quinta-feira, fevereiro 05, 2026

- ANO 2019, há 7 anos: O Bloco de Esquerda e a defesa da pateira...


O BE esteve na pateira. À direita, o deputado Moisés Ferreira e Aníbal Saraiva
O candidato Aníbal Saraiva


O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) percorreu o distrito de Aveiro durante as suas jornadas parlamentares de 2019 e, a 5 de Fevereiro desse ano, esteve em Óis da Ribeira e na pateira.
Há 7 anos!
A comitiva bloquista era liderada pelo deputado Moisés Ferreira, que se fez acompanhar por Aníbal Saraiva, candidato a presidente da Junta de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira, e outros militantes, que alertaram para «a necessidade da despoluição e requalificação da lagoa», que é a maior lagoa natural da Península Ibérica e «tem um ecossistema único que é necessário preservar e valorizar». 
O Bloco de Esquerda, entretanto, já tinha dado entrada de uma iniciativa legislativa para que se eliminassem os focos de poluição da pateira e de um dos seus principais afluentes, o rio Cértima. Para isso, é preciso, precisou o BE, «intervir sobre as empresas poluidoras e sobre as estações de tratamento da Mealhada e de Anadia».
O BE, para além disso, pretende que «as autarquias dos concelhos da pateira façam também a sua parte na requalificação das margens e das zonas envolventes». 
«Não se compreende que a ceifeira não tenha funcionado durante todo o inverno e que, por causa disso, os jacintos estejam a invadir novamente a lagoa», denunciou o BE, acrescentando que «é preciso que se explique o porquê de não utilizar esta máquina durante tanto tempo». 
- NOTA: Entretanto e passados 7 anos, diríamos que as exigências bloquistas continuam actuais. É a vida!

Sem comentários: