segunda-feira, maio 16, 2022

* Os dias 16/05 de ÓdR, há 15, há 10 e há 5 anos: Fim de Semana Cultural da Tuna Musical em 2007! Junta de Freguesia e diaconado católico! Orquestra Sinfónica do Conservatório de Aveiro! A política ribeirense de pai para filho(a) - 13 ! - A Família Correia, do avô à neta!

Cartaz da Semana Cultural
da Tuna de Óis da Ribeira

A Tuna d´ÓdR
há 15 anos!


Fim de Semana Cultural
da Tuna Musical em 2007 !

O d´Óis Por Três, há 17 anos, noticiava a realização do «Fim de Semana Cultural» da Tuna de Óis da Ribeira.
Assim:
«A Tuna de Óis da Ribeira vai organizar nos próximos dias 2 e 3 de Junho mais uma edição das jornadas culturais, inseridas nos festejos do seu 110º. aniversário.
A iniciativa inclui um Fim de Semana Cultural, contando novamente com a já tradicional «Festa do Peixe» e este ano também uma novidade: a “Manhã do Pescador”.
O programa será o seguinte:
* Dia 2, sábado: Festa do Peixe, com peixe da pateira frito, a partir das 11 horas; às 16,30, actuará o Grupo de Cantares do Silveiro; às 21,30 horas, as pessoas presentes poderão dar um pezinho de dança, com o Duo «Os Únicos».
* Dia 3, domingo: «Manhã do Pescador», com início às 7,30 horas e final às 12; 9 horas: missa campal; 16 horas: Grupo Folclórico do Carregal; 17 horas: Mini concertos pela Tuna e Orquestra Juvenil.
Os interessados em participar na Manhã do Pescador deverão fazer a sua inscrição, até dia 30 de Maio, junto a qualquer membro da direção ou pelo telefone 914535112.
«A Tuna de Óis da Ribeira deixa desde já o convite a todos quantos queiram aparecer neste Fim de Semana Cultural, que será mais uma vez realizado no Parque da Pateira de Óis da Ribeira, junto ao coreto», referiu a direcção, ouvida por SP.».
- NOTA: O texto e foto foram retirados DAQUI. um site que está desactivado e já não conseguimos identificar. A Festa do Peixe, neste moldes, foi interrompida em 2020 e 2021,  devido à COVID 19.

Amor, mulheres
de dois maridos !


A «Tertúlia Literária» de 16 de Maio de 2007, há 15 anos, tinha o nº. 186 e falava de amores novos e mulher e dois maridos. Como assim?
Assim:
«- «Hoje nem me apetece falar. Estou assim a modos que meio apaixonado...», comentou o d´Óis, passando uma unha pelo nariz.
- «Tás assim caidinho, como a outra, a mulher de dois maridos e um noivo?!...», perguntou o Três.».
- NOTA: A piada tertuliana deveria ter destinatário (e tinha) mas não dá, agora, para explicar melhor o que se passa(va).
Manuel Soares


Junta de Freguesia
e diaconado católico !


Há 15 anos, o d´Óis Por Três falava de política local e de religião na sua «Pergunta d´Óis» nº. 56.
Assim:
«- O actual presidente da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira é Manuel Soares (foto), eleito na lista do PSD. Respondida a questão de ontem.
- Quem é o único diácono de Óis da Ribeira em exercício? Responderemos amanhã.».
- NOTA: As duas personalidades citadas são familiares, por afinidade matrimonial de um deles (já entretanto falecido)
Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música de Aveiro
A Tuna d´Óis
há 10 anos !

Orquestra Sinfónica do 
Conservatório de Aveiro !

Há 10 anos, a notícia do d´Óis Por Três de 16 de Maio de 2012  era a do concerto que a Tuna Musical de Óis da Ribeira ia realizar no salão cultural a ARCOR.
Assim:
«A Tuna de Óis da Ribeira vai organizar um concerto com a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música de Aveiro, dirigida pelos maestros Tiago Abrantes e Domingos Lopes.
O espectáculo está marcado para na noite do próximo sábado, dia 19 de Maio, às 21,30 horas, e decorrerá no salão cultural da ARCOR, com entradas livres. O repertório inclui obras de Verdi, Mozart, Massenet, Respighi, Bizet e Elgar.».
- NOTA: A direção da Tuna Musical era presidia por António Horácio Pires e o maestro ja era António Bastos Tavares (o actual). A notícia citava um link - DAQUI - que já está desactivado, por razões que desconhecemos.
Diamantino Alves Correia (LIOR), Vital de Oliveira Almeida Santos (APU/CDU) e Eugénio
dos Reis Pinheiro (CDS): três ribeirenses que foram candidatos à presidência da
Junta de Freguesia. Juntaram-se na LIOR em 2005 e no PS em 2013.

Diamantino A. Correia
ÓdR há
5 anos!

A política ribeirense de
pai para filho(a) - 13 !
- A Família Correia, do avô à neta!

As singularidades dos parentescos políticos de Óis da Ribeira continuavam a ser tema, há 5 anos, do d´Óis Por Três de 16 de Maio de 2017.
Assim:
«Diamantino Alves Correia protagoniza um caso singular da política autárquica local de Óis da Ribeira: Já foi presidente da Assembleia de Freguesia e tesoureiro de uma Junta de Freguesia, eleito pelo PSD; candidatou-se a presidente do executivo na liderança de uma lista independente - a LIOR - e, actualmente, é membro da Assembleia de Freguesia, eleito numa lista do PS, partido de foi candidato em 2009 (4º. da lista) e em 2013 (5º. lugar).
O pai, Custódio Lopes Correia, foi tesoureiro da Junta de Freguesia anteriores ao 25 de Abril. A filha Daniela foi candidata do PS em 2009.
Política de pai para filho, e/ou de avô para neta!

avares Pires (334) e o Bloco de Esquerda de Aníbal Marques Saraiva (30).
Custódio Correia
Daniela Correia
1 - Diamantino Alves Correia foi candidato do PSD nas eleições autárquicas de 1985 (terceiro da lista de Manuel Soares dos Reis e Santos), em 1989 (em quarto da lista do mesmo Soares e eleito presidente da Assembleia de Freguesia), em 1993 (terceiro da lista de Fernando Tavares Pires e eleito tesoureiro).
2 - Liderou a Lista Independente de Óis da Ribeira (LIOR) em 2005 e foi eleito para a Assembleia de Freguesia. Teve 123 votos, nas eleições desse ano, que também envolveram o PSD de Fernando Tavares Pires (334) e o Bloco de Esquerda de Aníbal Marques Saraiva (30).
3 - Integrou a lista do PS, nas autárquicas de 2009 e liderada por Carla Tavares. Foi quinto da lista de PS, em 2013 e nas primeiras eleições para a União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira. É, actualmente, eleito da Assembleia de Freguesia.
4 - É filho de Custódio Lopes Correia, já falecido, que foi tesoureiro das Juntas de Freguesia dos mandatos de 1964/1967 e 1968/1971, ambos presididos por Armando dos Santos Ala de Resende.?.
- NOTA: O texto de há 5 aos inclui mais 22 fotografias e envolve mais 35 personalidades da vida política local familiarmente ligados a Diamantino Alves Correia. Podem ser vistos AQUI.



Sem comentários: