sábado, julho 19, 2025

- ANO 2011, há 14 anos: O Polo Educativo do Surpel ficou por... ser!


O Surpel de há 14 anos
O Surpel de 2025



A Comissão Política do PSD de Águeda emitiu, há 14 anos, um comunicado, nele afirmando «estranhar a decisão do executivo camarário no sentido de não construir o Centro Escolar Pateira Nascente». 
O Polo, recordemos, abrangeria as freguesias de Óis da Ribeira, Espinhel e Travassô, e a Junta óisdaribeirense, presidida por Fernando Pires e para o efeito, disponibilizou, o terreno do Surpel. 
O PSD de Águeda recordava que «a primitiva Carta Educativa, apresentada pelo executivo e levada a Assembleia Municipal, em Setembro de 2007, não continha este Centro Escolar e foi, na altura, chumbada». 
O projecto habitacional do Surpel

Assembleia Municipal
pediu explicações...

A Assembleia Municipal, entretanto, «elaborou uma proposta de nova Carta Educativa, que contemplava a construção do Centro Escolar Pateira Nascente, bem como o compromisso de se proceder a um estudo de modo a implementar um Centro Educativo que servisse a zona serrana»
«Foi esta Carta Educativa que veio a ser aprovada em Assembleia Municipal» e, foi dito, a que «melhor servia os interesses do concelho», disse o PSD, mas, contudo, «de uma forma a que nos vem já habituando, o Presidente da Câmara, unilateralmente e sem qualquer consulta ou discussão prévia, anunciou que não iria construir aquele Pólo Educativo»
Tal atitude «contraria a decisão tomada democraticamente pela Assembleia e, em termos práticos, acaba por impor a Carta Educativa que aquele órgão chumbou» e a CPC do PSD concluiu: «Assim e no interesse dos munícipes, suscitamos ao Presidente da Câmara de Águeda que esclareça quais as razões que o levaram a optar pela não construção do Polo Pateira Nascente, e não de um outro qualquer, fundamentando essa tomada de posição, uma vez que a população pretende ver esclarecida esta decisão».
- NOTA: Sabe-se hoje que não há Polo Educativo nenhum, nem quaisquer outras utilizações do espaço, que é local de despejo de diversos resíduos. Lembram-se que (ver a imagem) para lá chegou a ser anunciada a construção de habitações a preços controlados?

Sem comentários: