domingo, abril 06, 2025

- ANO 1908, há 117 anos: Padre José Bernardino entrou em Óis da Ribeira!


Padre José Bernardino
dos Santos Silva
A casa do padre José
Bernadino S. Silva


O padre José Bernardino dos Santos Silva entrou solenemente na Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira a 6 de Abril de 1908.
Há 117 anos!
Natural de Óis da Ribeira, onde nasceu a 8 de Junho de 1880, era filho do lavrador Manuel Tavares Duarte e de Maria José Santos Silva, governante de casa. Nasceu às 11 horas da manhã desse dia (de há 145 anos) e era neto paterno de João Tavares da Silva e de Maria Clara Duarte, neto materno do cirurgião José dos Santos Silva e de Ana Catarina Soares.
Celebrou Missa Nova na Igreja de Óis da Ribeira no Dia de Reis de 1903, aos 22 anos.
Sucessivamente, paroquiou na Trofa, depois em Óis da Ribeira , e também exerceu sacerdócio em Coimbra e no Estado do Espírito Santo, no Brasil, a nordeste do Rio de Janeiro - onde, por exemplo, iniciou a construção da Igreja da cidade de Muqui, dedicada a S. João Baptista.
Voltou a Portugal e foi Consultor Diocesano, pároco e Arcipreste de Águeda, quando o Papa Pio XI o elevou à dignidade de Camareiro Secreto, com o título de Monsenhor e Águeda, nessa altura, prestou-lhe «justa a eloquente homenagem».
Voltou a Santo Adrião de Óis da Ribeira, foi presidente da Comissão da Ponte e faleceu a 18 de Janeiro de 1964, de doença e às 21 horas, na sua casa de Óis da Ribeira, aos 79 anos.
 
- NOTA: A residência do padre José Bernardino era a da imagem que acima se vê. Ficava onde agora é o parque de estacionamento da ARCOR. Foi demolida em 2002 ou 2003.

Sem comentários: