quarta-feira, outubro 09, 2024

- ANO 1905, há 119 anos: A morte de Jacinto, pai de Joaquim Tavares da Silva, o 1º. director do Hospital de Águeda!



- ANO 1905,
há 119 anos !
A morte de Jacinto, pai de
Joaquim Tavares da Silva, o 1º.
director do Hospital de Águeda!


O comerciante óisdaribeirense Jacinto Tavares da Silva faleceu a 9 de Outubro de 1905, há 119 anos. Era pai do médico Joaquim Carvalho da Silva, na foto ao lado, que viria a ser o primeiro director clínico do Hospital Asylo Conde Sucena, o actual Hospital de Águeda.
Filho do lavrador José Tavares da Silva e de Ana Maria Soares, governanta de casa, Jacinto era neto paterno de Manuel Roque das Neves e de Berta Tavares, neto materno de Jacinto Luís e Maria(na) de Freitas. Foi baptizado a 5 de Junho de 1825 e casou com Antónia Francisca Lopes, de Alquerubim - de quem enviuvou em 1894.
Oriundo de família pobre, mesmo assim tornou-se comerciante de sucesso e criou uma mercearia em Óis da Ribeira, que foi desenvolvendo de forma gradual e sempre crescente.
Bom administrador dessa casa comercial, chegou, imagine-se, a deslocar-se a pé ao Porto, para lá fazer negócios e assim poupar custos.
- NOTA: Jacinto Tavares da Silva, já viúvo, faleceu aos 80 anos e está sepultado no Cemitério Velho de Óis da Ribeira, em jazigo de família, que, por dever testamental do filho, é cuidado pela Misericórdia de Águeda.

1 comentário:

Anónimo disse...

A minha avó sempre arranjou esse jazigo depois a minha mãe e agora eu, sem saber a razão! O que aprendo neste blogue!!!🙏🙏