quarta-feira, setembro 20, 2023

1 - ANO 1964, há 59 anos: Homenagem da Trofa ao professor Luís Santos! 2 - ANO 2001, há 22 anos:Segurança Social nas valências da ARCOR! 3 - ANO 2006, há 17 anos: Orçamento da Junta rectificado na Assembleia! 4 - ANO 2011, há 12 anos: O Grupo de Teatro Amador da ARCOR! 5 - ANO 2017, há 6 anos: Comício dos Independentes Juntos em Óis da Ribeira! 6 - ANO 2021, há 2 anos: PS da UFTOR promete referendo sobre a agregação das freguesias!

 

A casa que foi do do professor Luís
Maria Almeida e Santos

 
Ódr Há
59 anos!

1 - ANO 1964,
há 59 anos!
Homenagem da Trofa
ao professor Luís Santos!

O professor Luís Maria de Almeida Santos foi homenageado por seus antigos alunos da Escola Primária da Trofa a 20 de Setembro de 1964. Há precisamente 59 anos.
A comissão era liderada por Dinis Saraiva e o almoço-cerimónia pretendia fazer, e fez, história e agradecer os 25 anos em que Luís Santos exerceu o seu professorado naquela localidade e freguesia do concelho de Águeda, lá prestando «bons serviços ao Estado e aos seus antigos alunos», deles recebendo uma salva de prata, com dedicatória especial - que, comovido, o professor Luís  agradeceu, assim como as elogiosas referências que lhe foram feitas pelos oradores da homenagem.
O professor Luís Maria de Almeida Santos nasceu 22 de Maio de 1896, há 127 anos, filho do professor Camilo Ferrão de Almeida Santos (que era natural de Carapinheira do Campo, em Montemor-o-Velho e exerceu em Óis da Ribeira e Cortegaça) e de Maria Teresa Almeida, governanta de casa e de Óis da Ribeira, filha de Jacinto Bernardo Henriques e de Joaquina Rosa Almeida. Irmão de José Ferreira de Almeida Santos (Branco).

A. Cruzeiro

Professor, correspondente
e republicano convicto !

Professor primário, animador político e correspondente de jornais de Águeda, iniciou a sua carreira docente na Escola Primária de Oiã, onde viria a conhecer Maria Emília Cruzeiro Gomes, sobrinha do escritor e poeta António do Cértima. A D. Mariquinhas.
O casal consorciou-se a 30 de Dezembro de 1921, há 100 anos e em Oiã, e foram pais de Henrique, Hélder e António Cruzeiro de Almeida Santos (Toninho) e Maria Estrela, já todos falecidos.
Exerceu largos anos na Escola Primária da Trofa, do que lhe adveio o cognome que o popularizou como «Trofas». Professou ideais republicanos e, como correspondente de jornais de Águeda, foi intensamente polémico, protagonizando acesas «guerras» jornalísticas com outros correspondentes locais e poderes instituídos de Óis da Ribeira - também sendo acérrimo promotor das belezas turísticas da pateira.
- NOTA: A sua residência (foto) foi herdada pelo filho António (Toninho), que, solteiro e sem família direta, a doou (e outros bens) a uma instituição religiosa - os Combonianos.

A ARCOR em 2001 e no espaço onde
agora é pastelaria Canela d´Óis


2 - ANO 2001,
há 22 anos!
Segurança Social nas
valências da ARCOR!

As valências sociais da ARCOR foram visitadas a 20 de Setembro de 2001, há 22 anos, por directores e técnicos da Segurança Social de Aveiro.
A associação iniciara o novo ano social a 4 de Setembro anterior e, segundo o «Jornal da ARCOR» de 30 desse mesmo mês, tinha 49 crianças: 11 na creche, 18 no jardim de infância e 20 no ATL.
A equipa de trabalho era formada pelas educadoras Almerinda Simões (creche) e Fátima Goulart (jardim de infância). o animador social João Caseiro e as colaboradoras Luísa Ferreira, Clara Santos e Judite Tavares (que ainda trabalham na associação), Sónia Silva e Rosa Rodrigues.
- NOTA: A visita da SS de Aveiro deste dia resultou na autorização para que o ATL passasse a funcionar na cave da sede da ARCOR, para o efeito requalificada e no edifício da que é agora sede da Tuna/AFOR.
Brasão de Óis
da Ribeira
Vital Santos e
Diamantino
Correia

3 - ANO 2006,
há 17 anos !
Orçamento da Junta 
rectificado na Assembleia!

A Assembleia de Freguesia de Ois da Ribeira aprovou, há 16 anos e por maioria, o orçamento rectificativo da Junta de Freguesia para 2006. Passou de 58 561 para 73 731,29 euros de despesas. 
Seriam agora perto de 80 000 euros, segundo o conversor da PORDATA.
Os dois eleitos da Lista Independente de Óis da Ribeira (LIOR) não a aprovaram. O líder Diamantino Correia abandonou os trabalhos na hora da votação e Vital Santos votou contra – ambos alegando «discrepâncias» nos números transitados do orçamento aprovado em Dezembro de 2005 e o rectificativo agora apresentado – que o presidente Fernando Pires justificou com a contabilidade do POCAL.
As principais alterações, em termos de despesa, tinham a ver com o pessoal (mais 2 500 euros, passando para 5 500), outros serviços (de 1 750 para 4 750), viadutos, arruamentos e obras complementares (de 15 000 para 35 000), num total, com outras rúbricas, de 34 631,29 euros. Isto é, o total de despesas passou de 39 100 para 73 731,29 euros.
- NOTA: Questão levantada pelo eleito José António Pires (PSD), pai de Alexandre Pires (PS), teve a ver com a planificada realização de actividades culturais e recreativas na pateira, pela Junta de Freguesia - tendo o presidente Fernando Pires explicado que não se realizaram, por razões de natureza financeira.
O Grupo de Teatro da ARCOR em 2011

4 - ANO 2011,
há 12 anos !
O Grupo de Teatro 
Amador da ARCOR!

O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR recomeçou, há 12 anos, os ensaios para a nova época cultural e ia continuar a apresentar a peça «O Gato», de Henrique Santana. 
E sabia-se também que já tem actuações marcadas para Santa Catarina de Vagos (23 Outubro), no FESTAZ2010 – V Festival Nacional de Teatro, em Oliveira de Azeméis (dia 30), no X Festival de Teatro em Eixo, organizado pelo Grupo Semente (a 13 de Novembro) e no Festival de Teatro em Milheirós de Poiares, em Santa Maria da Feira (dia 20).
O GTA da ARCOR estreara a peça no 20 de Fevereiro de 2010, com encenação de Leonildo  Costa e Catarina Aidos. Os personagens e respectivos intérpretes foram Paulo Gomes (Gato Pirilau e Carlos), Catarina Aidos (Tia Carlota), Victor Fernandes (Professor Novais), Isaltina Pires (Maria do Castro), António Prazeres (António de  Castro), Liliana Alves (Teresinha), Julieta Fernandes (Joaninha), José Manuel Gomes (Toni), Gil Branco (Ambrósio), António Reis (Romualdo) e Salomé Fernandes (Laura Barradas).
Os pontos foram Lurdes Fernandes e Carla Costa e o responsável pelo som e luzes foi e Rui Fernandes.
- NOTA: O Grupo de Teatro Amador (GTA) da ARCOR, está fora dos pacos desde 2012. Infelizmente e já lá vão 11 anos!
Brito Salvador, candidato do Juntos a presidente da Assembleia Municipal de Águeda,
intervindo no comício/sessão de esclarecimento de 20/09/2017, em Óis da Ribeira
Os presidenciais candidatos do Juntos: Jorge Almeida 
Câmara), Brito Salvador (Assembleia Municipal) e
Mário Martins (União de Freguesias de TravassÓis)


5 - ANO 2017,
há 6 anos!
Comício dos Independentes
Juntos em Óis da Ribeira!
 
Os candidatos do Juntos - o Movi-
mento Independente de Travassô e Óis da Ribeira (TravassÓis) falaram ontem, no comício da ARCOR, das suas intenções para o próximo quadriénio autárquico.
Mário Martins, que é recandidato a 
Candidatos do Juntos em Óis da Ribeira, a 17/09/2017,
em acção de pré-campanha eleitoral autárquica
presidente da Junta de Freguesias da União, assume-se como líder de uma equipa «renovada, jovem, motivada, coesa, competente e interessada» e acredita que com «o conhecimento aliado à competência e experiência», como se lê na pagela de intenções distribuída ao povo eleitor. 
«Vamos Juntos dar continuidade ao desenvolvimento desta União, com uma intervenção global e abrangente nos diversos domínios que determinam a qualidade de vida e bem-estar dos cidadãos», afirma Mário Martins.
A candidatura de ex-PS´s de TravassÓis é a única, das 4 em disputa eleitoral, sobre a qual se podem fazer comparações com o passado - na gestão do território da União de Freguesias. É a única que teve (tem) o poder e o exerce(u), por isso mesmo sobre se ele(s) podem fazer juízos de valor.
O d´Óis Por Três não os faz (nem deve fazer), pelo que apenas sugere a atenção dos eleitores para o crédito que todas as candidaturas terão a seus olhos e a seus votos.
- NOTA: O Juntos viria a eleger 4 candidatos. tantos quantos o PSD e um(a) do PS. O executibo não chegou a ser eleito e, após 11 sessões da primeira assembleia de Freguesia, o impasse resutou nas eleiçoes intercalares de 24 de Fevereiro de 2029.
Alexandre Pires. o candidato de Óis da Ribeira,
e Júlia Melo, a líder da lista socialista


6 - ANO 2021,
há 2 anos!
PS da UFTOR prometeu
referendo sobre a agregação
das freguesias!

A candidatura socialista da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) esteve em Óis da Ribeira, a 29 de Setembro de 2021, e anunciou ideias e projectos para a próxima legislatura autárquica local. 
A lista era liderada por Júlia Pinheiro de Melo e anunciou «a promoção de um referendo local sobre a agregação das freguesias, precedido de reuniões com a população para amplo esclarecimento».
A sessão foi considerada pela candidatura como «um momento muito bom, muito rico e profundo, uma sintonia num projeto que nos une, pelo “Caminho Certo”, e que, ainda segundo a candidatura, teve «uma mesa cheia de gente de bem, que quer o melhor para a nossa terra».
Intervieram, nomeadamente, Francisco Vitorino (candidato a presidente da Câmara), José Marques Vidal (presidente da Concelhia de Águeda), Gilda Côrte-Real (presidente da Mesa da Concelhia) e os candidatos locais António Augusto Fernandes, de Cabanões (nº. 3 da lista), Alexandre Resende Pires, de Óis da Ribeira (nº. 2) e Júlia Melo, cabeça de lista, de Travassô.
A sessão foi encerrada com a intervenção de Gil Nadais, antigo presidente da Câmara e agora candidato à presidência da Assembleia Municipal de Águeda.
A mesa da sessão de esclarecimento. Alexandre Pires, 
Júlia Melo. Gilda Corte-Real, Francisco Vitorino, José 
Vidal e António Augusto Fernandes

Referendo local sobre
a união de freguesias

A candidatura socialista da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) anunciou os seus projectos para apróxima legislatura autárquica local. 
A lista é liderada por Júlia Pinheiro de Melo e anunciou «a promoção de um referendo local sobre a agregação das freguesias, precedido de reuniões com a população para amplo esclarecimento».
A sessão decorreu no salão nobre da sede da União de Freguesias, em Óis da Ribeira, onde Júlia Melo disse ter 
A intervenção de Gil Nadais
como principal aposta «o bem-estar de todas as pessoas, dando voz às suas necessidades, desejos e expetativas para um melhor futuro, numa visão integradora e estratégica do potencial dos nossos recursos naturais e dos serviços promovidos pelas nossas organizações».
A vida tem sempre razões para nos fazer voltar… A vida tem sempre razões para nos fazer estar e participar… A vida faz-nos gostar de gostar da nossa terra e das suas gentes…», considerou a candidatura socialista de Travassô e Óis da Ribeira.
O manifesto político socialista travassÓisense está consagrado em 5 propostas principais: coesão económica, social e territorial, integração social e saúde, educação, formação e actividades de cidadania activa, movimento associativo e espaços públicos, mobilidade e ambiente.
Júlia Melo e Alexandre
Pires em cartaz de ÓdR

Comissão Social e 
promoção da economia

A criação da Comissão Social de Freguesia, é outro objectivo, para «concertar soluções». Também organizar uma comissão para acompanhar o processo de construção do novo Eixo Rodoviário Aveiro-Águeda, que é «relevante para os detentores de propriedades, onde será implantado, pretendendo-se um processo transparente e justo».
A criação de ciclovias e um serviço de transportes para quem não tem como se deslocar; a requalificação e manutenção dos bens públicos, impedindo focos de poluição, promovendo e dotando os parques de Almear, Senhora do Amparo e da pateira de Óis da Ribeira» são outros expectantes objectivos socialistas, para além da criação de «infraestruturas que incrementem a economia local, deixando retorno positivo nas freguesias».
«Estamos aqui para as pessoas, com dedicação e proximidade. Somos uma equipa com forte sensibilidade, participação cidadã e consciência democrática, de pessoas experientes e atentas aos desafios atuais, com vontade reforçada no projeto de crescimento a que nos propomos para o bem comum, estratégico, com transparência e igualdade, com compromisso pelas boas práticas na gestão autárquica», disse Júlia Melo, que pela terceira vez consecutiva se candidatava à presidência da Junta de Freguesia da UFTOR - em 2007 (eleita) e intercalares de 2019 (não eleita), sempre com o gerontólogo óisdaribeirense Alexandre Resende dos Reis Pires como nº. 2 da lista.
- NOTA: O PS de 2021 viria a eleger Júlia Melo, que não assumiu o mandato e foi substituída pelo óisdaribeirense Alexandre Pires, o segundo candidato da lista.

Sem comentários: