domingo, julho 20, 2025

O arranque (dito) próximo da nova dragagem da pateira!


A dragagem da pateira em 1992 e anos seguintes



O senhor presidente da Câmara Municipal de Águeda foi ontem ao VIII Capítulo da Confraria da Pateira, em Fermentelos, e lá reanunciou o arranque muito próximo da dragagem da lagoa.
Jorge Almeida é político perspicaz, tem dom de palavra e ali, diante de putativos eleitores, procurou garantir, sem esboçar um mínimo esgar de sorriso, que desta vez é que vai ser.
Uma draga na pateira (em 2003) 
Ainda há dias, como se pode recordar AQUI, anunciava ter  conseguido «a garantia de financiamento para vários projectos com intervenção nas zonas ribeirinhas do concelho e que totalizam um apoio, ao abrigo de diferentes programas europeus, na ordem dos 10,2 milhões de euros».

Mais milhões,
sobre milhões!...

No ponto que nos interessa, sublinhou o presidente que «o valor maior, de 4,5 milhões de euros, respeita ao projecto da dragagem da Pateira de Fermentelos».
«Trata-se de uma intervenção ambiental de grande importância que decorre no âmbito da nova entidade regional «Ria Viva», a sucessora da Polis Litoral Ria de Aveiro»
, disse Jorge Almeida, acrescentando que «vamos finalmente avançar com a dragagem da Pateira, algo que não acontece há mais de 40 anos».
Será que é mesmo desta vez que a «coisa» vai»?
A esmola parece ser grande e, quando assim é, o povo desconfia.
O presidente é presidente da Câmara há 8 anos e foi vice-presidente durante 12. Já antes tinha sido vereador por 4 anos!
Há, portanto, 20+4 anos que está em lugares cimeiros e decisórios da governação municipal.
Como este ano é ano de eleições autárquicas - serão a 12 de Outubro - ele que nos desculpe mas a grandiloquência destes anúncios deixam-nos algo cépticos.
Será que a notícia vai ser confirmada?
Vamos ver para... crer!
- NOTA: O presidente Jorge Almeida afirmou que «há mais de 40 anos» que não se fazem dragagens na pateira. Ora, não é bem assim: a última e grande dragagem foi em 1992 e anos seguintes. Há 33 anos, para menos e não para mais! Depois disso, mais ou menos, andou-se a encanar a perna à rã, com mais uma e mais outra dragas e várias mãos-cheias de anúncios incumpridos.

Sem comentários: