sexta-feira, outubro 11, 2024

A morte de Firmino Almeida e Santos!

Firmino Almeida e Santos
Firmino no dia dos 90
anos e com o filho Artur

 

O óisdaribeirense Firmino Almeida e Santos faleceu hoje, dia 11 de Outubro de 2024, aos 91 anos e no Hospital de Águeda.
Era filho de Laurentino Carvalho e Santos e de Delmira Framegas de Almeida, nasceu a 17 de Fevereiro de 1933 e e
ra irmão de Isauro, Puridade, Saudade e Floripes de Almeida Santos, já todos falecidos. Neto paterno do carpinteiro José Maria dos Santos e da agricultora Maria José Carvalho, neto materno dos lavradores Luís Henriques de Almeida e Rosa Framegas Alves, todos de Óis da Ribeira, na Rua Nossa Senhora de Fátima.
Firmino, em primeiras núpcias, foi casado com Maria Cecília Simões, natural de Fermentelos e falecida em Março de 1979 - mãe de seus dois filhos: Elisabete (Betinha, ausente nos Estados Unidos) e Artur Jorge Santos, morador em Óis da Ribeira.
Firmino Almeida Santos casou, em segundas núpcias e a 29 de Dezembro de 1979, com Maria Bernardina Dias da Fonseca, natural de Espinhel, onde ainda reside, filha de José Bernardino Simões da Fonseca e de Maria das Dores dos Reis. O casal não teve filhos.
O GTA da ARCOR em 2001, com
Firmino Santos à direita (de pé)


Actor amador e
ensaiador de teatro,
homem da cultura!

Firmino Santos esteve (e)migrado em Angola e Moçambique, trabalhou na área da construção civil e carpintaria e, auto-didacta, notabilizou-se como actor amador e principalmente como ensaiador de várias gerações de teatro de Óis da Ribeira.
Antes da fundação e também do GTA da ARCOR, já em 1979 e com a peça «O Titular Assassino» (que «transitou» do Grupo Artistas Unidos, estreada em 1978), logo depois «A Rosa do Adro» (já na associação). 
Os palcos e pela sua «mão» artística, tiveram dezenas de actores amadores de Óis da Ribeira. Foi uma vida dedicada à cultura popular, sem dela cobrar dividendos!
O funeral realizar-se-á em dia da próxima semana, em data a designar e dependente da chegada da filha e família, que viajarão dos Estados Unidos.
RIP!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Vi algumas peças ensaiadas por ele. Pêsames para a familia. Não sabia que tinha viuvo.