Edmundo Reis |
Celeste Tavares |
O último regedor de Óis da Ribeira, no período pré-25 de Abril, faleceu há 23 anos, no dia 12 de Dezembro de 1996. Aos 89 anos e de doença!
Edmundo (Pereira dos) Reis nasceu à meia noite do dia 9 de Junho de 1907 e era filho de Fernando Bernardino dos Reis e de Maria Anunciação Pereira, agricultores de Óis da Ribeira. Neto paterno de José Bernardino dos Reis e de Maria Angélica dos Reis, neto materno de António Simões de Carvalho e Ana Maria, todos de Óis da Ribeira.
Foi baptizado a 30 do mesmo mês de
Pe. Manuel
G. Almeida
|
da Ribeira mas «debaixo de condição, por duvidar do baptismo que lhe foi conferido em casa, em perigo de vida, por seu avô materno, António Simões de Carvalho», como se pode ver no seu registo baptismal.
O celebrante foi o padre Manuel Gomes de Almeida, pároco de Óis da Ribeira na altura, que lhe pôs os santos óleos na cerimónia religiosa. Os padrinhos foram Silvério Marcos dos Reis, seu tio paterno (de Edmundo), solteiro e comerciante, e Mariana Ludovina de Jesus, solteira, ambos de Óis da Ribeira.
O registo de baptismo de Edmundo Pereira dos Reis |
A família, a Igreja
2 a política !
Edmundo (Pereira dos) Reis casou-se a 6 de Julho de 1929, aos 22 anos, com Maria Celeste Tavares dos Reis e o casal morou na casa apalaçada da família, na Rua Adolfo Pires dos Reis (Viveiro). Teve os filhos Dália (que casou na Trofa) e Dinis, já falecidos, Clarice e Armando Tavares dos Reis. Netos residentes em Óis da Ribeira, na actualidade, são os irmãos Mário, Nelson e Isabel Tavares das Neves (filhos de Clarice), Carlos Manuel e António Manuel Almeida Reis (filhos de Dinis).
Além das funções de regedoria que exerceu na freguesia de Óis da Ribeira, foi dirigente local e concelhio de Águeda da extinta Acção Nacional Popular (ANP), o suporte político do regime de Marcelo Caetano, derrubado no dia 25 de Abril de 1974.
Originário de família muito devota, foi cristão praticante muito ligado à Igreja, colaborando sempre com a Paróquia e a Irmandade das Almas e de S. Miguel de Óis da Ribeira.
Edmundo Reis faleceu a 12 de Dezembro de 1996, aos 89 anos, e o seu corpo está sepultado no cemitério de Óis da Ribeira. RIP!!!
2 comentários:
Esse sr por sinal meu avô nunca se chamou Edmundo Pereira reis.o nome dele era apenas Edmundo reis. Pereira era o meu outro avô Valdemar
O senhor seu avô usou indistintamente o apelido Pereira, da parte da mãe, sua bisavó. Por isso, pusemos Pereira entre parentisis.
O facto de seu avô Valdemar Pereira dos Reis ter este mesmo apelido é uma mera coincidência.
Pedimos que, assim que puder, nos envie o programa do Concerto de Natal.
Para doisportres2@gmail.com
Muito obrigado.
d´Óis Por Três
Enviar um comentário