Alípio dos Santos Framegas em 2016 e com jovens músicos da Tuna de Óis da Ribeira
Alípio dos Santos Framegas |
Casou nesta paróquia com Fernanda Marques Póvoa, a 6 de Novembro de 1931 e de quem enviuvou.
O casal morava em Carcavelos e teve os filhos Maria Camélia e Amílcar Manuel Póvoa Framegas dos Santos.
Alípio era filho de Amílcar Framegas Alves e de Zulmira Matos dos Santos, era neto materno de Ana Rosa dos Santos e de Jacinto Pereira de Matos, ferreiro e um dos fundadores da Tuna de Óis da Ribeira.
Era irmão de António Joaquim, Messias e Maria Camélia (já falecidos) e Aurélio dos Santos Framegas - morador na Rua da Pateira, em Óis da Ribeira. É tio-avô de Luís Neves, o actual presidente da direção da Tuna / Associação Filarmónica (neto materno de Messias). E tio paterno de Jorge Élio da Conceição Framegas, que presidiu no mandato do triénio 2002/2004 (filho de António Josquim).
Homenagem e despedida
de Alípio Framegas!
Alípio Framegas iniciou-se musicalmente na Tuna de Óis da Ribeira e era um dos seus membros em 1962 - quando a colectividade foi extinta. Esteve depois na Banda de Travassô até 1993, quando, com os primos Carlos, Madaíl e Hostilino Matos, e outros, integrou o grupo que «refundou» a Tuna e a reapresentou a 28 de Novembro desse ano.
A Tuna de Óis da Ribeira homenageou-o a 8 de Março de 2008, colocando um quadro com a sua fotografia na sede, num momento muito especial e simbólico - com a legenda «Um exemplo a seguir».
A 19 de Dezembro de 2010, o jantar de Natal foi o dia do adeus de Alípio dos Santos Framegas à vida activa na Tuna, mas ficando «disponível sempre que necessário».
A 19 de Dezembro de 2010, o jantar de Natal foi o dia do adeus de Alípio dos Santos Framegas à vida activa na Tuna, mas ficando «disponível sempre que necessário».
RIP!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário