terça-feira, agosto 27, 2024

- ANO 1984, há 40 anos! A demolição de casas para o parque da Igreja de Óis da Ribeira !

 

O parque de estacionamento criado, em 1984 
e no espaço das casas de Silvério Reis

-
ANO 1984,
há 40 anos!
A demolição de casas
para o parque da Igreja
de Óis da Ribeira !

As casas onde actualmente se situa o parque de estacionamento do largo da Igreja de Óis da Ribeira foram demolidas no último fim de semana de há 40 anos, em 1984.
Propriedade do então emigrante Silvério Maria dos Reis, que estava o Brasil, foram adquiridas (assim como cabanais e logradouros) pela Câmara Municipal de Águeda, justamente para serem demolidas e ali criar um parque de estacionamento e um novo arruamento.
O parque e a rua que lá hoje existem. 
Na altura, já processava-se também o reasfaltamento de alguns arruamentos da freguesia que, ao tempo, recentemente tinham sido «esburacadas» pelas obras da primeira fase da instalação da rede de abastecimento de água.
- NOTA: O presidente da Câmara Municipal de Águeda era o dr. Denis da Cruz de Ramos Padeiro. O da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira era Isauro Carvalho de Almeida e Santos, já falecido.
- NOTA 2: A casa mortuária que se vê na foto (e a actual) foi construída no espaço onde foi a casa de Serafim Maria dos Reis, pai de Silvério e Celeste, antigo músico da Tuna de Óis da Ribeira e da Banda de Travassô. 

Sem comentários: