domingo, abril 06, 2025

- ANO 1908, há 117 anos: Peça «As duas orfãs» para a festa de Santo António!

Manuel Tavares
Joaquim Tavares


O teatro é arte secular em Óis da Ribeira e sabemos que, a 6 de Abril de 1908, começou a ser ensaiada uma peça que viria a ser apresentada a 25 de Julho e junto à capela de Santo António.
Há 117 anos!
A peça (o drama como então se dizia) intitulava-se «A duas orfãs» e fez parte do programa das festas antoninas, rezando a história que nela «tomaram parte dos artistas de merecimento», os irmãos Tavares, e «ainda outros de reconhecido valor».
Irmãos Tavares seriam Joaquim e Manuel Maria.
Joaquim foi o fundador da loja O Escondidinho e do Café Império, modernamente conhecidopor Café da Celeste e/ou Café do Pires. E fundador, também, da Foto Tavares - que ficava onde agora é a Funerária Pateira, de seu bisneto Steven Tavares Pires.
Manuel Maria foi carpinteiro e esteve emigrado o Brasil e trabalhou e fez fortuna em Angola. Regressado a Óis da Ribeira, dinamizou e apoiou, por várias ocasiões e pelo menos a partir dos anos 40 do seculo XX, obras de requalificação da Igreja e capela de Santo António. Foi cidadão benemerente e o seu nome foi dado à antiga Rua do Cabo, a actual Manuel Maria Tavares da Silva.
O ensaiador foi o professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha, que no ano seguinte levou a cena a peça «Rainha Santa Isabel».


Sem comentários: