quinta-feira, setembro 07, 2023

1 - ANO 1947, há 76 anos: Junta de Freguesia inaugurou uma sede! 2 - ANO 1898, há 125 anos: O benemérito Adolfo Pires dos Reis! 3 - ANO 1899, há 124 anos: A comerciante Gracinda de Almeida Reis (Tavares)! 4 - ANO 1901, há 122 anos: O casamentro do pollítico e revolucionário republicano José Pinheiro de Alneida! 5 - ANO 1980, há 43 anos! Eleições da Casa do Povo com apenas três eleitores!- 5 - ANO 1980, há 43 anos! Eleições da Casa do Povo com apenas três eleitores!6 - ANO 2007, há 16 anos: Orquestra Juvenil da Tuna nas Jornadas da Junta! 7 - ANO 2012, há 11 anos: Ruas mal sinalizadas, sim/não senhor! 8 - ANO 2012, há 11 anos: Água da AdRA é de boa qualidade! 9 - ANO 2013 há 10 anos: O estrado da rulote do sr. Nelson! 10 - ANO 2017, há 6 anos: Cartaz do Bloco de Esquerda já foi reposto! 11 - ANO 2017, há 6 anos: A apresentação dos candidatos do PS! 12 - ANO 2020, há 3 anos! ARCOR em 21º. lugar no Campeonato nacioal de fundo de canoagem! 13 - ANO 2021, há 2 anos! Bloco de Esquerda com cartaz eleitoral em Óis da Ribeira!


Notícia da inauguração, na
revista da Junta de ÓdR

Benjamim Soares
de Freitas
ÓdR há
76 anos!


1 - ANO 1947,
há 76 anos!
Junta de Freguesia
inaugurou uma sede!

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira inaugurou uma sede, a então chamada Casa da Junta, a 7 de Setembro de 1947, há precisamente 76 anos.
Localizava-se na agora Rua Jacinto Bernardo Henriques (da Ponte), mais ou manos entre as casas de Maurício Anjos e a de José Vicente.
O programa começou com o hasteamento de uma Bandeira Nacional Portuguesa, nova, enquanto a Tuna Musical tocou o Hino Nacional. O monsenhor José Bernardino dos Santos Silva elogiou as Juntas de Freguesia (a actual, desse tempo, e a anterior), que «não se pouparam a trabalhos e sacrifícios para poderem erigir esta pequena casa, que representa para a freguesia um grande monumento».
Autoridades públicas, apenas estiveram a Junta de Freguesia, o regedor Manuel Maria dos Reis e o ajudante do Posto de Registo Civil local (Armando Resende), que ladearam monsenhor José Bernardino na presidência.
A sessão teve corte de fita e foi também de regozijo por o Ministro das Obras Públicas ter visitado Óis da Ribeira e «o local onde se deve construir a ponte», no dia 5 anterior.
O presidente da Junta de Freguesia era Benjamim Soares de Freitas, com o secretário Arnaldo Rodrigues de Figueiredo e continuando Manuel Soares dos Santos (Lopes) como tesoureiro. A anterior teve o professor Joaquim Augusto como secretário.
A sede da Junta foi demolida em Dezembro de 1951, «por ordem da Câmara Municipal», que expropriou «uns casebres anexos, afim de desobstruir a estrada de ligação à ponte» - onde hoje é a Rua da Ponte, ou Jacinto Bernardo Henriques. O trabalho foi executado João Simões de Carvalho (Caçarolo), José Pereira dos Santos, José Maria Rodrigues de Almeida (Padeiro) e Invêncio Viegas, já todos falecidos e que pelo serviço levaram 72$50. 
- NOTA: O orçamento da Junta de Freguesia, para 1952, foi aprovado a 23 de Dezembro de 1951 e era de… 601$75. Mas que grande fartura!
A casa doada por Adolfo Pires dos Reis e
agora degradada e abandonada pela Junta

Adolfo P. Reis

2 - ANO 1898,
há 125 anos!
O benemérito Adolfo
Pires dos Reis!

O benemérito óisdaribeirense Adolfo Pires dos Reis nasceu a 7 de Setembro de 1898, há 154 anos e pelas 5 horas da manhã.
O nascimento ocorreu na casa dos pais, que eram Justino dos Reis e Maria Rosa Pires Soares, ambos agricultores e moradores na Rua do Viveiro - que agora tem o seu nome. Era neto paterno de Domingos Francisco dos Reis e de Rosa Maria Estima, materno de Joaquim António Pires Soares e de Maria Rosa Soares, todos de Óis da Ribeira.
Sobrinhos-netos residentes ou com ligações directas a Óis da Ribeira são Júlio (filho de Celeste e morador em Perrães e os irmãos Delfim e Carlos Alberto, já falecidos), a professora Maria José e José Pires Tavares, este morador em França (filhos de Bernardete), Higino e Carlos Manuel (de Manuel Augusto). Entre outros.
Adolfo Pires dos Reis, em data indeterminada, mudou-se para Setúbal, onde foi comerciante e figura prestigiada. A 2 de Julho de 1921, aos quase 23 anos, casou com Maria Nazaré Pires dos Reis, também de 23 e também de Óis da Ribeira, filha de Manuel Joaquim Pires dos Santos e de Rosa Angélica Reis. Que faleceu a 22 de Julho de 1942. A 12 de Fevereiro de 1950, casou-se em segundas núpcias, e no Santuário de Fátima, com Irene Augusta Baptista, de Setúbal, que assumiu o apelido Reis e viria a falecer a 2 de Julho de 1964.
Adolfo Pires dos Reis faleceu a 1 de Novembro de 1979, aos 81 anos. Os corpos dos três (ele e esposas) estão sepultados na capela de família do Cemitério Velho de Óis da Ribeira.
- NOTA: A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, em data que não conseguimos apurar, atribuiu o seu nome à antiga Rua da Viveiro, onde se localiza a sua residência (a da foto) que, por testamento, doou à Junta de Freguesia, já foi sede da Tuna e 
agora está abandonado pela autarquia. Esta e anteriores, sem respeito pelo benemérito e pelo património público
O edifício do (antigo) Café Império, Escondidinho,
residência Funerária Pateira, a antiga Foto
 Tavares, ao lado da Igreja 

3 - ANO 1899,
há 124 anos
A comerciante Gracinda
de Almeida Reis (Tavares)!

A comerciante óisdaribeirense Gracinda de Almeida Reis (Tavares, na foto ao lado)) nasceu a 7 de Setembro de 1899 e faleceu a 16 de Abril de 1976.
Filha de Manuel Joaquim de Almeida e de Maria  José dos Reis, casou a 12 de Julho de 1918 com Joaquim Tavares da Silva, comerciante que criou o Escondidinho (loja de mercearia, agora o Escondidinho da Núria, bisneta, pelo seu casamento com Steven Pires, neto do filho Dinis), o Café Império (agora encerrado e conhecido ultimamente como Café da Celeste ou Café do Pires e Tasca do Ti Costa) e a Foto Tavares (casa de fotografia que ficava onde agora é o armazém e a Agência Funerária Pateira).
O casal teve os filhos Eurico, Dinis e Durval, já falecidos, e Gracinda enviuvou a 11 de Abril de 1956, continuando a actividade comercial com a nora Celeste (que foi esposa de Dinis).
- NOTA: Estes estalecimentos correspondem ao que agora são explorados pelo bisneto Steven dsa Reis Tavares Pires (funerária Pateira e armazém) e esposa (Escondidinho da Núria),.
José Pinheiro
de Almeida


4 - ANO 1901,
há 122 anos!
O casamentro do pollítico e 
revolucionário republicano 
José Pinheiro de Alneida!

óisdaribeirense José Pinheiro de Almeida foi um dos heróis aguedenses da implantação da República e integrava o «comando» que, alguns dias antes do 5 de Outubro de 1910, se preparava, sem conseguir, para prender o Rei D. Manuel II.
O Rei estava no Bussaco e o grupo republicano aguardava na Pampilhosa ordens de Lisboa para a detenção do monarca. Grupo que tinha a cumplicidade do capitão Viegas, oficial da guarda do Rei que residia no Malhapão, em Oliveira do Bairro.
José Pinheiro de Almeida nasceu a 11 de Dezembro de 1978 e era filho da costureira Maria dos Santos Pinheiro, foi carpinteiro e sapateiro de profissão e casou, aos 22 anos e a 7 de Setembro de 1901, hoje se fazem 120 anos, com Mariana de Jesus Viegas, também de 22 anos e jornaleira,  filha de Rosa Florinda Viegas, todos de Óis da Ribeira. 
O casal teve 5 filhos: Porfírio e Severino (que faleceram ainda crianças), Eugénio e Elísio (que moraram e faleceram em Viana do Castelo) e Alexandre (em Óis da Ribeira). 
Neto residente em Óis da Ribeira, filho de Alexandre, é Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, morador na Rua Nossa Senhora de Fátima. - Ver AQU
- NOTA: José Pinheiro de Almeida é trisavô paterno de Mariana Soraia dos Reis Pinheiro, que em 2021 foi a segunda candidata da lista do CDS/PP + Independentes para a União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.


5 - ANO 1980,
há 43 anos!
Eleições da Casa do Povo
com apenas três eleitores!

As eleições para a Casa do Povo de Águeda realizaram-se a 7 de Setembro de 1980 e, em Óis da Rieira, apenas 3 eleitores votaram: Agostinho Tavares, Arlindo Reis e Celestino Viegas.
A mesa de voto estava instalada na sede da Junta e formada exactamente çpor estes 3 cidadãos. Agostinho Tavares, já falecido, Arlindo Reis e Celestino Viegas eram presidentes, ao tempo e respectivamente, da Junta de Freguesia e Assembleia Geral da ARCOR, da Assembleia de Freguesia e da direção da ARCOR.
- NOTA: Já ao tempo de há 43 anos os óisdaribeirenses pareciam cansados de tantas eleições. terá sido por isso, não sabemos.


6
 - ANO 2007,
há 16 anos
Orquestra Juvenil
da Tuna nas Jornadas
da Junta !


Há 16 anos, o tempo de ha 16 anos foi tempo de Jornadas Culturais da Junta de Freguesia e o d´Óis Por rês aqui deu nota delas.
Assim:
«A Orquestra Juvenil da Tuna de Óis da Ribeira actua amanhã á noite nas Jornadas Culturais da Junta de Freguesia 2007 - com um concerto no coreto do parque da pateira, ás 21,30 horas.
O programa começa com jogos de futebol (16 horas), no polidesportivo da ARCOR; continua com um desfile de charretes (17) e conclui com karaoke (23).».
- NOTA: A Orquestra Juvenil da Tuna, que agora 
é Orquestra Filarmónica de Óis da Ribeira, deixou de ter actividade - o que foi (e) uma pena. Ainda teve um «prolongamento» em 2014 quando, de surpresa e no aniversário da Tuna foi apresentada e muito aplaudida a Orquestra Ligeira - a OLTOR. Que queria «evoluir e preparar músicos», tinha «apenas mês e meio» e era dirigido por Luís Bonifácio.

7 - ANO 2012,
há 11 anos!
Ruas mal sinalizadas,
sim/não senhor!

As ruas da vila de Óis da Ribeira, vistas há 11 anos, pelo d´Óis Por Três e assim: 
«A esmagadora maioria dos opinadores da sondagem do d´Óis Por Três é de opinião que as ruas de Óis estão mal sinalizadas, algumas delas até sem placas que as identifiquem. E a de entrada sul da freguesia, que aqui se vê na foto, é disso um péssimo exemplo.
Como já aqui foi dito, este tipo de sondagens é muito aleatório, mas indica, de todo o modo, a tendência de opinião da comunidade ribeirense.».
- NOTA: Ainda há poucas semanas deste ano de 2022 que decorre, uma placa da Variante do Surpel esteve derrubada semanas seguidas.

8 - ANO 2012,
há 11 anos!
Água da AdRA é de
boa qualidade !


O d´Óis Por Três, há 11 anos, anunciava que «a qualidade da água para consumo humano distribuída pela AdRA em Óis da Ribeira é pura».
Isto, continuando, segundo o relatório do 2º. trimestre de 2017, desta empresa do Grupo Águas de Portugal.
Assim:
«Todas as zonas de abastecimento foram controladas», refere o relatório, acrescentando, porém, que na Zona de Abastecimento AGD 2 (a que serve Óis da Ribeira) e registou «um incumprimento do valor paramétrico» (turvação), mas «a averiguação de causas foi inconclusiva».
A repetição da amostragem e da análise «demonstrou que a eventual não conformidade deste parâmetro se deveu a situação pontual, que não teve continuidade ao longo do tempo».
- NOTA: As variações de parâmetro (esta e outras) foram os termos de lei, 
obrigatoriamente comunicadas à ERSAR e Delegações Concelhias de Saúde.


9 - ANO 2013
há 10 anos!
O estrado da rulote
do sr. Nelson!

A rulote do sr. Nelson tem um novo espaço e até ganhou estrado, como o d´Óis Por Três teve ocasião de ver AQUI, no blog dos Prosélitos do BTT. 
Sim senhor, tempo de eleições dá para fazer muita coisa, até estes arranjos urbanísticos, com um estrado para a esplanada do comerciante local, que assim pode dar muito melhores condições aos clientes - que ali, e na sombra das árvores, melhor poderão apreciar a pateira e a beleza que Deus lhe deu.
- NOTA: O ano de 2013 também foi ano de eleições, o que deu um jeitaço para o arranjo do estrado. Não há nada melhor, na verdade, que anos de eleições. O bar actual, com outra exploração, tem mobiliário da... Junta de Freguesia


10 - ANO 2017,
há 6 anos!
Cartaz do Bloco de
Esquerda já foi reposto!

O cartaz eleitoral do Bloco de Esquerda (BE), oportunamente colocado num poste de electricidade na Rua Benjamim Soares de Freitas, logo à saída do Largo do Centro Social, em Óis da Ribeira, já foi reposto.
O primeiro cartaz (imagem) apareceu caída na valeta, do último sábado sábado para domingo - dia 1 para 2 de Setembro de 2017 - sem se conheceram as causas. Foi o vento, foi uma má aplicação do material, foi mão humana? Terá sido um acto de vandalismo eleitoral! 
Provavelmente, nunca se chegará a saber, mas com uma certeza, todavia: não há tradição em Óis da Ribeira, e felizmente, de quaisquer incidentes desta natureza. Desde que há memória da realização de eleições autárquicas ou nacionais.
- NOTA: Ver mais política, apresentação dos candidatos do PS, no «Memórias d´Óis» de hoje
Os candidatos do PS em TravassÓis: Elsa Correia, Elsa Correia, António Augusto
Fernandes, Pedro Santos, Júlia Melo, Alexandre Resende Pires, Ana Sofia Framegas,
Romeu Fernandes e João Rodrigues
Escola Primária de Óis da Ribeira


11 - ANO 2017,
há 6 anos!
A apresentação dos
candidatos do PS!
 
A apresentação dos candidatos do PS à Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira está marcada para sábado à noite, dia 9 de Setembro de 2017 e às 21,30 horas, na antiga escola primária.
O convite dirigido às«estimadas e estimados» - presume-se que conterrâneos(as) e/ou eleito-
res(a) de TravassÓis, - indica que a cerimónia terá participação de Paulo Seara e da deputada ribei-
rense Carla Tavares, respectivamente candidatos à presidência da Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Águeda, que, diz o convite, «nos honrarão com a sua presença».
«Contamos consigo, unidos e em cooperação» é a chave final do convite dos candidatos socialistas. De Óis da Ribeira, recordemos que são Alexandre Resende Pires (nº. 2 da lista), Ana Sofia Framegas (4ª.), Romeu Fernandes (6º.), Rosa Lina Almeida (9ª.), Rúben Santos (11º.), Carlos Alberto Reis (13º.) e Soraia Gonçalo (15ª.).
- NOTA: Ver apontamento sobre os cartazes do Bloco de Esquerda (BE) no «Os dias 7 de Setembro d´ÓdR» de hoje.


12 - ANO 2020,
há 3 anos!
ARCOR em 21º. lugar no
Campeonato nacioal de
fundo de canoagem!

A ARCOR foi 21ª. classificada, entre 49 equipas, do Campeonato Nacional de Fundo de Canoagem, que se disputou no último fim de semana no Centro de Alto Rendimento (CAR) de Montemor-o-Velho.
A formação óisdaribeirense apresentou-se com 32 atletas e as classificações, para além das já aqui noticiadas, foram as seguintes:
- K1 iniciados: 47º.-Leandro Pinho Pereira (no C/R).
- K1 iniciadas: 33ª.-Carolina Castro.
- C1 cadetes femininos: 12ª.-Gabriela Resende.
- K1 infantis: 22º.-Francisco Cadinha; 42º.-Rodrigo Silva Ferreira; e Duarte
Santos Fernandes, 47º. no C/R.
- C1 infantis: 13º.-Tiago Carvalho da Cruz.
- K1 cadetes: 20º.-Leonardo Melo; 37º.-Leonardo Moreto; 51º.-Dinis Araújo; 52º.-Alexandre Graça Gomes; 59º.-Eduardo Araújo.
- K1 cadete femininos: 10ª.-Mariana Carvalho de Oliveira; 18ª.-Beatriz Oliveira; 30ª.-Margarida Abrantes.
- C1 juniores: 30º.-Fernando Guimarães.
- C1 cadetes: 15º.-David Soares.
- K1 seniores: 34º.-Clife Pedro; André Coelho desistiu.

ARCOR Canoagem

 Ponte de Lima venceu
entre 49 equipas !


O Clube Naval de Ponte de Lima venceu por equipas, com o total de 4 605 pontos. No pódio, ficaram também o Náutico do Prado, em segundo lugar (3780) e o GCDR de Gemeses, de Braga, terceiro (3 265).
Quando aos clubes de canoagem do distrito, classificaram-se: 7º.-Sporting Clube de Aveiro (1 129 pontos); 10º.-Saavedra Guedes, de Pardilhó, (918), IDEC, de Cacia (555); e 21ª.-ARCOR, de Óis da Ribeira (377). Em 44º. lugar e último, ficou o Clube Náutico de Portimão (49).
- NOTA: Qual será a razão por que nunca é vista a bandeira da AROR que aqui mostramos e foi criada expressamente para ser hasteada? Alguém sabe dizer? É que nunca é vista!
O cartaz do Bloco de Esquerda no largo do Centro Social
 


Os 3 primeiros candidatos do bloco
de Esquerda em TravassÓis

13 - ANO 2021,
há 2 anos!
Bloco de Esquerda com
cartaz eleitoral em Óis
da Ribeira!

O Bloco de Esquerda também já tem cartaz eleitoral em Óis da Ribeira. No Largo do Centro Social da ARCOR e junto aos mastros das bandeiras. 
A lista para a União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira é liderada por Romeu Fernandes, de 31 anos e técnico de electrónica. Natural de Óis da Ribeira, onde reside, foi candidato do PS nas eleições autárquicas de 2017,  como nº 6 da lista de Júlia Pinheiro de Melo, desvinculou-se dos socialistas em Novembro de 2017 (tal como Rúben Santos e outros).
Foi, com Rúben Santos e Diana Moreira, um dos dinamizadores, em Novembro de 2017, do agora inactivo movimento «Mais Por Óis». É casado com Diana Moreira, sobrinho de Carlos Fernandes (Teco) e primo de Gabriel Pires, candidatos da lista bloquista de 2021. E bisneto de Aldírio Soares da Costa, que foi preso da PIDE e  regedor de Óis da Ribeira no imediato pós-25 de Abril. Sobrinho-neto dos irmãos Leonildo Costa (1989) e Danilo Costa (1979, 1982 e 1989) que respectivamente, foram candidatos do PSD e do PS. Ele próprio (Romeu) foi candidato do PS em 2017.
A nº. 2 é Catarina dos Santos Reis, tradutora e de 39 anos, que «emigrou» da CDU e também tem relações familiares em Óis da Ribeira, de onde era seu avô paterno, Gomercindo Reis, pai do professor Nuno Reis (morador em  Travassô) e irmão dos já falecidos Valdemar (alfaiate) e Nilzalina Gomes dos Reis.
A terceira da lista é Sónia Vidal, de 21 anos e natural de Travassô, trabalhando como auxiliar de ação direta numa instituição da União de Freguesias. Vive em Travassô mas frequentou a já fechada Escola Primária de Óis da Ribeira e a ARCOR.

Rúben Santos
Diana Moreira


Óis da Ribeira com
mais 4 candidatos !


A lista bloquista travassÓisense incluiu mais 4 candidatos de Óis da Ribeira, entre os 9 primeiros
Os seguintes:
- RÚBEN SANTOS: Rúben Joel Ferreira dos Santos, de 30 anos e licenciado e mestrado em engenharia química, trabalha na CIRES, em Estarreja.

Gabriel Pires
C. Fernandes
É filho de Carlos Ribeiro do Santos e Fernanda Isabel Ferreira de Jesus (já falecidos) e neto de Manuel Arsénio dos Santos e de Maria Emília Vieira Ribeiro, do Bairro Alto, na Rua Nossa Senhora de Fátima. Candidato do PS em 2017, foi 11º. da lista de Júlia Pinheiro de Melo, desvinculou-se dos socialistas em Novembro de 2017 (tal como Romeu Fernandes). Foi, com Romeu Fernandes e Diana Moreira, um dos dinamizadores, em Novembro de 2017, do movimento «Mais Por Óis», já inactivo.
- CARLOS FERNANDES: Carlos Alberto da Costa Fernandes (Teco), de 60 anos e trabalhador da construção civil, tio paterno de Ro
meu Fernandes. Neto de Aldírio Costa e sobrinho de Leonildo e Danilo Costa. Já foi candidato da APU de Vital Santos, a actual CDU, em 1985 (em 4º. lugar da lista), da CDU de Aníbal Saraiva em 2017 (8º.) e do Bloco de Esquerda do mesmo Aníbal Saraiva, em 2019 (10º.).
O tio paterno Victor Fernandes da Silva foi candidato do PS nas primeiras eleições autárquicas, em 1976 e na lista de Isauro Santos, a vencedora (6º. lugar).
- GABRIEL PIRES: Gabriel da Costa Pires, de 18 anos e estudante, filho de Ernesto Fernando de Almeida Tavares Pires e Ana Isabel Lopes da Costa.
É debutante da política, primo de Carlos Fernandes e Romeu Fernandes e neto materno de Danilo Soares da Costa. Sobrinho-neto de Fernando Pires, do PSD e presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira de 1994 a 2013. É trineto paterno do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha, que foi secretário da JF de 1943 a 1945, no Estado Novo.
- DIANA MOREIRA: Diana Moreira Martins, licenciada em sociologia, de 29 anos e responsável de armazém, é comissária da coordenadora concelhia de Águeda e da distrital de Aveiro do Bloco de Esquerda. É natural da Borralha e residente em Óis da Ribeira, casada com Romeu Fernandes. É a segunda da lista de candidatos do BE para a Assembleia Municipal de Águeda. Foi, com Romeu e Rúben, uma dos dinamizadores, em Novembro de 2017, do movimento «Mais Por Óis». - Ver AQUI
- NOTA: O Bloco de Esquerda teve 32 votos nas duas freguesias da UFTOR, não elegendo qualquer candidato.

Sem comentários: