domingo, maio 15, 2022

* Os dias 15/05 em ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: Dia da Mãe foi festa na ARCOR ! Piscina eleitoral do ano de... 2007! O professor com prémio nacional ! Casas abandonadas e desertificação em Óis da Ribeira! A política ribeirense de pai para filho(a) - 12!

«Dia da Mãe» na ARCOR de 2007
ARCOR há
15 anos!

Dia da Mãe foi festa na ARCOR !

Há 15 anos e já com algum atraso, o d´Óis Por Três reportava a festa do «Dia da Mãe» na ARCOR.
Assim: 
«Dia da Mãe foi este ano celebrado na sexta-feira, dia 4 de Maio - com um variado conjunto de actividades, de que é exemplo o que se vê acima. Damos a nota com algum atraso, mas só agora tivemos conhecimento, na imprensa de Águeda - da qual retirámos a foto, com a devida vénia».
- NOTA: O link indicado já está desactivado e não sabemos, não nos lembramos de quem era. Certamente seria de algum dos dos jornais de Águeda. Ou das redes sociais da ARCOR.


Piscina eleitoral
do ano de... 2007!

A «Tertúlia Literária» nº. 185 do d´Óis Por Três» de há 15 anos falava de propostas eleitorais.
Assim:
- «Estive a reler as propostas eleitorais de 1997 e, imagina, não consegui chegar até ao fim...», disse o d´Ois.
- «Nem eu, tem piada... Perdi-me pelo meio e fui para a piscina que então foi prometida...», disse o Três.».
- NOTA: A tal piscina já vinha prometida dessas tais eleições  autárquicas de 1997, há 25 anos, e, como todos sabemos, ainda não foi construída. Nem certamente será, dizemos nós - que não a prometemos.

O professor com
prémio nacional !

Um professor de Óis da Ribeira premiado a nível nacional foi tema da «Pergunta d´Ós» de 1 de Maio de 2007. Era a nº. 55 e respondia à nº. 4, cpm nova questão.
Assim:
- O professor de Óis da Ribeira que em meados do século XX ganhou um prémio nacional foi Camilo Ferrão. Avô de António Cruzeiro e dos irmãos Luís, António, Benjamim e Maria.
- Pergunta de hoje: quem é o actual presidente da Assembleia de Freguesia de Ois da Ribeira? Diremos amanhã.
- NOTA: O professor Camilo Ferrão
 Gomes Ferrão dos Santos foi o vencedor, em 1905, há 117 anos, do primeiro prémio de um concurso histórico aberto pela revista ilustrada da vida portuguesa «A Nossa Pátria», dirigida por Alberto Bessa.
Casas abandonadas na Rua Manuel Tavares
ÓdR há
10 anos!


Casas abandonadas e
desertificação em Óis da Ribeira!

A desertificação e as casas abandonadas em Óis da Ribeira foram tema do d´Óis Por Três de há 10 anos, a 15 de Maio de 2012.
Assim:
«O d´Ois Por Três tem particular gosto pela Rua do Cabo, oficialmente a Rua Manuel Tavares - embora não tenha nenhuma placa a identificá-la. Por lá demos algumas quedas e aprendemos a andar de bicicleta e alguns dos nossos primeiros passos também por lá foram dados.
No domingo, ao fim do almoço e dando um passeio que nos levou ao largo do cruzeiro e rua do Viveiro, pelos campos e até à capela de Santo António, demos conta de uma série de casas abandonadas - para além de outras que, não estando abandonadas, não são habitadas.
A foto mostra quatro delas, todas seguidas: as que foram de Manuel Baptista, Mário Duarte, Manuel Duarte e duas irmãs, todos falecidos. Quis saber e a de Manuel Baptista será da filha Marta, que também é dona da das  duas irmãs (tias dela). A de Mário Duarte é de uma filha que mora em Travassô (Arlete). A de Maria Duarte é de Manuel Capitão. Todos os actuais donos moram em casas próprias e mais abaixo, à direita, há também a que foi de Élio Reis e deve ser actualmente da viúva, que vive com as filhas.
A rua tem mais casas desabitadas, pelo menos as que foram de Amílcar Framegas, João Santos (Cosme), Jaime Reis, Valdemar Reis, José Neves, Jacira Melo e José Rodrigues. E outras em bom estado, mas desabitadas: Joaquim Tavares, António Berna, Maria do Céu, Hernâni Framegas e Alexandre Pinheiro, pelo menos.
Será isto a que se chama desertificação?».
- NOTA: O tema, infelizmente e 10 anos passados, continua mais ou menos actual. As casas da foto desse tempo e hoje recordada disso são exemplo. 
Largo do Centro Social e a placa comemorativa dos 500 anos do Foral Manuelino de Óis da
Ribeira. Atrás, cor de rosa, o edifício de Aníbal Marques Saraiva, que foi candidato do PS
 (2001) e do Bloco de Esquerda (2005) à presidência da Junta de Freguesia
Aníbal M. Saraiva foi
do PS, do BE e da CDU
ÓdR há
5 anos!

A política ribeirense
de pai para filho(a) - 12!

As heranças familiares de políticos de Óis da Ribeira continuaram a ser historiadas a 15 de Maio de 2017, há 5 anos e desta feita dedicada ao Bloco de Esquerda.
Assim:
«O Bloco de Esquerda apresentou-se em Óis da Ribeira nas eleições autárquicas de 2005. Foi a única vez. O candidato foi Aníbal Marques Saraiva, o quarto não natural a candidatar-se à presidência da Junta de Freguesia.
Aníbal Saraiva era repetente, aliás, pois 4 anos antes apresentara-se como candidato do PS, em ambos os casos perdendo para o PSD de Fernando Pires.
Socialista em 2001, teve 87 votos (contra os 370 de Pires). Em 2005, pelo Bloco de Esquerda, teve votação menor, com apenas 30 votos - contra os 334 do PSD e os 123 da LIOR.
Lurdes Cadinha
Natural de Mourisca do Vouga (Trofa), radicou-se em Óis da Ribeira nos anos 80 do século XX, como comerciante, e, do que se conhece, nenhum dos elementos das suas listas de candidatos - as de 2001 e de 2005 (ou de qualquer outra, na história das autárquicas locais ribeirenses, de antes ou de depois) - terá laços familiares com ele.
Há uma excepção, todavia, a confirmar a regra: a esposa Maria Clara Melo Bastião foi a 12ª. candidata da lista do Bloco de Esquerda (BE) em 2005. 
As duas listas de candidatos autárquicos lideradas por Aníbal Saraiva estão indicadas AQUI, com mais 8 fotografias e varias outras personalidades.».
- NOTA: Aníbal Marques Saraiva voltou a ser candidato a presidente da Junta de Freguesia, neste caso da UFTOR, nas autárquicas de 2021. Só foi eleito em 2001, quando era socialista. A filha Ana Saraiva foi candidata do Bloco de Esquerda nas eleições intercalares de 2019.

Sem comentários: