terça-feira, agosto 27, 2024

- ANO 1896, há 128 anos: Prémio de Medicina para Albano Tavares da Silva e Cunha!

O dr. Albano Tavares da Silva Cunha


- ANO 1896,
há 128 anos!
Prémio de Medicina
para Albano Tavares
da Silva e Cunha!


O então futuro médico Albano Tavares da Silva e Cunha foi há 128 anos galardoado com o Prémio Barão de Castelo de Paiva, o único da cadeira de cirurgia operatória da Escola Médica Cirúrgica de Lisboa.
Natural de Óis da Ribeira, onde  nasceu a 25 de Dezembro de 1866, era filho do lavrador José Tavares da Silva (falecido em 1926) e de Maria da Graça Tavares da Silva e Cunha, governanta de casa, natural de Paradela e irmã de D. Manuel Baptista da Cunha, que foi Arcebispo Primaz de Braga.
A placa da rua de Portel
Albano Tavares, como era profissionalmente conhecido, casou em Portel, onde foi médico, a 27 de Novembro de 1897, com Maria do Carmo de Jesus Neves, de quem enviuvou a 22 de Abril de 1913.
O casal teve os filhos Maria do Carmo e Mário, este quase licenciado em medicina, quando faleceu, vítima de tuberculose e em Agosto de 1924, quase pai. A irmã faleceu de apendicite em Dezembro desse mesmo ano. 
Vivo, Albao Tavares casou em segundas núpcias com Elvira Amélia Macedo Souto, também em Portel e a 12 de Março de 1927, de quem também enviuvou, a 15 de Dezembro de 1952.
- NOTA 1: Albano Tavares era irmão, entre outros, do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha. Faleceu a 3 de Maio de 1959, em Portel - onde tem uma rua com o seu nome. Sobrinhos-netos residentes em Óis da Ribeira são os irmãos Maria de Lourdes, Porfírio e Fernando Tavares Pires (netos de Joaquim Augusto e filhos de Alda; e José, que já faleceu) e Maria Cecília (filha de Arménio) e o irmão Mário (que já faleceu).
- NOTA 2: Outros irmãos, foram Ana Maria, Ana Maria da Graça,  Maria Vitória e Emília - esta, mãe de Celeste (que foi esposa do regedor Edmundo Reis), avó dos irmãos Dinis, Claricee Armando Tavares dos Reis, os três já falecidos.

Sem comentários: