José Pinheiro de Almeida |
O revolucionário Pinheiro, o barqueiro
Zebedeu e a sede da Tuna Musical !
1 - Ano de 1914,
há 106 anos !
José Pinheiro de Almeida,
o revolucionário e a Republica!
Nascido a 8 de Dezembro de 1878, em Óis da Ribeira, era filho da costureira Maria dos Santos Pinheiro e neto de José Ferreira Baeta e de Ana Maria dos Santos Pinheiro. Ao tempo sapateiro e carpinteiro, tinha 35 anos e era casado com Mariana de Jesus Viegas, a 7 de Setembro de 1901. O casal teve os filhos Porfírio e Severino (que faleceram em crianças), Eugénio e Elísio (que se fixaram em Viana do Castelo) e Alexandre - já todos falecidos.
Ao tempo, foi um revolucionário militante e activo, integrado no movimento que culminou na implantação da República. Há quem o associe à frustrada tentativa de, no Bussaco, prender o Rei D. Manuel II, num acção revolucionária comandada pelo capitão Viegas, de Malhapão, em Oliveira do Bairro.
José Pinheiro de Almeida faleceu, vítima de tuberculose, a 4 de Janeiro de 2019 e neto actualmente residente em Óis da Ribeira é Arménio Framegas Pinheiro de Almeida (filho de Alexandre), que mora na Rua Nossa Senhora de Fátima.
Zebedeu Costa |
2 - Ano de 2000,
há 20 anos !
Homenagem da Junta
ao barqueiro Zebedeu !
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira homenageou o barqueiro Zebedeu Alves da Costa a 30 de Setembro de 2000, há precisamente 20 anos, atribuindo o seu nome ao largo do rio, junto à que foi sua residência da Rua Adolfo Pires dos Reis - a do Viveiro e imediatamente a juzante da ponte do rio Águeda.
Zebedeu foi o ultimo barqueiro a assegurar a passagem de Óis da Ribeira para e de Cabanões, no rio Águeda - até à construção da ponte, inaugurada a 25 de Maio de 1952. O serviço era contratado com a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira e por arrematação pública. Entre outras obrigações, particularmente as horárias, tinha de ter duas embarcações disponíveis (para passageiros e carros) e ambas sempre limpas e bem assoalhadas
Tuna inaugurou sede na
A direção era presidida por Jorge Élio Framegas, que fez obras de restauro na que era a antiga residência do benemérito Adolfo Pires dos Reis (que a doou à Junta). O restauro do edifício teve custos na ordem dos 3000 contos (o equivalente a actuais 21.079,02 euros, segundo a equivalência da Pordata) e a Tuna teve apoio financeiro de 500 contos, que agora seriam 3.513,17 euros, da Câmara Municipal de Águeda.
Sem comentários:
Enviar um comentário