segunda-feira, maio 27, 2024

Sérgio Neves anunciou que não pode voltar a ser candidato a UFTOR!

 

As delarações de Sérgio Neves ao jornal «Soberania do Povo».
A possse a 18/10/2021


O actual presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira anunciou que não pode voltar a ser candidato e sublinhou que dará por «terminado este ciclo».
«Estarei ausente de quaisquer órgãos autárquicos da freguesia nas próximas eleições», dissse Sérgio Neves, com um sublimar justificativo bastante sublinhado: «Saber sair é tão ou mais importante que saber entrar».
O documento que retirámos do jornal «Soberania do Povo» e acima plasmamos acrescenta, na presidencial boca de Sérgio Neves, que ele mesmo considera ser «importante informar as pessoas» e que o fez «no local próprio, na Assembleia de Freguesia».
Assembleia de Freguesia a que nem sempre sequer todos os eleitos vão, quanto mais os eleitores da (des)União.
Poderia tê-lo feito, até por isso, nas páginas oficiais da UFTOR, no site ou no facebook, mas, nestes, nada achámos sobre a solene informação. Ainda agora mesmo procurámos.
A última acta da Junta de Freguesia é a de 3 de Março, publicada no site. E quanto a actas da Assembleia de Freguesia, a última é a de 12 de Março deste mesmo ano de 2024 e igualmente no site.

Sara Silva demitiu-se da presidência da AFTOR,
Paulo Pires (idem, da Junta), Sérgio Neves, Ondina
Soares (idem, da Junta) e Paulo Gomes, o
actial presidente da AFTOR


Os eleitos e 
os empossados! 

Os 12 actores dos órgãos autárquicos travassÓisenses, para o mandato legislativo de 2021/2025, - o que está em vigor - foram eleitos a 26 de Setembro de 2021 e formalmente empossados no dia 18 de Outubro seguinte (o de 2021).
A sessão da respectiva Assembleia de Freguesia de Travassô e Óis da Ribeira, convocada pela presidente Sara Raquel Silva, cessante e reeleita, decorreu no salão nobre da sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR), na vila de Óis da Ribeira.
A sessão foi muito pouco participada, nem metade dos lugares sentados foi ocupada (e não assim tantos...), o que de alguma maneira reflectia o pouco interesse dos eleitores por estes actos da democracia autárquica. 
Actos que, afinal, são meramente burocráticos, para palavras de circunstância e fotografias para os álbuns da memória futura dos próprios eleitos.
Estiveram eleitos (e nem todos, como à frente se verá) e pouquinho mais. Meia dúzia de pessoas.
Ana Sofia
Fátima Reis

Os eleitos da Assembleia 
e da Junta de Freguesia de 
há... 3 anos!

O d´Óis Por Três, neste caso para a memória futura colectiva, aqui deixa a constituição dos dois órgãos eleitos e ontem empossados.
O executivo de Junta de Freguesia é o mesmo e a proposta para os dois vogais foi aprovada com 8 votos a favor (unanimidade):
- Presidente: Sérgio Edgar da Costa Neves
Eleito directo (e reeleito das eleições de 2017 e das intercalares de 2019).
- Vogal (secretária): Ondina da Silva Gomes Soares, reeleita das intercalares. Veio a demitir-se e passou para a AFTOR.
- Vogal (tesoureiro): Paulo Rogério Lopes Pires, reeleito das intercalares. Veio a demiitir-se a passou para membro da AFTOR
A Mesa da Assembleia de Freguesia teve 7 votos a favor (em 8), com uma abstenção, supostamente a de Ricardo Almeida do CDS/PP. A eleita Júlia Melo não participou nos trabalhos, devido a doença. Viria a ser substituída por Alexandre Pires
Sara Raquel Pinheiro da Cruz Silva foi reeleita presidente, mas demitiu-se do cargo. Ilda Maria de Almeida Pinheiro foi eleita 2ª. secretária e passou para o executivo da Junta, substituindo Paulo Pires.
Ricardo Almeida
(do CDS/PP)

Júlia M. Melo
(do PS)


A Mesa e a troca 
de presidentes!

 
óisdaribeirense Paulo Jorge dos Santos Gomes foi eleito 1º. secretário em 2021 mas, devido à renúncia de Sara Silva, passou a presidente (eleito) da Mesa da AFTOR.
A Assembleia de Freguesia, para além dos três eleitos da Mesa, incluía Maria de Fátima Figueiredo dos Reis e Ana Sofia Resende Framegas - passando esta para secretária da Junta, substituindo Ondina Soares (ambas de Óis da Ribeira), Nuno Miguel Matos de Oliveira e Sofia Botelho Marques, de Travassô e todos eleitos do Juntos Por Águeda, e, também de Travassô, Ricardo Alexandre Rebelo de Almeida, do CDS/PP, e Júlia Maria Pinheiro de Melo, do PS e que, como acima já dissemos, não tomou posse, na altura alegando motivos de saúde, segundo a explicou a presidente da Assembleia de Freguesia, e que entretanto não assumiu o cargo - substituída pelos óisdaribeirense Alexandre Resende Pires.

Sem comentários: