quarta-feira, maio 15, 2024

O zumba passou da sede da UFTOR para o restaurante «Pôr do Sol».


A primeira aula de zumba, a 20 de Abril de 2023
e sob o olhar dos antigos presidente da Junta




 A sessão da Assembleia de Freguesia da União de Freguesias da Travassô e Ois da Ribeira convocava, no seu ponto 3.8, para a análise, discussão e votação do protocolo de cedência de instalações entre a União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira e Edite Fagulha, uma instrutora de aulas de zumba. 
O ponto foi retirado - tal como outro, o da ARCOR - e ficou-se, ou talvez não..., sem se perceber exatamente que diabo de razão levou a tal opção. 
Assim como nunca se soube porque outra razão do diabo levou a Junta de Freguesia a ter cedido o espaço a interesses privados - sem «água-vai» dizer à AFTOR.
A questão foi, na última sessão da AFTOR, retirada da ordem de trabalhos depois de Ricardo Almeida, do CDS + Independentes, ter questionado as contrapartidas que a autarquia recebe(ria) e perguntando se o pagamento era suficiente, «uma vez que está a ser usado um bem público fins particulares».
«Não estará isto a levantar um precedente»?, questionou o eleito centrista.
Paulo Pires, ex-tesoureiro da Junta e agora membro da AFTOR, corroborou  Ricardo Almeida e até sugeriu que a professora de zumba fosse contratada pela Junta e que se a «coloque ao dispor da população» - no que for apoiado por Sofia Botelho, ambos eleitos do Juntos, o actual petido de Sérgio Neves.
Ondina Soares, até há menos de um ano secretária da Junta de Freguesia, também se associou à ideia e ainda acrescentou que se aventasse idêntica solução à do bar  da pateira, por concessão.
O presidente Sérgio Neves argumentou que «a situação vai de encontro ao que se faz em outras freguesias» e acrescentou que «para termos as actividades na nossa União, terá de ser de acordo com o que está a ser feito».
«Caso contrário, perderemos estas actividadades para outras freguesias», afirmou Sérgio Neves.
A variedade de pontos de vista alegados levou a que o ponto fosse retirado para «melhor análise».


Zumba no salão do
restaurante «Pôr do Sol»

A primeira aula de zumba no salão nobre da sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) foi no dia 20 de Abril de 2023.
«As aulas de zumba já começaram na nossa freguesia e a felicidade está na cara das nossas atletas», proclamou o presidente Sérgio Neves na página oficial da UFTOR.
Os rostos felizes das «zumbeiras» que vêem na foto (a de cima), retirada da página oficial de facebook da UFTOR de há um ano, não deixaram que restassem quaisquer dúvidas!
Nenhumas, aliás!
«Foi precisamente para isso, para zumbar, que a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira fez o notável esforço 
Críticas no facebook
financeiro que fez, para construir a sua sede. Que é agora 
a da UFTOR Para zumbar!», comentou o d´Óis, então, precisando que seria também para «ensinar danças latinas, a dançar o samba e a salsa, o merengue africano, o mambo e o reggaeto, ou hip hop e até dança do ventre!».
Sabe-se agora que as aulas passaram para o salão de cima do restaurante Pôr do Sol - já desde 7 de Maio e às 19,30 horas de todas as terças-feiras.
Com alguma acidez e azedume pelo meio, como é caso de uma aluna, criticando a Junta de Freguesia na sua página de facebook por «ao final de um ano, se lembrarem de pedir num valor (...), sem respeito pelo trabalho da profesora Edite Fagulha».
«Só foi avisada que tinha de sair a 30 de Abril e com a sala como estava, até sem espelhos», afirmou a aluna, de nome Patrícia Matos e frisando que «ainda por cima, sabiam que a aula era hoje e decidiram ter uma reunião e deixaram a sala neste estado já na hora dae zumba».
O hoje referido é o dia 30 de Abril deste ano que corre - o de 2024. E as fotos mostram e testemunham como estava sala nobre da autarquia.
O zumba passou da sede da UFTOR para o salão de cima do restaurante «Pôr do Sol».
Uma curiosidade: quantas zumbistas de Óis da Ribeira frequentavam as aulas do salão nobre da Junta de Freguesia? Mera curiosidade, a nossa.

Sem comentários: