017, há 5 anos e em ano eleitoral autárquico, fazia a história do terceiro mandato democrático da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
Assim:
«Isauro Carvalho de Almeida e Santos foi o terceiro presidente eleito da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, cumprindo o mandato de 1983 a 1985.
O autarca socialista tinha sido o primeiro presidente (1977/79), passou a secretário (1980/82) e voltou à presidência.
O executivo de 1983/85, todo formado por eleitos socialistas, 
Sesnando Reis
do CDS
incluía o secretário Ananias Teixeira (que foi exonerado a 29 de Outubro de 1983) e o tesoureiro Daniel Pereira Marques.
O acto eleitoral envolveu apenas duas listas, pois o PSD voltou a não concorrer. Foram as seguintes e com os seguintes candidatos:
- PS (241 votos): 1-Isauro Carvalho de Almeida e Santos; 2-Hercílio Alves de Almeida; 3-Daniel Pereira Marques; 4-Agostinho Albino Pires Tavares; 5-Ananias Teixeira; 6-Alexandre Pinheiro de Almeida; 7-Walter Framegas dos Reis; 8-António Carvalho (Carteiro); 9-Mário Pires Vieira; 10-Danilo Soares da Costa; 11-Norberto Simões Pires Estima; 12-Manuel Augusto Pires dos Reis.
- CDS (130 votos): 1-Sesnando Alves dos Reis; 2-António Framegas Fernandes da Silva; 3-Albertino Gomes Soares; 4-Fausto Ferreira Simões dos Reis; 5-Ludjero Fernandes da Silva; 6-António Oliveira Morgado Abrantes; 7-João Bernardino Gomes Soares; 8-Messias dos Santos Framegas; 9-Joaquim Ferreira da Rosa (Albitar); 10-Ernesto Prazeres (Picareto); 11-Luís Tavares Gonçalo; 12-Silvério Gomes dos Reis.

Agostinho Tavares
António Framegas

Algumas curiosidades
do manato 1983/1985 !

1 - Isauro Santos substituiu Agostinho Tavares na presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, que o substituíra nas eleições anteriores (em 1989), ambos do PS.
2 - Hercílio de Almeida, segundo da lista do PS, não tomou posse do cargo e foi substituído como 1º. secretário da Assembleia de Freguesia, a 22 de Novembro de 1983. Substituído por Danilo Costa, também do PS.
3 - Alexandre Pinheiro de Almeida era tio (já faleceu) de Isauro Santos e Hercílio de Almeida, todos candidatos do PS.
4 - Ananias Teixeira, do PS, foi exonerado das funções de secretário da Junta de Freguesia a 29 de Outubro de 1983 e substituído por António Framegas Fernandes da Silva, eleito do CDS, a 26 de Novembro do mesmo ano.
5 - António Framegas Fernandes da Silva, segundo do CDS, tinha sido quinto do PSD nas eleições de 1979. Seria quarto do PS em 1989. Foi candidato pelos três partidos.
6 - É filho de Victor Fernandes da Silva, quinto do PS em 1976.

Norberto Estima
7 - A. Framegas era sobrinho de Walter Framegas dos Reis, sétimo do PS em 1982, quinto em 1979 e terceiro em 1976.
8 - Agostinho Tavares, do PS, foi eleito presidente da Assembleia de Freguesia (era da Junta) e é primo, pelo casamento, de Danilo Soares da Costa (10º. lugar da lista) e Norberto Simões Pires Estima (11º.).
9 - Sesnando Alves dos Reis, primeiro candidato do CDS, é cunhado de Ludjero Fernandes da Silva, também do CDS.
10 - O mesmo Sesnando Alves dos Reis é primo de Albertino Gomes Soares (terceiro da lista), de Fausto Ferreira Simões dos Reis (quarto) e de João Bernardino Gomes Soares (sétimo), todos eles candidatos do CDS.
11- Albertino Gomes Soares e João Bernardino Gomes Soares são irmãos e, nestas eleições, ambos da lista do CDS.
12- Daniel Pereira Marques, terceiro do PS, é primo, pelo casamento, de Fausto Reis e João Bernardino, do CDS.
13 - Manuel Augusto Pires dos Reis, já falecido, era primo, pelo casamento, de Ananias Teixeira, ambos candidatos do PS em 1982. As respectivas esposas são primas.
14 - António Carvalho, o Carteiro, oitavo da lista do PS, é primo de Ananias Teixeira, o quinto. Casaram com primas direitas. A de Ananias (Cândida Estima) já faleceu.
15 - O mesmo Carvalho, o Carteiro, é primo indirecto de Mário Pires Vieira, o nono da lista, pelo seu casamento com uma prima.
16 - Estes dois candidatos socialistas viriam a ser (e são) parceiros, pelo casamento de uma filha de António Carvalho com um filho de Mário Pires Vieira.

Manuel Augusto
Ernesto Prazeres

Memória dos candidatos
das eleições de 1982 !


As duas listas das eleições autárquicas de 1982, para manato de 1984/1985, em Óis da Ribeira e as do PS e do CDS, apresentaram 24 candidatos.
Infelizmente, faleceram já 6 deles, os seguintes e todos por doença:
- PS (5): Isauro Carvalho de Almeida e Santos, Alexandre Pinheiro de Almeida, Walter Framegas dos Reis, Norberto Simões Pires Estima e Manuel Augusto Pires dos Reis.

- CDS (1): Ernesto Prazeres (Picareto).
Isauro Carvalho de Almeida e Santos foi presidente da Junta de Freguesia em dois mandatos (em 1977/1979 e 1983/85, seis anos) e secretário num outro (o de 1980/82). Walter Framegas dos Reis foi tesoureiro em dois (o de 1977/79 e o de 1980/82, também 6 anos).
Recordamos todos eles, eleitos ou não, em memória de quem, por bem querer a Óis da Ribeira e com as suas virtudes e defeitos, se sujeitou ao sufrágio do povo. RIP!!!».
- NOTA: A estes falecimentos acrescentamos os de, depois de 2017, de Agostinho Tavares (do PS e a 2 de Agosto de 2018) e, do CDS, Messias dos Santos Framegas (a 4 de Junho de 2017) e Silvério Gomes dos Reis (a 1 de Março de 2018). RIP!!!

Sem comentários: