domingo, janeiro 25, 2026

- ANO 1980, há 46 anos: A primeira assembeia geral da ARCOR!

A ARCOR Futebol em 1980. De pé, Zé Edgar, Carlos Marques, Zé Melo, Fernando Suarez, Zé
Celestino Viegas, Diamantino  Correia e Zé Ferreira. Em baixo, António Vicente, António 
Framegas, Jorge Marques, Manuel Almeida (Capitão), Custódio Ferreira e Zé Pires

A primeira edição do
«Jornal da ARCOR»
ARCOR 1979


A primeira assembleia geral da ARCOR reuniu-se a 25 de Janeiro de 1980, há precisamente 46 anos, para votar as contas da comissão instaladora (as de 1979) e preparar o primeiro acto eleitoral - o do dia 1 de Fevereiro seguinte.
A reunião decorreu na sede - na cave da antiga Junta de Freguesia, logo a seguir à ponte e agora  da Tuna /AFOR - Associação Filarmónica de Óis da Ribeira e onde funciona o bar da comissão de festas.
A comissão instaladora era liderada por Celestino Viegas, o presidente, com António Framegas (o secretário) e Custódio Ferreira (o tesoureiro), que viriam a ser eleitos para a primeira direcção da associação, precisamente nestas mesmas funções. 
O trio de comissários apresentou, então, receitas de 197 044$50 e despesas de 94 584$00, contas que foram aprovadas por unanimidade na referida assembleia geral. Seriam agora, e segundo o conversor da PORDATA, qualquer coisa como, a valores de hoje, de respectivamente, 15.100 e 7.250 euros. Um saldo positivo de 7.850 euros!
Eram outros tempos e já lá vão números de há 46 anos.
Custódio Ferreira e Celestino Viegas,
tesoureiro e presidente da direcção,
com um prato e emblema da ARCOR


António Framegas

Ano de 1979 cheio
de actividades !

O ano fundacional da ARCOR, o de 1979, há 47!!!..., registou variadas actividades, delas ressaltando o teatro, que apresentou a peça «Rosa do Adro» (pelo grupo da associação) e peças infantis (pelo Grupo de Teatro do Orfeão de Águeda), um festival de folclore e uma revista popular, concertos musicais, exposição etnográfica, cinema, atletismo, xadrez e futebol (ganhou o torneio de Casal de Álvaro), reviveu tradições populares e religiosas (a ladaínha quaresmal, por exemplo).
A Tuna Musical, ao tempo (ano de 1979) com actividades suspensas, reorganizou-se expressamente para participar na festa de Santo Adrião, padroeiro da Paróquia, e, depois, na de S. Martinho.
Outra iniciativa da ARCOR, nesse tempo de há 47 anos, foi o início do Levantamento de Cidadãos Deficientes e Condições de Vida da População, executado por um grupo de enfermagem do Hospital Pediátrico de Coimbra - com o objectivo de criar o então denominado Centro de Apoio à Infância. Trabalho que foi concluído em 1980 e foi coordenado pela Bela Vista - Centro Integrado de Águeda.
A associação criou também uma escola de música (que funcionava numa sala da escola primária) e publicou a primeira série do «Jornal da ARCOR» - de publicação trimestral, como se poder recordar na imagem. E
 promoveu a realização de vários programas na Rádio Renascença.

Sem comentários: