terça-feira, junho 27, 2023

1 - ANO 2004, há 19 anos: Encontro de Família Reis com quase 500 pessoas! 2 - ANO 1880, há 143 anos: Manuel, irmão do regedor Manuel Fernandes Estima e avô de políticos! 3 - ANO 1930, há 93 anos: Pojecto da ponte ainda no... papel! 4 - ANO 1984, há 49 anos: Manuel Tavares e Adolfo Reis em nomes de ruas! 5 - ANO 2011, há 12 anos: Dupla de ucranianos campeões nacionais da ARCOR Canoagem!


O encontro da Família Reis juntou cerca de 500
descendentes do casal José Maria Alves Reis e
Felicidade Alves, a 27 de Junho de 2004

ÓdR há
19 anos!

1 - ANO 2004,
há 19 anos!
Encontro de Família Reis com quase 500 pessoas!

A Família Reis, descendente do casal José Maria Alves dos Reis e D. Felicidade, reuniu-se, em contraternização, a 27 de Junho de 2004, há 19 anos, na pateira de Óis da Ribeira.
O objectivo era (e foi) «proporcionar o conhecimento de muitas pessoas que, estando ligadas por laços de sangue, desconhecem em absoluto a sua relação familiar».
O casal José e Felicidade viveu na passagem do século XIX para o XX e, opelo menos, teve sete filhos.
1 - Bernardino, que foi pai de Jaime e Manuel Pinheiro dos Reis, residentes em Ois da Ribeira. Netos actuais: Maria Erminda (Aveiro/Óis) e José Bernardino (o dr. Zeca, falecido no Porto), filhos de Jaime. E Vasco Reis, já falecido, filho de Manuel e que residia em Travassô.
2 - Maria Rita: Casou na Piedade de Espinhel.
3 - Manuel: Também casou na Piedade.
4 - João: Casou na Silveira (Oiã).
5 - Ana: viveu em Óis da Ribeira. Netos actuais, filhos de Óscar Matos: Lucília (moradora em ÓdR), Madail (Fermentelos), Glorentina (Mourisca) e os já falecidos Armando (na Venezuela), Carlos, o Bigodes (Fermentelos), Cidália, Lúcia e Idília (Travassô).
6 - Conceição: casou com Manuel José da Costa, com os filhos Aldírio, Graça (Ernesto), Conceição, Ortélio, Fernando, José Maria, todos falecidos. Netos actuais, entre outros: Maria, Clélia, Leonildo, Danilo, Aldírio e Sérgio (Aldírio), Elisabete, Isolete e Rosália (Graça).
7 - Fernando: pai de Maria da Luz Resende, José (da Olívia), Cidalina e Maria Simões (Luz). Netos actuais, filhos de Luz: José Bernardino e Armando (falecidoa), Albano e Manuel (moradores em Lisboa), Maria, António e Laura Resende (em ÓdR) e Rui (em Travassô), José Augusto (no Brasil), Maria do Carmo e Maria Eugénia (de José), Rosa Maria, Dinis e Fátima (Cidalina) e José
Fernando e António (já falecidos), Fernanda e Armando Simões das Neves.
A lista está provávelmente incompleta. Seguramente faltarão outros nomes dafamília! 
David S. Santos

Os mais velhos eram
quase centenários !


O encontro teve participação de cerca de 500 pessoas, de Óis da Ribeira (a esmagadora maioria) e de freguesias por onde a família se espalhou aos longo dos tempos - casos de Espinhel, Travassô e Borralha (concelho de Águeda), Eirol (Aveiro) e Oiã e Troviscal (Oliveira do Bairro).
Uma delas, Rosa Anunciação dos Reis, veio de Malhapão, da freguesia de Oiã (Oliveira do Bairro), e já tinha 97 anos. Outra, Emília Rodrigues Gomes, moradora em Fermentelos, fazia 97 anos precisamente nesse mesmo dia.
- NOTA: O mais velho óisdaribeirense participante foi David Soares dos Santos, viúvo de Lucília Soares dos Reis, então com 92 anos e que faleceu aos 101 anos e 9 meses, a 16 de Outubro de 2012.
Manuel F.  Estima
Aniceto Estima


2 - ANO 1880,
há 143 anos !
Manuel, irmão do regedor
Manuel Fernandes Estima
e avô de políticos!

