segunda-feira, setembro 25, 2023

1 - ANO 2004, há 19 anos: Hinos à ARCOR e a Óis da Ribeira! 2 - ANO 1883, há 140 anos: Passaporte para Ana Maria e filho Augusto para o Brasil! 3 - ANO 1980, há 43 anos: ARCOR renovou a sala de convívio! 4 - ANO 1998, há 25 anos: Lixo na pateira proibido pela Junta! 5 - ANO 2001, há 22 anos: Apoio à floresta e à agricultura! 6 - ANO 2014, há 9 anos: As obras da ponte de Óis da Ribeira! 7 - ANO 2017, há 6 anos: Comunita Saraiva eleito pelo PS e não pelo Bloco! 8 - ANO 2021, há 2 anos: ARCOR prepara futuro e recruta pessoal! O empréstimo bancário e a horta da ARCOR! Gabriela e Beatriz no Mundial de Canoagem!


Alfredo Oliveira
Capa do CD «É tão linda a minha
terra» de Alfredo Oliveira


1 - ANO 2004,
há 19 anos!
Hinos à ARCOR 
e a Óis da Ribeira!

O óisdaribeirense Alfredo Oliveira editou, em 2004, o CD «É tão linda a minha terra», com duas letras que escreveu e musicou: «Um Hino a Óis da Ribeira» e «ARCOR em frente», dedicados à freguesia e à associação.
A apresentação foi a 25 de Setembro desse ano: «Tinha este sonho e consegui realizá-lo, estou satisfeito e feliz», disse Alfredo Oliveira, na sessão de apresentação, que decorreu no restaurante «Pôr do Sol».
O solista foi Hercílio de Almeida, com coro formado por Mariana Almeida e Andreia Almeida (dele netas), Catarina Marques e Lilia Reis, com direção musical de Tiago Abrantes (também clarinetista) e os músicos Gil Abrantes (saxofone alto), Brian Carvalho (trompete), Renato Salgado (bombardino), Abílio Liberal (tuba), Gilberto Figueiredo (acordeão) e Rui Figueiredo (percussão).
Os arranjos foram do capitão Amílcar Morais.
«É para a freguesia, ninguém me fica a dever nada», disse, então, o emocionado Alfredo Ferreira, que em 2013 e na festa dos seus 70 anos, teve prenda de família, com a edição de um livro do poemas, de sua autoria: «É tão linda a minha Terra», compilando temas sobre a freguesia natal, entre outros.
- NOTAAlfredo Ferreira de Oliveira faleceu a 13 de Dezemnbro de 2020, nos Cuidados Paliativos de Ílhavo, aos 77 anos. Nasceu a 9 de Fevereiro de 1943 e deixou viúva Deolinda Correia Nunes e era pai da médica Vera Lúcia Nunes de Oliveir RIP!!!na pateira em 1998; apoio à agricultura e floresta em 2004!
Passaporte de Ana e Augusto


2 - ANO 1883,
há 140 anos !
Passaporte para Ana 
Mariae filho Augusto 
para o Brasil!

O Governo Civil de Aveiro emitiu a 25 de Setembro de 1893, há precisamente 140 anos, passaporte para a óisdaribeirense Ana Maria de Conceição, nele incluindo o seu filho Augusto Videira da Conceição, de 11 anos de idade.
O registo de passaporte tinha o nº. 1340 desse ano e Ana Maria era costureira, não sabia ler e escrever e tinha 28 anos. Era filha de Joaquim Videira, de altura regular, cabelo, olhos e sobrolhos castanhos. O filho, de 11 anos, tinha cabelo louro, media 1,38 metros de altura e olhos castanhos.
- NOTA: Provavelmente, mãe e filho ir-se-iam juntar ao marido e pai (porventura lá a viver), mas mais nada sabemos desta família de emigrantes, nem de quem, em Óis da Ribeira e actualmente deles será familiar descendente.
Sede da AFOR e que foi da Junta e da ARCOR

3 -  ANO 1980,
há 43 anos!
ARCOR renovou a
sala de convívio!

O bar da ARCOR fo renovado há 43 anos, por intervenção de um grupo de jovens associados.
A notícia vinha no «Jornal da ARCOR» de 23 de Dezembro de 1980 e assinalava que «foram feitas algumas alterações, a comodidade é bastate mas evidente e, como que em jeito de prémo, a concorrência dos associados tem sido bastante elevada».
O bar, ou sala de convívio, licalizava-se ma cave da sede da Junta de Freguesia, cedia arasede da assciação. O mesmo edifício (na foto) onde actualemte funcioma a sede da Tuna/AFOR.
- NOTA: A direcção arcoriana era presidida por Celestino Viegas, com o secretário António Framegas e o tesoureiro Custódio Ferreira, que, com Manuel Conceição (Russo) e Raúl Silva (já falecidos), Armando Morais e Fausto Ferreira asseguravam o funcionamento diário do espaço.
A pateira (vista aérea)


4 - ANO 1998,
há 25 anos !
Lixo na pateira
proibido pela Junta!

 O despejo de lixos nas margens da pateira de Óis da Ribeira foi oficialmente proibido a partir do dia 25 de Setembro de 1998, há 25 anos. Como se fosse necessário... proibir.
O edital tinha data de 25 de Setembro desse mesmo ano e falava em «qualquer espécie de lixo nas margens da pateira». 
Outra proibição do executivo autárquico era a de prenderam bateiras às árvores da Junta de Freguesia plantadas na margem ribeirinha da lagoa. 
- NOTA: A Junta de Freguesia, ao tempo, era presidida por Fernando Tavares Pires, com o secretário Manuel Almeida (Capitão) e o tesoureiro Rui Fernandes. Executivo que se manteve ate 2003 - ano da União de Freguesias.


5 - ANO 2001,
há 22 anos !
Apoio à floresta e
à agricultura!

O Ministério da Agricultura organizou, a 25 de Setembro de 2001, há precisamente 20 anos e em Óis da Ribeira, uma acção de esclarecimento sobre apoios à floresta e agricultura.
O técnico José Matos, quadro superior do Ministério, considerou na altura que era «de todo o interesse a participação de produtores, nomeadamente para ficarem a conhecer os procedimentos a efectuar, em cada situação».
A acção decorreu na sede da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira (actual sede da Tuna/Associação Filarmónica de Óis da Ribeira), ao abrigo do Programa Operacional Regional AGRIS.
- NOTA: O Programa AGRIS tinha financiamento do III Quadro Comunitário de Apoio - Portugal 2000/2006.

6 - ANO 2014,
há 9 anos!
As obras da ponte
de Óis da Ribeira !

A foto é do última sexta-feira e, provavelmente, já estará ligeiramente desactualizada, no dia de hoje.
E da grua que, no sítio do antigo aterro, está a abrir os buracos para os pegões da ponte. Disseram-nos lá que faz poços de mais de 20 metros e, aliás, basta olhar para o enorme braço perfurador. Disseram-nos também que, por causa da chuva, os trabalhos tem sido lentos e ate já pararam. Vamos sonhar que o inverno não vai ser madastro e não vai parar as obras.
- NOTA: A ponte, depois de ua paragem das obras e muitos embaraos, só viria a ser inaugurada a 14 de Outubro de 2017, embora aberta ao tráfego no dia 16 de Outubro de 2016.

 

Apresentação de Aníbal Saraiva na página oficial da CDU
de Águeda. Foi eleito uma vez para a AFOR. Não duas.

Em cima, a CDU em campanha por TravassÓis


7 - ANO 2017,
há 6 anos!
Comunita Saraiva eleito
pelo PS e não pelo Bloco!

A CDU de Águeda apresentou Aníbal Marques Saraiva na sua página oficial de facebook, identificando-o como primeiro nome da Lista à União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira e integrante da lista à Câmara Municipal de Águeda. 
O que é verdade.
Também é verdade que é comerciante em Óis da Ribeira. Sobre ser activista desde os dez anos de idade, foi de quê?, ou do quê?.O facebook da CDU diz também que é sócio da Associação Académica de Coimbra há mais de 40 anos e dos Bombeiros Voluntários de Águeda. Nada a opor, embora devamos reparar que, afinal e levando em conta esta informção curricular oficial, não é sócio de nenhuma das instituições de TravassÓis. E há várias! Mas, pronto, cada coisa é o que é.
A corrigir, todavia, é o facto de ser apresentado como eleito para a Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira em dois mandatos. O que não é verdade.
Saraiva candidatou-se a presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira em 2001 (pelo PS) e em 2005 (pelo Bloco de Esquerda). No primeiro caso, como candidato socialista, teve 87 votos e foi eleito para a AFOR, mandato que exerceu. No segundo, como bloquista, teve apenas 30 votos e não foi eleito. Isto, é dos livros.
Ter sido eleito uma ou duas vezes, nada afectará a sua votação em 2017, como é evidente. É só uma questão de rigor, tanto que a propaganda a CDU fala em «trabalho, honestidade e competência».
- NOTA: A CDU, em 2017 e com Aníbal Saraiva, viria a ter 27 votos (1,92%) dos 1 404 que entraram nas urnas das três mesas da UFTOR.

A sede centro social da ARCOR
O presidente Estima Reis na tomada de posse dos 
órgãos sociais da ARCOR, a 15 de Maio de 2021

8 - ANO 2021,
há 2 anos!
ARCOR prepara futuro
e recruta pessoal!

A ARCOR está a recrutar um(a) técnico(a) superior de serviço social para o seu quadro de pessoal, dando prioridade a candidatos com experiência profissional em instituições particulares e solidariedade pessoal (IPSS).
O(a)s interessado(a)s no lugar, a tempo inteiro, podem inscrever-se pelo e-mail: geral@arcor-ipss.pt, ou contactar a associação pelos telefones 234629 818 e 913 392 524.
A direção presidida por José Bernardino Estima Reis, empossada a 15 de Maio deste ano e para um mandato de 4 anos, continua, entretanto, com «várias acções em curso, para tentar recuperar a ARCOR».
Acções que, já em Junho, o presidente da direção, em nota então enviada ao d´Óis Por Três, informava que eram «a nível conjuntural e estrutural» e nomeadamente «reuniões com a Segurança Social, autarquias e outras instituições».
«Quando tivermos resultados práticos, informaremos. O caminho faz-se andando...», disse Estima Reis, a esse tempo.

A horta da ARCOR
 
O empréstimo bancário
e a horta da ARCOR !

O d´Óis Por Três consultou as redes sociais e, de então para cá, sabe-se que:
1 - A assembleia geral aprovou, por maioria, a contração de um empréstimo bancário, ao abrigo de uma linha de apoio especial relacionado com a COVID 19 e tendo em vista a requalificação do centro social, que não teve manutenções desde que,em 2005, foi concluído. Há 16 anos.
2 - As obras andarão a ordem dos 300 000 euros, nos termos de uma estudo feito pelo engº. Luís Ferreira, ex-membro de uma direção de Manuel Soares. Foi dito nessa AG extraordinária.
«As instalações estão bastante degradadas. Não foi feita manutenção, ou muito pouca. Temos de ir buscar dinheiro...», disse o presidente Estima Reis, precisando que serão até 250 000 os euros que a ARCOR irá contrair como dívida, para requalificar o edifício. Foram 150 000.
3 - A escritura do financiamento bancário, entretanto, já foi assinada, com a Caixa de Crédito Agrícola do Baixo Vouga.
4 - A unanimidade aprovatória do voto foi quebrada pela abstenção dos associados Maria Rosário Cadinha e pelos ex-dirigentes Manuel Soares (ex-vice-presidente da direção e ex-presidente da direção e da assembleia geral) e Paulo Santos (ex-vogal da direção e presidente e vogal da assembleia geral).
5 - A 19 de Julho, uma segunda feira, um grupo de voluntários iniciou a plantação da horta da ARCOR: Isaura Soares, Dulce Viegas, Fernanda Reis, António Costa e Idílio Ferreira.
6 - As valências sociais continuaram a funcionar normalmente e expecta-se a criação de nova(s). A direcção trabalha nesse sentido.
7 - A 7 de Julho, a associação anunciou estar a recrutar colaboradores para as áreas de cozinha e valências de centro de dia e serviço de apoio domiciliário.
8 - A Secção de Canoagem, a 8 de Agosto, lançou a o projecto Pateira - Náutica de Lazer.

Gabriela Resende e, à direita, Beatriz 
Oliveira. Atletas internacionais da ARCOR 
Canoagem, com o treinador Miguel Viegas

Gabriela e Beatriz no
Mundial de Canoagem!

A ARCOR Canoagem teve intensa actividade neste período, que é também de expectativa quanto às mais que anunciadas obras de ampliação do hangar.
9 - A ARCOR Canoagem amealhou títulos nacionais: Gabriela Resende (vice-campeã de C1, juniores, 500 metros), Beatriz Oliveira (K1 juniores, 200 metros), Hugo Costa (KL2, em 5000 metros), Ana Almeida/Sofia Almeida (Veteranos A, 5000), Veteranos A de K4 (masculinos, António Brinco, Pedro Carvalho, André Santos e Sérgio Varela, e femininos, Ana Almeida, Sofia Almeida, Eliana Soares e Lúcia Moreto), Veteranos B, em K4 (António Monteiro, Paulo Gomes António Costa e João Ferreira), Pedro Carvalho e Andre Santos (4° .título consecutivo de K2, 1000 metros), irmãs Beatriz e Mariana Oliveira (vice-campeãs K2 juniores em 500 metros.
O clube sagrou-se campeão nacional de veteranos por equipas e esta listagem pode(rá) estar incompleta, do que nos penitenciamos.
10 - As canoístas Beatriz Oliveira e Gabriela Resende (na foto e ambas juniores) disputaram o campeonato do mundo de sub-23.
Gabriela foi 9ª. na Final A de C2, juniores, 200 metros, fazendo equipa com Ana Pereira, do Ponte de Lima. Beatriz Oliveira foi sexta na Final B de K1 juniores, oitava na Final A de Juniores mistos, 200 metros, fazendo equipa com André Veiros, do CC de Ovar.
O tempo de hoje é de expectativa e fé no futuro. E confiança na liderança de Estima Reis, que, sejamos justos, ainda não teve tempo para mostrar resultados.
- NOTA: O presidente José Bernardino Estima Reis, infelizmente, viria a falecer, de doença, a dia 29 de Dezembro de 2021, na sua residência do Porto. RIP!!

Sem comentários: