segunda-feira, janeiro 01, 2024

A Fonte de Santo António continua sem torneira e... sem água!




A fonte de Santo António, em dia de Ano Novo de 2024: com muito lixo e sem a torneira...
A fonte de Santo António está sem torneira
desde não se sabe bem quando. A imagem
é 1 de Janeiro de 2024. Hoje!

A fonte de Santo António
a 19 de Julho de 2020


O d´Óis Por Três começa o ano novo, o de 2024, com noticia velha: a Fonte de Santo António continua sem torneira.
E sem água!!!
A 19 de Julho de 2020, há quase 3 anos e meio..., já dávamos conta que o fontanário - localizado em zona turística muito particular e especial..., a da muito cantada  pateira! - continua(va) lamentávelmente esquecida pela Junta de Freguesia da (des)União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
Na altura, o manípulo da torneira tinha sido malvadamente partido e roubado por um qualquer selvagem e lá continua(va) então..., à espera de de ser recuperada.
«E de dar água a quem dela precisa, que é para isso que as fontes existem!», acrescentava o d´Óis Por Três.
Nunca foi recuperada, descumprindo-se, assim, o velho e estafado slogan da Junta de Freguesia da (des)UFTOR do presidente Sérgio Neves: «Cuidar do herdado, para deixar em legado».
Na verdade, não só não se cuidou do que se recebeu de executivos anteriores como, obviamente, não se vai deixar o que já não se tem.
A situação «piorou», aliás e entretanto: há largos meses (anos?) que desapareceu a torneira e nunca mais foi reposta.

A Fonte de Santo António já teve bem melhores
dias e até 2 pinheiros. A imagem é de 14/06/2014



A fonte foi mudada e
requalificada em 2003.
Há 20 anos!

A fonte foi requalificada, ou replantada, em 2003, há 20 anos, pela Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, presidida por Fernando Tavares Pires e recuperando a então (já) inexistente fonte que havia do outro lado da estrada e que foi soterrada pelo levantamento do troço que vai da capela à pateira.
A nova fonte já foi alvo de várias selvajarias, por exemplo o corte das árvores lá plantadas pela Junta de Freguesia de Óis da Ribeira. A da direita, na imagem.
«Agora, há mais de um ano, está sem poder fornecer água, simplesmente porque roubaram o manípulo e, por isso mesmo, ficou inutilizada», comentou o d´Óis Por Três a 19 de Juho de 2020, acrescentando que «uma Junta de Freguesia a sério e responsável minimamente, já há muito teria feito essa coisa tão simples como é recuperar a torneira».
Pois bem, ou mal..., nada disso foi feito.
«Certamente muito ocupada com as grandiosas obras que promete, o executivo esquece pequenas/grandes coisas como esta: recuperar a torneira da fonte de Santo António, coisa para custar meia dúzia de patacos - nada que se pareça com a panqueca que na tarde da última 5ª.-feira, dia 16 de Julho de 2020, ofereceu a dezenas de comensais, a comer à custa do erário público, na margem da pateira», comentou o d´Óis Por Três, a 19 de Junho de 2020.
«A fonte de Santo António sem água? Ora... o que interessa isso?!
Mas olhem que não é assim que se honra o legado herdado!»
, concluíamos há 3,5 anos.
Conclusão que, em lamento, hoje repetimos!

2 comentários:

Anónimo disse...

O autor destas e outras selvajarias já à muito que está identificado, senão não tinha ninguém para repetidamente acusar.

Anónimo disse...

Por aqui vamos estando atentos de muita coisa lá atrás (...) Ali adiante, na hora de fazer um balanço, o valor não estará nos cifrões, a contabilidade será outra: porque a derrota não é quando os outros ganham à gente na iniquidade, mas é quando desistimos nós mesmos.