  O cidadão Manuel Fernandes Estima nasceu há 143 anos, a 27 de Junho de 1880, em Óis da Ribeira. Foi irmão de um regedor e avô de dois políticos e dirigentes associativos óisdaribeirenses contemporâneos.
Era filho Manuel Fernandes Estima, lavrador de Cabanões (do mesmo nome), e de Mariana Jacinta Estima, governanta de casa e de Óis da Ribeira. Irmão de Aniceto Fernandes Estima, que foi combatente da 1ª. Grande Guerra Mundial e falecido a 15 de Janeiro de 1929, quando era regedor de Óis da Ribeira, vítima da queda da parede da casa que construía, na viela do Benjamim, na Rua Manuel  Tavares (Cabo).
Ambos eram netos maternos de Manuel Fernandes e Ana Gomes, de Cabanões, e maternos de Manuel Ribeiro da Silva e Josefa Maria Gomes, de Óis da Ribeira..
Manuel casou com Maria Augusta Marcos dos Reis, de Óis da Ribeira, no dia 13 de Abril de 1921, e o casal teve a filha Maria Rosa, que casou com Manuel Baptista Duarte de Almeida e prematuramente faleceu - vítima de doença e a 9 de Março de 1934. Foi mãe dos irmãos Fernando (que fez 10 anos no dia do morte da mãe e faleceu a 6 de Novembro de 2019) e, mais novo, Arlindo Reis Duarte de Almeida - depois criados pelos avós maternos.
Fernando Reis era secretário de Junta de Freguesia de Óis da Ribeira no mandato presidido por Aires Carvalho e Santos e que coincidiu com o 25 de Abril de 1974. Foi candidato a presidente da Junta na Costa pelo CDS e em 1979. Foi presidente da direcção da ARCOR nos mandatos de 1997/1998 e 1999/2000.
Arlindo Reis foi membro da comissão administrativa da Junta, após o 25 de Abril, e presidente da primeira e segunda Assembleias de Freguesia eleitas, as de 1977/1979 e 1980/1982. Foi o primeiro presidente do conselho fiscal da ARCOR (1980/1982) e tesoureiro da mesma associação em 2001/2002.
- NOTA: Manuel Fernandes Estima faleceu a 1 de Janeiro de 1966, de doença a aos 86 anos, na casa onde residia com seu neto Fernando, na hoje Rua dos Aidos e que é propriedade de Manuel Soares dos Reis e Santos.

Moreira de Sá,
major e engenheiro

3 - ANO 1930,
há 93 anos !
Pojecto da ponte
ainda no... papel!

 O projecto da ponte de Óis da Ribeira sobreorio Águeda foi notícia há 93 anos, quando Moreira de Sá, autor do projecto, major na reserva e engenheiro civil, fez chegar a notícia de que «os encargos resultantes dos trabalhos da respectiva aquisição de material não seriam excessivos».
A notícia, citada do «Jornal da ARCOR» de Setembro de 1980, caiu muito bem entre os óisdaribeirenses do tempo, mas não se veio a confirmar e Moreira de Sá, que foi o primeiro director de Serviços de Engenharia da Câmara Municipal e Governador Civil substituto do distrito do Porto, foi dispensado e o projecto concluído pelos engenheiros Campos e Mendonça e um desenhador do Ministério das Obras Públicas e o entregaram à Câmara Municipal de Águeda que, por sua vez e em 1949, o mostrou em Óis da Ribeira para serem visto pela Junta de Freguesia e povo interessado.
- NOTA: A ponte, como sabemos, só viria a ser inaugurada a 25 de Maio de 1952, 22 ano depois deste «aviso» do engenheiro que iniciou o seu projecto.
Manuel Tavares
Adolfo P. Reis

4 - ANO 1984,
há 49 anos!
Manuel Tavares e Adolfo
Reis em nomes de ruas!

As placas das ruas Manuel Tavares (a antiga Rua do Cabo) e Adolfo Pires dos Reis (a do Viveiro) foram colocadas há 49 anos.
Manuel Maria Tavares da Silva distinguiu-se por ser dinamizador de várias obras de iteresse público (nomeadamente de culto religioso) e para as quais contribiu financeiramente, para além de auxílio às famílias mais pobres da freguesia. Foi presidente da Junta de 2 de Janeiro de 1960 a 4 de Abril de 1962. Nasceu a 9 de Dezembro de 1880 e era filho de João Tavares da Silva, artista, e de Maria Angélica dos Santos, governanta de casa. Faleceu a 5 de Abril de 1964. aos 83 anos e de doença.
Adoldo Pires dos Reis foi abastado comerciante em Setúbal e doou a sua residência da Rua do Vivero à Junta de Freguesia. Hoje e desde 2007 tristemente abandonada pela Junta de Freguesia.
Filho de Justino dos Reis e de Maria Rosa Pires Soares, de Óis da Ribeira, nasceu a 7 de Setembro e de 1898 e faleceu a 1 de Novembro de 1979, na freguesia de Nossa Senhora da Anunciada, na cidade de Setúbal. O seu corpo está sepultado no jazigo de família, no Cemitério Velho de Óis da Ribeira.
- NOTA: A atribuição dos nomes destes beneméritos foi decidida pela Assembleia de Freguesia liderada por Agostinho Tavares, por proposta da Junta liderada por Isauro Santos.


Valery e Volodymir

5 - ANO 2011,
há 12 anos!
Dupla de ucranianos campeões
nacionais da ARCOR Canoagem!
Valery Shuftakin, da ARCOR, venceu as provas de K1 Veteranos C e K2, esta com Volodymir Perekhodov - sagrando-se campeões nacionais de canoagem.
As provas decorreram em Vila Verde, no sábado e domingo de há precisamente 12 anos, e a ARCOR foi terceira classificada, por equipas - com 87 pontos. O vencedor foi o Clube Náutico de Ponte de Lima (120 pontos), seguido do Náutico do Prado (também 120).
As classificações foram as seguintes:
- K1 Veteranos C: Valery Shuftakin (1º. lugar), campeão nacional, 33 pontos; 3º.- Volodymir Perekhodov (30).
- K2 Veteranos C: Valery Shuftakin e Volodymir Perekhodov (1º. lugar), campeões nacionais.
- NOTA: Volodymir Perekhodov já faleceu, em data que não conhecemos. Também não sabemos da actual localização de Valery Shuftakin.

Sem comentários: