quarta-feira, junho 28, 2023

Os sanitários da pateira: «Cuidar do herdado para deixar em legado!»



Os sanitários públicos na manhã de hoje, dia 28 de Junho de 2023

O lixo atrás da porta



Os sanitários públicos da Junta de Freguesia instalados no hangar de canoagem da ARCOR, no parque norte da margem de Óis da Ribeira, estavam esta manhã como as imagens mostram.
Vergonhosos!!!
A situação repete-se ciclicamente, ante o evidente desmazelo de quem tem o dever de os limpar e higienizar.
O d´Óis Por Três reptidas vezes - e desde há anos..., tem falado do assunto, anotando e denunciando a falta de limpeza deste equipamento, que é o único, o único pú-bli-co... -, do ex-libris turístico que é a pateira e na margem de Óis da Ribeira.
A falta de asseio e de cuidado, o evidente desleixo e incúria são vistos por toda a gente, menos por quem devia e obrigação tem.
O que é verdadeiramente lamentável!
É visível e regular descuido sanitário, a falta de limpeza e o lixo acumulado nas instalações. É notória a sujidade espalhada em espaço sanitário de local turístico muitíssimo frequentado.
Descuido sanitário, falta de limpeza e lixo acumulado nas instalações, papel higiénico despejado pelo chão, aos montes e atrás das portas.
Um nojo! A causar repugnância e a suscitar tristeza!
Isto é, na prática, exactamente o contrário do velho e gasto slogan da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira: «Cuidar do herdado para deixar em legado!».

As promessas eleitorais de 2021,que já foram
promessas em 2017! Quantas delas foram
cumpridas, 6 anos depois!!!


As promessas eleitorais
da Junta de Freguesia
para a pateira!


Os sanitários públicos estão instalados no hangar de canoagem da ARCOR, nos termos de um protocolo de há 24 anos (em 1999), assinado entre a associação e a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
É a esta, pois, que cabe a sua manutenção!
É da sua responsabilidade total, a mais porque, sem custo algum, herdou o património da autarquia óisdaribeirense (e não foi pouco, entre meios financeiros e imobiliários), já em 2013 (e já lá vão 10 anos...), mas também as obrigações protocoladas e que parecem ignoradas pelos autarcas locais da actualidade.
Como é manifestamente evidente!
Incontestável!
Como acontece isto, pois, no principal local turístico da União de Freguesias e um dos espaços mais icónicos de toda a região?!
Bem poderia a Junta de Freguesia, por exemplo:
1 - Fazer adequada manutenção dos sanitários do hangar!
2 - Cumprir, no que respeita à pateira, as promessas eleitorais que já vem desde 2017 - ver imagem (que é de 2021). Por exemplo, a construção de balneários e wc´s na pateira!
E mais não dizemos!

- NOTA: Dir-nos-ao que andamos sempre a falar dos sanitários da pateira. É esse o drama. Não se resolve o assunto, por anos que passam seguidos. Por isso, temos de falar dele.
















Sem comentários: