terça-feira, junho 06, 2023

* 1 - ANO 1935, há 88 anos: A construção do paredão do campo de Ois da Ribeira! 2 - Ano de 1936: Teatro de Óis da Ribeira em Valongo do Vouga! 3 - Ano de 2004: Carina e Julieta, da ARCOR, foram campeãs regionais de canoagem!de

Notícia do jornal

ÓdR há
88 anos!

1 - ANO 1935,
há 88 anos!
A construção do paredão do campo de Ois da Ribeira !

Há 88 anos, começava em Ois da Ribeira uma das mais importantes obras públicas do século XX, se exceptuarmos a ponte: a construção do paredão do rio.
 O caso teve forma de notícia em jornal, no tempo, com data de 4 de Junho de 1935: começaram as obras do futuro paredão do rio Águeda, para proteger o campo de Ois da Ribeira. O paredão, de todo o modo, ainda hoje é o único ao longo de todo o rio Águeda. O que, pela importância que tem - e ao tempo muita mais teria!!! - significa a influência da geração ribeirense desse tempo. A Junta de Freguesia era presidida por João de Oliveira Matos (com os vogais Manuel Simões dos Reis e Sebastião Pires dos Reis), empossada a 14 de Abril desse ano (1935). Não custa, portanto, adivinhar que a magistratura de influência foi exercida principalmente nos mandatos anteriores - os dois mais próximos (ambos) presididos por José Maria Estima, com os vogais Joaquim Maria Viegas e José Simões dos Reis (o de 28 de Novembro de 1928 a 11 de Março de 1934) e Joaquim Maria Viegas e Manuel Maria dos Reis (de 11 de Março de 1934 a 14 de Abril de 1935). A notícia avançava que o paredão iria dos Portalvares ao Remoínho, mas ficou-se pelo juzante da ponte e, quanto aos Portalvares, foi já obra dos anos 60 - 20 e tal anos depois. 
- ESTIMA. José Maria Estima, pai de Erminda, Olívia, Maria, Dinis, António e José. Avô de José Bernardino (dr. Zeca, já faecido), Mindita, Maria Eugénia, José Augusto e Maria do Carmo Reis, entre outros. 
- VIEGAS. Joaquim Maria Viegas, sem filhos, tio-avô de Ana Maria, Maria Dulce e Celestino Viegas, entre outros. 
- REIS. José Simões dos Reis (Taipeiro), pai de José, Odete, Magna e Neca (já falecidos), Fausto e Sara. Avô de José Melo Ferreira (engº.), Luísa e Fausto (irmãos), Maria Ascenção e dos irmãos Maria da Luz, Manuela e Fausto Albano, entre outros. 
- REIS. Manuel Maria dos Reis, antigo regedor, tio de Élio e Walter Reis, entre outros. 
- NOTA: Actualmente, as obras de requalificação adjudicadas em Setembro de 2017, há quase 6 anos e pela Câmara Municipal de Águeda, ainda não começaram - ante o silêncio cúmplice dos eleitos locais. No coments!
Notícia na imprensa
de Águeda


2 - ANO 1936,
há 87 anos!
Teatro de Óis da Ribeira
em Valongo do Vouga !

O grupo teatral «Os Modestos», de Óis da Ribeira, actuou em Valongo do Vouga no dia 6 de Junho de 1936.
Há 87 anos!
O grupo, como se pode ler na notícia ao lado e retirada DAQUI, do extinto blog «Óis da Ribeira», representou «um bom drama» e uma «excelente opereta», para além de «um mimo musical relogioso, a três vozes»
O espectaculo, cmoo articulistafez questão de sublinhar,  foi «muito decente, sem pornografia nem decotes, como vulgarmente se observa nas revistas que se exibem nas cidades, onde o nudismo e a fina ironia de palavras maliciosas emda em moda»
Óscar Matos, de Óis a Ribeira e que tinha sido regente da Tuna Valonguense, interpretou «uma canção patriótica» e «três simpáticas meninas foram aplaudidas com delírio nas suas canções»
- NOTA: Aos dias de hoje, o teatro de Óis da Ribeira «morreu» há já 11 anos, nas «mãos» do GTA da ARCOR. 
Julieta Fernandes e
Carina Pereira (2004)

3 - ANO 2004,
há 19 anos!
Carina e Julieta, da
ARCOR, foram campeãs
regionais de canoagem!

 As canoístas Julieta Fernandes e Carina Pereira, atletas da ARCOR, sagraram-se campeãs distritais de velocidade a 6 de Junho de 2004, há precisamente 19 anos.
A prova era de K2 infantis, na distância de 100 metros, e decorreu em Coimbra, no rio Mondego, tendo as duas atletas, a nível individual e na mesma distância, sido, no mesmo dia e respectivamente, segunda e terceira classificadas.
A 5 de Maio anterior, vale a pena recordar, as duas atletas arcorianas tinham sido campeãs distritais de K2 Promessas, na prova comemorativa dos 25 anos da ARCOR e disputada nas águas da pateira de Óis da Ribeira, com organização da própria ARCOR, no âmbito do campeonato regional de cadetes e infantis da Associação de Canoagem de Aveiro. 
- NOTA: As duas atletas arcorianas seguiram as suas vidas, casaram e abandonaram a modalidade.

Sem comentários: